Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
03 Jul, 2020 - 17:11

Vinagre para limpeza doméstica: conheça mais de 15 usos

Teresa Campos

Saiba tudo o que o vinagre para limpeza pode fazer para simplificar as suas tarefas domésticas e conseguir resultados de desinfeção surpreendentes.

mulher a segurar tabuleiro com vinagre para limpeza e outros produtos

Aprenda como o vinagre para limpeza pode solucionar muitos dos problemas domésticos que têm de resolver diariamente. Maus odores, nódoas difíceis… Não há limite para a ajuda que o vinagre para limpeza lhe pode dar, tornando as suas lavagens e desinfeções mais fáceis e eficazes.

Não reserve este ingrediente apenas para as saladas e tire partido das muitas funções do vinagre para limpeza.

Usos de vinagre para limpeza doméstica

vinagre para limpeza, bicarbonato de sódio e sabão
1

Cola

Se tem alguma superfície ou objeto em sua casa com resquícios de cola, saiba que aplicar um pouco de vinagre puro sobre a cola e deixar atuar por 10 minutos, é suficiente para libertar a cola e ficar tudo limpinho.

2

Mau odor

O cheiro desagradável de uma divisão pode ser eliminado também com vinagre. Deixe um recipiente destapado e cheio de vinagre durante uma noite. No dia seguinte, já não sentirá qualquer odor indesejado.

3

Ralos entupidos

Solução para os ralos entupidos: deite bicarbonato de sódio, seguido do vinagre. Ambos aumentarão a pressão no cano, limpando o que estiver a causar o entupimento.

4

Limpeza da sanita

Borrife com bastante vinagre puro as manchas da sanita e deixe atuar por 15 minutos. Limpe tudo no final e surpreenda-se com a brancura.

5

Mofo no WC

Esfregue vinagre nas paredes e juntas e previna a formação de bolor, além de deixar tudo limpo, branco e desinfetado.

6

Repelente de formigas

Borrife  vinagre puro nas superfícies mais atacados por este inseto, como portas e janelas, e vai livrar-se das formigas num instante, sem recorrer a químicos.

7

Pia da cozinha

Se a pia tem libertado mau cheiro, experimente deitar 1 chávena de vinagre pelo ralo e verá que acaba com os maus odores num minuto.

8

Mãos

Depois de cozinhar, tire o cheiro a cebola, alho ou peixe das suas mãos, esfregando nelas umas gotas de vinagre.

9

Tábua de cortar alimentos

Sim, a tábua que usa para cortar todo o tipo de alimentos pode e deve ser higienizada com vinagre, o que vai garantir a sua profunda desinfeção.

10

Recipientes de plásticos

Se as suas caixas de plástico têm mau cheiro, coloque um pouco de vinagre dentro delas, tape e deixe atuar por 30 minutos. Depois enxagúe e adeus mau cheiro!

11

Cheiro a queimado

Se deixou algo queimar e não consegue tirar aquele odor a fumo, então disfarce o cheiro, fervendo água com vinagre. Os vapores libertados ajudarão a controlar o mau odor.

12

Eletrodomésticos

Remova a gordura do microondas, forno ou fogão usando um pano limpo, humedecido com vinagre. Para limpar o microondas, misture num recipiente 2 colheres de sopa de vinagre e uma chávena de água.

Aqueça por 3 a 5 minutos, e mantenha dentro do eletrodoméstico por mais 5 minutos. Além de facilitar a limpeza, acaba com os maus cheiros.

13

Máquina de lavar

Retire o resíduo de sabão da máquina de lavar, fazendo um ciclo de lavagem com um copo de vinagre e prolongue o bom funcionamento da sua máquina por mais tempo.

14

Roupas

Para as roupas que libertam tinta nas lavagens, nada como colocá-las de molho em água com um pouco de vinagre antes da lavagem. A partir daí, essa peça não largará mais tinta. Experimente.

15

Manchas difíceis

O vinagre é a solução para muitas nódoas, como café, chocolate, ketchup, geleia, cola e até vinho.  Para tal, humedeça a mancha com vinagre morno, esfregue com cuidado e depois lave.

16

Roupas mais brancas

Adicione meia chávena de vinagre ao amaciador que usa nas suas lavagens e torne as suas roupas claras ainda mais claras. O vinagre pode, até, substituir o amaciador, usando aproximadamente 100ml para cada 5kg de roupas.

17

Acessórios dos animais de estimação

O vinagre pode ser usado para lavar a cama, o comedouro e bebedouro e, ainda, os lugares preferidos do seu bichano. A vantagem é que higieniza, desengordura e não há risco de causar alergia.

limpeza sustentável
Veja também 7 dicas de limpeza sustentável para começar a aplicar agora

Soluções caseiras com vinagre

Receita para limpeza universal

  • 1 parte de água (metade de qualquer volume escolhido)
  • 1 parte de vinagre (metade de qualquer volume escolhido)

Receita para as manchas resistentes

  • 1 chávena de água morna
  • 1 c. de chá de vinagre
  • 1 c. de chá de detergente

Receita para polir metais

  • 1 chávena de vinagre
  • ¼ de chávena de farinha de trigo
  • 1 c. de chá de sal

Receita para pavimento

  • 5 l de água
  • 1 chávena de vinagre

Surpreendido como o vinagre para limpeza é capaz de resolver tantos e tantos problemas? Pois é, então comece a poupar dinheiro em detergentes e desinfetantes e opte por este produto natural, capaz de resultados iguais ou até melhores.

Ponha em prática estas soluções caseiras de vinagre para limpeza e temos a certeza que elas irão revolucionar as faxinas aí de casa.

Partilhe com os seus amigos tudo o que o vinagre para limpeza é capaz de fazer por si e pela sua casa.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].