Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
11 Set, 2019 - 09:46
Limpar os armários de cozinha: saiba como o fazer sem dificuldade

Limpar os armários de cozinha: saiba como o fazer sem dificuldade

Mónica Carvalho

Poupar tempo e ficar com a cozinha imaculada é mesmo possível. Atente nas dicas que partilhamos para limpar os armários de cozinha.

O artigo continua após o anúncio

Limpar os armários de cozinha é algo imprescindível para mantê-los bonitos e em bom estado durante mais tempo. E se não costuma fazê-lo não se preocupe: com estas dicas verá que é uma tarefa bem mais simples do que pensava e que não lhe irá roubar assim tanto tempo.

E por que deve fazê-lo? Os armários de cozinha podem não receber a mesma atenção do que o fogão, balcão ou chão, mas deveriam. Limpar os armários de cozinha é importante, dado que naquele local também se acumula sujidade, respingos, gordura e outros resíduos de produtos que utilizamos na cozinha.

Com o passar do tempo, essa mistura adere às superfícies dos armários como uma cola pegajosa que pode ser difícil de remover, quanto mais tempo estiver sem limpar. E armários sujos são uma verdadeira fonte de atração para bactérias e para contaminar os alimentos.

Quer evitar tudo isto? Atente nas dicas para limpar os armários de cozinha que temos para si.

Limpar os armários de cozinha: como fazer e o que usar

limpar os armários de cozinha

Como limpar o exterior dos armários de cozinha

A maioria dos armários pode ser limpa com uma solução de detergente líquido e água morna. Essa solução simples é suficiente para remover manchas de alimentos, poeira e acumulação de gordura.

Para limpar os armários de cozinha da melhor maneira deve começar sempre pela parte superior e só depois limpar a parte de baixo. Coloque um pouco de líquido no pano e depois limpe bem. Utilize outro pano para secar bem os armários. Tenha atenção a esta etapa: não deve mesmo deixar restos de água nos armários, dado que pode afetar a cor e manchar.

Há armários de cozinha que têm portas de vidro, pelo que, nessas situações deve optar por limpar com limpa-vidros e papel.

Como limpar o interior dos armários de cozinha

Para que a limpeza seja a fundo, deve retirar tudo dos armários e gavetas, incluindo revestimento se existir, começando, mais uma vez, pelo topo.

O artigo continua após o anúncio

Se a parte interior dos armários tiver muitas migalhas e resíduos, opte por aspirar, em primeiro lugar. Depois é só limpar com água morna e o seu detergente normal.

Mais uma vez, não se esqueça de secar bem.

Como remover a gordura dos armários

Nem sempre nos apercebemos, mas os armários de cozinha também acumulam gordura, o que lhes pode conferir uma textura pegajosa e uma cor amarelada.

Para essas situações, também há solução: esfregue suavemente a área com uma pasta de bicarbonato de sódio e água e uma escova de cerdas macias.

Evite tentar raspar a gordura, por muito tentador que possa parecer, pois isso aumenta as probabilidades de danificar o acabamento dos armários.

Como limpar armários de madeira

A melhor maneira de limpar armários de madeira é usar um produto adequado a este material. Depois as regras a cumprir são as que já conhece: limpar de cima para baixo e secar bem com um pano limpo.

Se preferir, pode optar por criar o seu próprio detergente para limpar os armários. Para tal, irá precisar de água e vinagre e preparar uma mistura com estes dois ingredientes. Por cada litro água, utilize 250ml de vinagre.

Também pode recorrer ao bicarbonato de sódio para remover as manchas mais difíceis. Adicione água até fazer uma pasta que deve ser colocada no pano com o qual irá limpar os armários de cozinha.

O artigo continua após o anúncio

Como limpar armários de metal

Os armários de metal numa cozinha podem ser difíceis de encontrar, mas existem. E se for esse o seu caso, então saiba que pode usar todos os truques já referidos, exceto o bicarbonato de sódio que não deve nunca ser utilizado em metal.

Neste tipo de material é ainda importante relembrar que é de extrema importância secar os armários, para evitar o aparecimento de ferrugem.

Com que frequência deve limpar os armários de cozinha?

Idealmente, deve limpar o exterior dos armários todas as semanas, ou pelo menos a cada 2 semanas.

Já o interior dos armários de cozinha deve ser limpo a cada 2 meses. E bem sabemos que a ideia de retirar tudo pode ser cansativa, mas é algo que deve mesmo fazer. Em primeiro lugar pela sua saúde, pois a sujidade dos armários entra em contacto com os pratos, taças, copos, talhares; em segundo lugar, porque assim irá prolongar o tempo de vida dos armários de cozinha.

Dicas para manter os armários de cozinha limpos por mais tempo

Entrar numa cozinha e vê-la limpa e arrumada é uma das melhores sensações de sempre. Dessa forma, temos alguns truques para seguir no dia a dia que irão permitir manter o aspeto imaculado durante muito mais tempo:

  • Limpe o pó dos armários a cada 2 semanas com um pano macio;
  • Limpe os derramamentos assim que eles acontecerem com um pano ou esponja húmida. Quanto mais tempo a sujidade ficar nos armários, mais difícil depois é de tirar, para além de que pode provocar danos irreversíveis, como manchas;
  • Mantenha os aparelhos que produzem calor, como máquina do café, microondas e torradeira, longe dos armários, dado que o excesso de calor e humidade pode danificar as superfícies do armário.
Veja também
Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp