Helena Peixoto
Helena Peixoto
10 Jul, 2019 - 11:45
Cápsulas de café: sim ou não?

Cápsulas de café: sim ou não?

Helena Peixoto

Tendo em conta as preocupações ambientais atuais, esta é uma das questões que se hoje impõe – cápsulas de café: sim ou não? Fomos perceber a resposta.

O artigo continua após o anúncio

Hoje, uma grande percentagem dos lares possui uma máquina destas. Seja de marca branca ou de uma marca de referência, a verdade é que estes equipamentos vieram mesmo para ficar. E é nesse sentido que se impõe a questão – cápsulas de café: sim ou não?

Esta preocupação surge não só por uma questão monetária, mas também pelo facto de poder ser uma ameaça ao ambiente. Será esta uma opção sustentável? Amiga do ambiente? Neste artigo fomos à procura das respostas para si.

Cápsulas de café: a questão ambiental

De uma coisa ninguém tem dúvida: é dos cafés mais cremosos e saborosos que podemos tomar. A pressão da máquina sob o café que se encontra na cápsula permite que o produto saia com sabor fresco e com aquela cremosidade de que todos gostamos!

Mas será que o ambiente se está a ressentir pela utilização massiva das cápsulas descartáveis? Vamos a contas básicas e por alto: se tomar, por dia, e só em casa, dois a três cafés, assumindo que tem uma máquina de café de cápsulas, então, vai gastar em média 14 a 21 cápsulas por semana.

Se em sua casa houver mais alguém a consumir café, estes números vão crescer mais ainda. Por isso, além do gasto monetário, faça as contas à quantidade de cápsulas de café que usa e deita fora após uma única utilização. Para onde vai todo este desperdício? Para além disso, se elas não forem devidamente recolhidas, acabam no lixo comum e contribuem para o grande problema do nosso planeta: a poluição e a escassez de recursos.

Há uma alternativa que tem vindo a ganhar cada vez mais importância, nomeadamente as cápsulas reutilizáveis de alumínio e de plástico, possibilitando assim uma maior durabilidade do produto. Já pensou em mudar?

Cápsulas de café: alternativas amigas do ambiente

cápsula de café

Posto isto, e tendo em atenção o foco ambiental, a verdade é que esta não é a solução mais amiga do ambiente. Mas respire fundo – não vamos dizer-lhe para abandonar totalmente esta opção de café! Siga a nossa lista de formas mais sustentáveis de utilizar cápsulas de café, e junte o prazer de tomar esse café com uma atitude mais ecológica!

1. Cápsulas de café recicláveis

A cápsula de café reutilizável é muito vantajosa a vários níveis: acaba por ficar mais económica e é muito mais amiga do ambiente, além de que, atualmente, já tem qualidade suficiente para não comprometer a durabilidade dos aparelhos.

O artigo continua após o anúncio

Estas cápsulas podem ser utilizadas mais do que uma vez, sendo por isso mais ecológicas, duráveis e sustentáveis, necessitando apenas de ser lavadas após cada utilização, para depois serem novamente preenchidas com café em pó à sua escolha, sempre que quiser preparar uma chávena.

Disponíveis em cada vez mais lojas da especialidade e até online, este produto é muito fácil de utilizar: basta encher a cápsula com o café moído; pressionar o café sobre a cápsula e colocá-la então na máquina. Já está!

2. Prefira cápsulas de alumínio às de plástico

Por uma questão de redução de custos finais, algumas marcas optam por produzir as cápsulas de café em plástico. Mas esta não é das soluções mais ecológicas do mundo… Se tiver essa possibilidade, prefira as cápsulas de alumínio às de plástico.

3. Recicle todas as cápsulas

Sabia que existem sacos próprios onde pode colocar as cápsulas de café já usadas, incluindo as de alumínio, podendo depois entregá-las nas lojas de especialidade para que sejam devidamente recicladas?

Faça disto um hábito e ajude o ambiente. Não custa nada! No caso das cápsulas de plástico, pode sempre abri-las, limpar o café já utilizado, e colocar no contentor amarelo.

4. Para grandes quantidades de café prefira métodos tradicionais

Está a pensar fazer um belo bolo de bolacha onde precisa de uma quantidade de café ainda grande? Vai ter um lanche lá em casa onde quer servir um bule de café para misturar com o leite? Então, nestes casos, a resposta à pergunta cápsulas de café: sim ou não é simples – não.

Para fazer grandes quantidades de café de uma só vez, prefira métodos tradicionais – a clássica máquina de café de colocar ao lume e deixar subir o café é uma alternativa mais barata, sustentável e bem saborosa!

Posto isto, ficamos a perceber que a questão “cápsulas de café: sim ou não” ainda tem alguma complexidade e, por isso, não tem uma resposta única. Importa utilizar o bom senso e a veia ecológica e implementar as boas práticas que aqui lhe recomendamos.

O artigo continua após o anúncio
Veja também
Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp