ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Sara Cristóvão
Sara Cristóvão
19 Mai, 2021 - 09:35

Como tirar manchas da roupa: soluções a conhecer

Sara Cristóvão

Levante o braço quem nunca se deparou com nódoas terríveis. Não desespere. Reunimos algumas dicas e truques de como tirar manchas da roupa.

tirar manchas da roupa

Como tirar manchas da roupa é, seguramente, um capítulo da história de todos os seres humanos. É difícil ao longo da nossa vida não nos depararmos com nódoas teimosas que não querem separar-se das nossas camisas, calças ou toalhas de mesa.

A escolha de como tirar manchas da roupa varia com a substância e com o tipo de tecido. O mais importante é tratar a mancha o mais cedo possível, de forma a que não seja demasiado absorvida. Assim, será mais fácil removê-la.

Como sabemos que toda a gente padece do mesmo mal, reunimos algumas dicas e truques para o ajudar nesta luta.

Como tirar manchas da roupa: cada mancha no seu galho

Seja vinho, suor, ou molho de tomate, conheça a melhor forma de tirar as manchas da roupa.  Comecemos pelo ingrediente mais doce.

roupa com manchas

Chocolate

O chocolate não é terrível apenas para o acne, mas também para sair do vestuário. Uma das técnicas de como tirar manchas da roupa é utilizar amoníaco. Misture uma colher de sopa de amoníaco com duas colheres de sopa de água e aplique por cima da mancha de chocolate. Retire a solução com água e faça uma lavagem normal.

Graxa, cola, verniz, tinta de caneta ou gordura

A acetona ajuda a remover manchas oleosas em alguns tecidos resistentes. Misture água com acetona e passe com uma cotonete ou compressa por cima da mancha. Mas tenha extremo cuidado com o tipo de tecido onde aplica este produto.

Bolor, sangue, suor, fruta ou vinho

Quando procura saber como tirar manchas da roupa garantidamente que o bicarbonato de sódio é um dos principais ingredientes. Para este tipo de nódoas faça uma pasta com duas partes de bicarbonato de sódio para uma de água. Esta mistura é perfeita para remover manchas difíceis. 

Coloque esta pasta por cima da mancha, deixe atuar e depois faça uma lavagem normal.

Para o vinho poderá também funcionar aplicar água com gás, ou, então, também é sugerido colocar sal em cima da mancha. Deixe atuar cinco minutos, retire o sal e aplique uma mistura de três medidas de vinagre branco para uma de água.

Se a mancha for de sangue também pode utilizar água oxigenada. Deixe atuar por 15 minutos e depois efetue uma lavagem.

Café

Para retirar manchas de café poderá humedecer a zona com água morna e colocar uma colher de bicarbonato. Deixe atuar e de seguida lave normalmente.

Pastilha elástica

Este produto é dos mais difíceis de tirar da roupa. Sugerimos que coloque a peça no congelador para secar a pastilha elástica e ser mais fácil a remoção.

Fruta, cera ou maquilhagem

No capítulo de como tirar manchas da roupa, as de fruta ou maquilhagem são das mais frequentes. Misture leite, lixívia e água em três partes iguais, de seguida pulverize a mancha e esfregue a área afetada com uma escova de dentes. Lave a roupa de seguida para não danificar a peça. Este processo é indicado para roupas brancas, uma vez que estamos a aplicar lixívia.

Manchas de gordura ou óleo

E como tirar manchas de gordura ou óleo? Aqui entram em ação a farinha ou o pó de talco. Ajudam a atenuar a mancha, principalmente quando não podemos trocar de roupa. Estes dois produtos absorvem a maior parte da gordura e facilitam a posterior remoção.

Depois de retirar o pó, poderá aplicar uma gota de detergente da loiça e esfregar suavemente. De seguida faça uma lavagem normal.

Caso as manchas estejam no seu sofá, tapetes ou cortinas o ideal é procurar ajuda especializada de uma empresa de limpeza.

E lembre-se que o melhor é prevenir, e evitar que as manchas se formem. Faça as coisas com calma, lave roupa de cores diferentes separadamente e evite comer no sofá.

Além dos truques mencionados, para todas as manchas em cima indicadas pode utilizar produtos específicos à venda em qualquer superfície comercial. Um dos mais referidos é o Vanish Oxi Action. Ou então opte por soluções mais naturais e amigas do ambiente: Sonett – Removedor de Manchas ou o Friendly Organic Detergente Tira Nódoas.

Caso tenha aplicado todos os truques de como remover manchas da roupa e nenhum tenha funcionado ou tenha receio de danificar a peça, então, leve-a a uma lavandaria profissional. Ou, como alternativa, pondere transformar a peça. Poderá utilizar para panos do pó claro, mas também pode fazer uma fita de cabelo, ou então aplicar a técnica tie dye.

Acima de tudo tenha cuidado com os seus tecidos. Pior do que roupa manchada é roupa estragada. Tenha em conta o tipo de tecido e leia as instruções da etiqueta.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].