Luana Freire
Luana Freire
01 Abr, 2019 - 16:42
Checklist limpezas de primavera: inspiração Martha Stewart

Checklist limpezas de primavera: inspiração Martha Stewart

Luana Freire

Temos dicas de mestre para partilhar: espreite a checklist de limpezas de primavera, com inspiração numa guru do lar, a norte-americana Martha Stewart.

O artigo continua após o anúncio

Há poucos rituais de primavera que sejam mais satisfatórios do que a realização “daquela” limpeza anual mais profunda. Alguns de nós reservam os fins de semana para as tarefas do lar, outros têm disponibilidade para a casa no dia a dia, mas há ainda aqueles que só conseguem tratar de tudo, aos bocadinhos, ao final de um dia de trabalho.

É, por isso mesmo, imprescindível dividir os afazeres numa checklist de limpezas de primavera – e quem nos dá a inspiração é a guru do lar: Martha Stewart.

Limpar a casa de cima a baixo pode nunca parecer uma tarefa fácil, mas saiba que é possível tornar este pequeno projeto pessoal em algo mais organizado e até mais agradável. Duvida? Então, espreite connosco a checklist de limpezas de primavera da Martha Stewart e comprove.

6 vantagens em seguir a nossa checklist de limpezas para a primavera

Limpezas de primavera que deve adotar em casa: 10 dicas
  1. Uma lista de tarefas torna tudo mais organizado.
  2. Imprimir a checklist permite ter uma visão geral de tudo o que é preciso ser feito.
  3. Fazer uma lista permite prever a necessidade de compra de materiais e produtos necessários às limpezas, que estejam a faltar na despensa.
  4. Vai perceber, ao criar a sua checklist, se será necessário ter cuidados especiais durante o processo: separar roupa a para doação, separar peças para remoção de nódoas, tratar malhas guardadas que necessitam de cuidados especiais… Estes são alguns exemplos.
  5. Uma lista bem organizada permite que faça a gestão das limpezas: por onde começar, quanto tempo deve reservar às tarefas e se vai precisar de ajuda dos outros membros da família.
  6. Sem uma checklist, é mais provável esquecer-se de tarefas fundamentais a uma limpeza anual mais profunda – o armário da casa de banho ou as gavetas da mesinha de cabeceira podem, por exemplo, falhar.

Dica: depois de ler as dicas da checklist que deixamos a seguir, com inspiração nas lições de Martha Stewart, deve adaptar as tarefas à sua casa.

As dicas abaixo descritas referem-se às técnicas básicas que podem ajudá-lo nas limpezas de qualquer superfície, objeto ou espaço da sua casa.

Checklist limpezas de primavera: inspiração Martha Stewart.

Limpezas de A a Z

Limpeza profunda de primavera e organização dos espaços: quartos, sala, cozinha, casas de banho, etc.

1. Limpe as paredes e os tetos
Use um aspirador para remover o pó. Use um desengordurante (sem solvente na fórmula) para combater a sujidade persistente das superfícies, que predomina especialmente nas cozinhas. Teste, primeiro, numa área pequena, a fim de garantir que não danifica a superfície. Limpeza mais profunda dos espaços: check!

Resultado de imagem para site: e-konomista.pt limpar bolor

2. Tirar nódoas e bolor das massas de superfícies e paredes
O material à base de cimento que cola o piso, a bancada da cozinha ou a banheira, por exemplo, é extremamente poroso e ganha nódoas com facilidade. Para evitar que escureçam ou ganhem bolor, aposte num produto selante que penetre na argamassa. O ideal é que aplique com um pincel, cuidadosamente.

3. Livros e prateleiras
Para começar, retire tudo das prateleiras e use um espanador para afastar o pó – inclusive, dos livros. Use uma escova para retirar pó ou o aspirador com a ferramenta adequada para alcançar os pontos mais difíceis. Limpe as capas dos livros encadernados em pele com um pano limpo e macio.

O artigo continua após o anúncio
Resultado de imagem para site: e-konomista.pt limpar sofa

4. Limpeza de móveis estofados
Pegue nas almofadas e bata suavemente com as mãos para remover o pó acumulado. Se houver nódoas nas capas, verifique as etiquetas de cuidados antes da lavagem. Para limpar profundamente as almofadas, use o aspirador. Faça o mesmo com o assento e encosto dos sofás, poltronas e cadeiras estofadas.

5. Portas de metal e ferragens das janelas manchadas
Humedecer um pano com produtos líquidos para polimentos funciona bastante bem em superfícies com nódoas médias, enquanto produtos em creme e em pasta são mais indicados para os trabalhos mais pesados. Se a nódoa não sair, aposte num produto mais forte.

6. Limpe o pó mais escondido 
Limpe também o pó dos locais de difícil acesso, como as ferragens das janelas, por exemplo. Trabalhe sempre de cima para baixo, aspirando o pó que se deposita no chão.

Como limpar madeira? Técnicas infalíveis para todas as superfícies

7. Móveis de madeira 
Limpe as superfícies em madeira com um pano macio humedecido com água e um detergente suave. Pode aplicar um pouco de cera para, depois de secar, lustrar com um pano limpo.

8. Dicas para ter janelas limpas
Muitas cortinas são laváveis ​​na máquina, basta que verifique na etiqueta ou que já o tenha feito na hora da compra. Em caso de dúvida, peça um conselho profissional numa lavandaria, por exemplo. Para a limpeza das persianas metalizadas, use apenas uma mistura de água com detergente suave.

9. Pisos de vinil e linóleo
Os pisos de vinil e linóleo que perderam o brilho devem ser encerados com um polimento especialmente formulado para este tipo de superfícies. A maior parte dos pisos de pedra e ladrilhos, por sua vez, pode ser tratada com uma pasta ou cera líquida especial para o material.

Estes são os 9 passos a realizar para concluir a checklist de limpezas de primavera com inspiração nas lições de Martha Stewart: dicas a não perder para as limpezas profundas que faz anualmente à casa.

Veja também:

O artigo continua após o anúncio