ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
04 Ago, 2021 - 08:53

Como limpar máquina de café Nespresso: o que precisa de saber

Catarina Milheiro

Descubra dicas para limpar máquina de café Nespresso de forma rápida e eficaz e preservar o equipamento mais tempo.

limpar máquina de café nespresso

Quer saber como limpar máquina de café Nespresso? Reunimos os truques e dicas mais úteis para que consiga manter o equipamento nas melhores condições e descalcificar o reservatório de água para que o café tenha o melhor sabor.

Normalmente as máquinas de café Nespresso aparecem nos rankings das melhores máquinas e são, por isso, uma escolha bastante popular nas casas de muitas pessoas.

Com um design elegante e de fácil utilização, estas máquinas são ótimas para quem aprecia um bom café. No entanto, é essencial reservar algum tempo para que seja feita uma limpeza geral – desta forma é possível garantir o seu bom funcionamento.

COMO LIMPAR MÁQUINA DE CAFÉ NESPRESSO: 8 TRUQUES E DICAS

Se também tem uma destas máquinas em casa, este artigo é para si. Saber como limpar máquina de café Nespresso vai garantir que não se acumulem germes nocivos no objeto e claro, que cada café mantém o mesmo sabor autêntico de sempre.

Relativamente à frequência com que deve limpar a sua máquina Nespresso, saiba que deve ser feita uma descalcificação completa a cada 3 meses (ou mais) – caso note algum problema com o café.

Já a limpeza geral deve ser feita sempre que utilizar a sua máquina (por exemplo: no final do dia), incluindo o reservatório de água e o porta-chávenas.

máquina café cápsulas
1

Verifique as instruções de limpeza da máquina

Antes de limpar a sua máquina Nespresso e utilizar qualquer tipo de produto, é muito importante que observe o manual de instruções, nomeadamente no que à limpeza da máquina diz respeito.

Isto porque nem todas as máquinas são iguais, o que significa que o modo como devem ser limpas poderá ser diferente de modelo para modelo.

2

Utilize um pano limpo e detergente

Para limpar a máquina de café Nespresso irá precisar de uma pano limpo e um detergente não-abrasivo. Poderá optar pelo detergente da loiça – normalmente é o mais utilizado para lavar o reservatório de água por exemplo.

Se é um fã da utilização de lixívia em sua casa, lembre-se que neste caso poderá danificar a máquina. Por isso já sabe, quando estiver a limpá-la deixe a lixívia de parte.

3

Remova o reservatório de água, esvazie e enxague

O primeiro passo da limpeza da máquina Nespresso é precisamente retirar o reservatório de água, esvaziá-lo e passar por água morna e detergente da loiça.

É crucial que enxague bem o reservatório de água depois de o limpar com o pano com detergente – certifique-se de que não existem quaisquer resíduos de sabão. No final, basta colocar a secar.

4

Retire o porta-chávenas para limpar

Depois do reservatório de água, está na hora de repetir o processo para o porta-chávenas. Remova-o e coloque um copo no local onde ele estava – desta forma impedirá que a sua bancada fique suja.

Com a ajuda de um pano, passe o porta-chávenas por água morna e detergente. No final, basta enxaguar muito bem e colocar de parte a secar naturalmente.

5

Verifique se tem alguma cápsula usada presa

Um dos erros mais comuns nos utilizadores deste tipo de máquinas é precisamente não ejetar a cápsula que acabou de ser utilizada. No fundo, tiramos o café e acabamos por nos esquecer de o fazer.

Contudo, quando não ejetamos a cápsula ela vai ficando pegajosa à medida que o tempo passa, podendo mesmo começar a danificar a sua máquina. Por isso, sempre que fizer a limpeza geral, não se esqueça de verificar se ejetou a cápsula.

6

Esvazie o depósito de cápsulas utilizadas e lave muito bem

O depósito onde se acumulam as cápsulas é um dos sítios para os quais deve estar mais atento na sua máquina. Afinal, se não for um utilizador frequente da sua máquina e deixar que as cápsulas usadas se acumulem por muito tempo, podem criar-se fungos e bactérias.

Para uma boa limpeza, o depósito de cápsulas bem como todas as outras peças laváveis para garantir o bom funcionamento da máquina de café e claro, para que não se criem bactérias ou fungos que contaminem o seu café.

Utilize sempre água morna com detergente da loiça e enxague muito bem cada uma das peças.

7

Termine a limpeza geral

Agora que todas as peças da máquina de café estão lavadas e secas, encha o reservatório de água com água limpa e coloque a máquina na posição “locked”, sem nenhuma cápsula lá dentro.

Depois utilize um recipiente grande e coloque no sítio onde normalmente fica a chávena de café. Ligue a máquina e aguarde até que uma luz fixa indique que atingiu a temperatura correta e de seguida, pressione rapidamente o botão 3 vezes (em menos de 2 segundos).

No final, basta aguardar alguns minutos para que a água saia e cerca de 7 minutos para que o ciclo de limpeza seja concluído.

8

Descalcifique a máquina

Além da limpeza geral, é também importante a descalcificação da sua máquina. Para tal, pode utilizar os kits de descalcificação da Nespresso mais indicados para a sua máquina e seguir as instruções.

No fundo o que vai acontecer é um processo muito idêntico ao da limpeza geral, mas desta vez com a utilização de um produto específico indicado pela marca para descalcificar a sua máquina de café.

Para ativar o ciclo de descalcificação é necessário carregar nos seus botões, sendo que o processo mais comum é:

  • Fechar a máquina e colocar na posição “locked”;
  • Ligá-la e esperar que aqueça antes de a destravar;
  • Manter o botão pressionado até que a luz se apague e comece a piscar;
  • Travar novamente a máquina e repetir o processo do botão pressionado até que ele desligue e comece a piscar (luz cor de laranja);
  • Assim que estiver concluído o processo de descalcificação a máquina irá parar. Nesta fase é importante retirar todos as partes da máquina e lavar muito bem.

Contudo, estes comandos podem variar de máquina para máquina – consulte as instruções do seu modelo para que não restem dúvidas.

Agora que já sabe como limpar a máquina de café Nespresso da forma mais eficaz, vai garantir não só um bom funcionamento como estará ainda a prolongar o tempo de vida da sua máquina.

Veja também