Helena Peixoto
Helena Peixoto
17 Abr, 2019 - 08:47
Limpar os azulejos: aprenda a fazê-lo sem grande esforço

Limpar os azulejos: aprenda a fazê-lo sem grande esforço

Helena Peixoto

Limpar os azulejos é daquelas tarefas que ninguém gosta. Além de ser minuciosa, demora bastante tempo. Nós vamos ajudar a torná-la bem mais fácil!

O artigo continua após o anúncio

É daquelas tarefas que ninguém gosta, mas da qual não podemos fugir. É preciso limpar os azulejos de vez em quando se não queremos uma cozinha e casa de banho com resíduos, bactérias e gorduras, sobretudo no caso da cozinha.

A questão é que este processo é normalmente bastante demorado, não só pela área que o material cerâmico costuma ocupar, mas também porque necessita de bastante meticulosidade na limpeza. E isto sem falar nas juntas. Essas sim são uma verdadeira dor de cabeça.

A boa notícia é que com os truques que temos para partilhar, limpar os azulejos de forma rápida e eficaz é possível. Com estas dicas e técnicas não só vai conseguir manter os seus mosaicos a brilhar, como as uniões entre eles (juntas) a parecerem novas.

Os azulejos continuam a ser a grande escolha para o revestimento das nossas cozinhas e casas de banho. Além de ser uma opção muito durável e prática, estes revestimentos cerâmicos são, ainda assim, mais fáceis de limpar quando comparados com outros materiais. Basta que use as técnicas adequadas.

Além disso, existem já milhares de versões deste revestimento, desde o típico azulejo, à imitação de madeira ou até mesmo pedra. Esta é, aliás, uma tendência para as cozinhas, que ficam muito bem com o chão a imitar madeira mas com a resistência da cerâmica.

Mas então como limpar os azulejos de todos os resíduos de água, gordura, sujidade e humidade que se acumulam? Aponte as nossas dicas e sugestões:

Limpar os azulejos passo a passo

limpar os azulejos

Na tarefa de limpar os azulejos, o primeiro passo é mesmo o de remover tudo o possa atrapalhar. No caso do chão, tire todas as cadeiras, arraste as mesas e tudo o que seja móvel. Já nas paredes, tudo o que puder remover temporariamente (quadros e outros objetos decorativos), faça-o também. Aproveite o momento para destralhar e livrar-se dos elementos com que já não se identifica.

Agora sim, pode começar a tratar da limpeza. Comece por passar uma vassoura ou o aspirador para remover a poeira mais à superfície, para de seguida proceder à sua lavagem.

O artigo continua após o anúncio

Soluções caseiras para limpar azulejos

Não precisa gastar uma fortuna em produtos de supermercado para conseguir um excelente resultado final na limpeza dos mosaicos de sua casa. Existem ingredientes caseiros que pode utilizar em alternativa, como o vinagre ou bicarbonato de sódio.

Para a manutenção periódica dos azulejos pode ainda utilizar detergente neutro dissolvido em água. Basta encher dois baldes com água morna, o primeiro para lavar o azulejo e o segundo com o detergente necessário para formar espuma. Limpe os azulejos com a ajuda e uma esponja macia e esfregue suavemente até remover as sujidades. De seguida remova todo o sabão com a água do outro balde.

Mas no caso dos azulejos estarem muito sujos, então o melhor é optar por uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio em partes iguais. Além de limpar a superfície, estes produtos são excelentes para desinfetar e retirar manchas, gorduras e outros tipos de sujidade mais teimosa.

Passe esta mistura por cima de todos os azulejos com a ajuda de uma esponja e deixe atuar cerca de dez minutos. O momento ideal para fazer isto na casa de banho é depois de tomar banho, aproveitando o vapor para ajudar a desincrustar os resíduos. Seque depois com um pano macio que não solte fiapos e está feito.

E lembre-se: limpar periodicamente os azulejos vai ajudar a que não se acumule tanta sujidade e facilitar a lavagem.

3 opções para limpar as juntas dos azulejos

limpar os azulejos

Agora que já ultrapassamos o primeiro nível, limpar os azulejos, segue-se uma etapa não menos desafiante: a limpeza das juntas. Estas uniões entre os azulejos acumulam bastante sujidade, desde gordura a manchas ou mofo e humidade.

Se há coisa desagradável são juntas pretas. Por isso é importante fazer uma limpeza em profundidade com alguma frequência, evitando que se chegue a este ponto. Mostramos-lhe agora três opções para limpar as juntas de azulejos:

1. Amoníaco e água quente

Esta fórmula de limpeza vai ajudar a eliminar toda a sujidade das juntas, sobretudo a gordura no caso dos azulejos da cozinha. Faça uma mistura de três partes de água quente para uma de amoníaco e “desinfete” as áreas com a ajuda de uma escova de dentes.

O artigo continua após o anúncio

Garanta que tem bastante ventilação durante o processo e deixe secar ao natural ou usando um pano macio.

2. Bicarbonato, vinagre e água quente

O já referido bicarbonato é um produto conhecido pela sua versatilidade e uma excelente solução para limpar as juntas dos azulejos de forma não agressiva. Basta misturar o bicarbonato com vinagre branco e com água muito quente, aplicar a substância diretamente nas juntas e depois remover com a ajuda de uma escova.

3. Água oxigenada

Sim, verdade: a água oxigenada é um ótimo ingrediente para combater a sujidade que se acumula nos azulejos. Pode aplicá-la diretamente sobre as juntas dos azulejos e esfregar com uma esponja para eliminar aos resíduos mais teimosos. Faça isto depois de ter tomado um duche bem quente. O vapor vai ajudar a que a sujidade saia melhor.

Veja também