ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Sara Cristóvão
Sara Cristóvão
17 Fev, 2021 - 11:00

Limpar a máquina do café: cuidados a ter

Sara Cristóvão

Sabia que devia limpar a máquina do café com frequência? Quanto mais cuidados tiver, mais saboroso será o café.

limpar máquina do café

Tem o hábito de limpar a máquina do café com regularidade? Se não, devia começar já a fazê-lo. O facto de passarmos mais tempo em casa leva-nos a utilizar alguns eletrodomésticos com mais frequência. A máquina do café é um deles, e tal pode até levar a algum desgaste.

Se não fizer uma boa manutenção a máquina acabará por se estragar ou, então, os seus cafés começarão a saber mal. Já imaginou como o interior quente e húmido de uma máquina de café é o local ideal para desenvolver bolor e bactérias? Se não fizer uma limpeza regular vai acabar por passar esses elementos para o café.

Além disso, também se deve preocupar com a formação de calcário que se pode acumular e afetar a eficácia da máquina e o sabor da bebida.

Compreende as razões para começar a limpar a máquina do café com regularidade, mas não sabe como fazer? Não se preocupe, aqui apresentamos algumas dicas.

Gostaríamos apenas de deixar a nota: é importante que, antes de aplicar qualquer produto ou solução caseira para efetuar a limpeza e descalcificação da sua máquina, leia as instruções do seu equipamento. Saiba primeiro de tudo quais as recomendações do fabricante.

Como manter e limpar a máquina do café?

Sai um café com leite ao pequeno-almoço, um café ao almoço e um mazagran durante a tarde. Se forem duas ou mais pessoas a usar a máquina por dia, já viu o número de vezes que lhe dá uso? Conheça os cuidados que deve ter para poupar, manter e limpar a máquina do café. Não deixe que o mau uso deste eletrodoméstico lhe retire estes momentos de pausa.

café máquina

Limpeza

Se utilizar a máquina de café todos os dias o ideal seria fazer uma limpeza profunda a cada duas semanas. No entanto, se a ideia não lhe agrada, será suficiente fazê-lo uma vez por mês.

Para limpar a máquina do café comece pelo reservatório de água e o local para onde escorrem as gotas. Retire o reservatório e limpe por dentro e por fora com água morna e detergente. O mesmo poderá fazer com o escorredor ou com o recipiente para as cápsulas,  caso seja esse tipo de máquina. Esta limpeza poderá ser feita semanalmente. 

Uma vez por mês deverá colocar no reservatório de água cerca de dois terços de vinagre e água, em partes iguais. De seguida, deverá ligar a máquina e fazer uso dela normalmente, sem adicionar café. Termine o processo apenas quando o reservatório ficar sem a solução. Deixe a máquina descansar durante uma hora. Posteriormente deve lavar o reservatório, encher de água e realizar o mesmo processo até terminar a água, de forma a eliminar os resíduos do vinagre.

Este processo é válido para qualquer tipo de máquina de café. Seja de saco, café moído, grão ou cápsulas.

Apesar deste método funcionar, muitas máquinas indicam no manual de instruções qual o melhor processo para limpar a máquina do café. É importante que, antes de mais, consulte o manual.

Descalcificação

Limpar a máquina do café implica também uma descalcificação regular. Esta é fundamental para o bom funcionamento do eletrodoméstico.

Sabia que excesso de gotejamento, fluxo de água reduzido ou inexistente, falhas no aquecimento e ruídos podem indicar que a máquina precisa de ser descalcificada? Esta operação deve ser realizada conforme a utilização que dá à máquina e a dureza da água. Esteja atento aos sinais, embora algumas máquinas avisem quando deve realizar o programa de descalcificação.

Alguns equipamentos têm um processo de descalcificação automático, noutros a operação é manual e é importante conhecer os procedimentos através do manual de instruções.

Para evitar a acumulação de calcário uma prática socialmente conhecida é a utilização de vinagre ou sumo de limão. Além disso, existem também produtos próprios para descalcificar a máquina do café ou cafeteira.

É aconselhado que a sua máquina passe por este processo pelo menos uma vez por mês.

Cafés de chaleira? Limpeza, sempre!

No caso específico das cafeteiras de café, e ao contrário do que vê nos filmes americanos, é mais do que errado deixar o café no equipamento. Isto só vai permitir que os resíduos se acumulem e o café vai perder qualidade – já para não falar que a própria cafeteira vai ficar bem suja. Se não consumir o café no espaço de poucas horas, descarte-o e limpe o reservatório com água corrente e detergente.

Limpar a máquina do café e fazer a sua manutenção é um processo fácil e muito importante para que não perca estes pequenos momentos de prazer. Mas não se esqueça, é essencial que siga o plano de manutenção da marca para que não perca a garantia da mesma.

Veja também