Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
28 Ago, 2019 - 02:12
18 usos alternativos do café para aplicar em casa

18 usos alternativos do café para aplicar em casa

Mónica Carvalho

É uma das bebidas indispensáveis, principalmente depois das refeições, mas será é só? Conheças estes 18 usos alternativos do café para aplicar em casa.

O artigo continua após o anúncio

Acordar de manhã, tomar um duche, arranjar-se e beber uma chávena de café: apostamos que esta é a rotina de muitos leitores. Mas enquanto se delicia, será que já pensou nos usos alternativos do café?

Há várias formas de utilizar os grãos, o pó e até as sobras do café no dia a dia e em diferentes momentos: na limpeza de casa, na rotina de beleza e até pode ajudar o seu animal de estimação. Curioso? Atente, então, a estes 18 usos alternativos do café.

Usos alternativos do café

usos alternativos do café

Usar em pelo menos mais 18 utilidades que provavelmente desconhece. Veja as sugestões.

1. Dar mais sabor aos pratos de carne

Enquanto tempera carnes para confecionar, principalmente no grelhador, aproveite para adicionar grãos de café, tal como um tempero comum, pois isso irá dar um sabor fumado à carne.

2. Chili mais saboroso

O café é um ingrediente secreto em muitos pratos de chili, ajudando a melhorar o sabor salgado e enriquecendo o molho.

3. É um repelente natural de insetos

O cheiro do café é bastante característico e intenso, de tal forma que impede muitos insetos, como formigas e mosquitos, de o incomodar em casa. Basta colocar alguns grãos em áreas mais problemáticas, como junto das portas, janelas e rachadelas nas paredes.

4. Armadilha para baratas

Enquanto muitos insetos são dissuadidos pelo cheiro do café, as baratas são estranhamente atraídas por ele. Então, porque não aproveitar isso para criar uma armadilha para apanhá-las? Coloque pó de café húmido ou borras de café num prato e, em redor, fita cola adesiva de dupla face, para prender as baratas.

5. Pode ser usado como purificador de ar

Para isto, vai precisar de borras de café em quantidade considerável: cerca de uma tigela cheia. Depois é só deixar na cozinha, na lavandaria ou noutra divisão que desejar para afastar os meus cheiros e deixar um odor agradável a café por toda a casa.

O artigo continua após o anúncio

6. Desengordura a canalização

Uma mistura em partes iguais de líquido de lavar a louça, borra de café e água a ferver pode ajudar a eliminar aquelas gordurinhas que se vão acumulando na canalização da banca da cozinha. Deixe atuar durante uns minutos e depois volte a despejar água a ferver durante uns segundos diretamente na pia.

7. Excelente detergente para panelas e frigideiras

Por muito que se lave e limpe, por vezes, a louça da cozinha vai apresentando o desgaste do tempo e pode até acumular sujidade. As borras de café quando utilizadas como detergente atuam como um abrasivo, que absorve bem a gordura e deixa o utensílio como novo.

8. Ambientador para o frigorífico

Com a quantidade e variedade de comida que colocamos no frigorífico, é natural que os diferentes cheiros possam começar a intensificar-se e até tornar-se incomodativos. Nesse sentido, coloque grãos de café num copo dentro do frigorífico e tudo irá melhorar. Pode manter os mesmos grãos durante 1 semana a 15 dias, dependendo sempre da quantidade de comida que habitualmente coloca no frigorífico.

9. Para lavar os pratos

Lavar os pratos é uma das tarefas domésticas que menos gozo dá fazer, por ser um processo chato e entediante. Utilizar café pode facilitar e acelerar a tarefa. Basta misturar três colheres de chá de borra com água morna e esfregar a superfície a limpar com uma esponja ou uma escova macia.

usos alternativos do café

10. Reparação de madeira

Se tem móveis de madeira, bem sabe que os pequenos riscos são inevitáveis, por muito que deteste. Mas temos uma boa notícia: antes de gastar imenso dinheiro num produto XPTO que promete maravilhas, e cujos resultados podem deixar a desejar, experimente mais um dos usos alternativos do café que temos para si. Adicione água morna a uma colher de borra de café e deixe atuar durante uns minutos. Depois é só esfregar nos malfadados arranhões e ver a magia a acontecer.

11. Fertilizante

As borras de café resultam num excelente fertilizante. Basta usar como usaria um fertilizante comum. É uma fórmula amiga do ambiente para aproveitar as sobras de café e mais amiga da carteira.

12. Protetor de plantas e flores

Principalmente no verão, é comum vermos pequenos mosquitos a voar ao redor nas nossas plantas. Há uma forma de contornar esse problema. Como? Coloque alguns grãos no prato que suporta o vaso.

13. Hálito bem fresco

Sim, parece estranho, mas este é um dos usos alternativos do café mais incríveis: chupar um grão de café inteiro pode eliminar o mau hálito.

O artigo continua após o anúncio

14. Sabonete de mãos

Quem cozinha frequentemente vai adorar a dica! Sabe aquele cheiro intenso que fica nas mãos depois de cortar cebola? Pode começar a dizer-lhe adeus e depressa! Lavar as mãos com borras de café ajuda a remover qualquer odor desagradável.

15. Reduz a celulite

Esteja atento aos produtos que tem em casa ou na próxima vez que for ao supermercado: a maior parte dos cremes para celulite possuem um ingrediente em comum: a cafeína. E isto porque a cafeína ajuda a queimar as gorduras localizadas e a atenuar o efeito visual da celulite.

16. Dá mais brilho aos cabelos

Cabelos sedosos e brilhantes é o seu desejo? Pois, saiba que o café é muito recomendado como um tratamento natural. Basta aplicar um café frio bem forte no cabelo seco e limpo. Deve deixar atuar durante 20 minutos e depois passar abundantemente por água. Experimente e diga-nos se resultou.

17. Proteger os animais de estimação

Se não gosta de usar tratamentos químicos no seu companheiro de 4 patas, experimente colocar pó de café húmido na pele do animal, na zona onde habitualmente colocaria a pipeta, depois do banho. É um repelente de pulgas totalmente natural.

18. Mantenha os gatos dos vizinhos longe do jardim

Se espalhar grãos de café pelo quintal, os felinos da vizinhança vão escolher outro lugar para usar como caixa de areia. É um cheiro que os gatos abominam e que irá ajudar a trazer a paz de volta ao seu jardim.

Veja também
Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp