Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
11 Dez, 2019 - 12:54

Como limpar sofá de tecido: os truques infalíveis

Mónica Carvalho

Fique a saber como limpar sofás de tecido e tenha-os sempre impecáveis e livres de nódoas e sujidade. Vai ver como é fácil.

como limpar sofá de tecido
O artigo continua após o anúncio

Para quem ainda tem dúvidas sobre como limpar sofá de tecido, temos todas as indicações necessárias (e que simples que elas são!). Quer opte por uma limpeza a seco, quer opte por um método mais convencional, certo é que vai sempre alcançar os melhores resultados, sem despender muito tempo, nem dinheiro.

Não precisa de requisitar os serviços de uma empresa especializada no assunto, nem de comprar uma máquina de limpeza industrial. Com soluções bem simples e caseiras, o seu sofá ficará como novo. Saiba como

SABER LER AS ETIQUETAS DO SOFÁ

Em primeiro lugar, e à semelhança do que acontece com as peças de roupa, é importante ter em conta as dicas das etiquetas ou instruções que acompanham o sofá.

mulher a aspirar o sofá

Símbolo de lavagem

Neste símbolo, composto por uma bacia com água, pode ver se é possível lavar à máquina, qual o tipo ideal de centrifugação, qual o ciclo adequado, entre outras indicações importantes.

Símbolo de temperatura

É o valor que aparece dentro da bacia do símbolo de lavagem. Aparece em graus centígrados e indica a temperatura máxima da água que o tecido suporta sem provocar danos.

Símbolo de secagem

O símbolo de secagem é representado por um quadrado. Indica de que forma esse tecido deve ser colocado para secar: se tiver um pontinho bem no meio, isso indica temperatura mínima de secagem, dois pontinhos significam temperatura média e três pontinhos, temperatura máxima.

Símbolo de ferro de passar

É mesmo um ferro de passar a roupa e indica se o poderá fazer àquele tecido e, em caso afirmativo, qual a temperatura máxima a que o pode fazer.

Símbolo de alvejante

O símbolo de alvejante é representado por um triângulo: se estiver cortado com um X, não deve aplicar alvejante no tecido.

O artigo continua após o anúncio

COMO LIMPAR SOFÁ DE TECIDO DE FORMA RÁPIDA E EFICAZ

Como limpar sofá no dia a dia

Os cuidados diários são importantes para manter o sofá limpo, mas também para prolongar a sua longevidade e boas condições.

Tal significa que é importante fazer limpezas superficiais do sofá pelo menos uma vez por semana com um aspirador de pó, evitando-se, assim, a acumulação de pequenas sujidades típicas do dia a dia.

limpar sofá

Limpeza com vinagre: passo a passo

  • Retire todas as almofadas e encostos soltos do seu sofá;
  • Com o aspirador, limpe todos os resíduos existentes, sobretudo nos recantos e frestas;
  • Limpe as partes de madeira ou metal com um pano humedecido em água e sabão neutro e seque bem. Se preferir, pode usar um produto específico para madeira ou metal, para um resultado ainda melhor;
  • Se as almofadas e encostos possuírem capas removíveis, coloque-as na máquina, para uma limpeza mais eficaz, seguindo as instruções de uso;
  • Agora, faça uma mistura de água morna e vinagre branco e, com uma esponja ou escova macia, aplique essa solução no tecido, esfregando em movimentos suaves e circulares. Comece sempre pela parte superior e vá seguindo para baixo. Com um pano seco, remova o excesso de humidade do tecido;
  • Deixe secar completamente até voltar a colocar as peças no sofá. Para uma secagem mais rápida, ligue ventiladores ou deixe as janelas e portas de casa abertas;
  • Quando o tecido estiver bem seco, volte a “montar” o sofá e sente-se.

Limpeza a seco: passo a passo

  • Pegue num borrifador e encha-o com uma mistura de água fria e álcool;
  • Pulverize o tecido por partes e use uma esponja ou escova macia para esfregar as áreas humedecidas, sempre com movimentos suaves e circulares;
  • Como o álcool evapora rapidamente, o sofá ficará seco num instante. Volte a montar e está pronto a usar.

Como limpar sofá de tecido manchado

  • Manchas de gordura e refrigerante: utilize espuma de detergente, esfregando delicadamente com um pano;
  • Nódoas de caneta: esfregar levemente com uma esponja macia embebida em vinagre;
  • Manchas de vinho ou café: coloque por cima da mancha um pouco de água com gás ou água tónica, mas sem esfregar. Depois, coloque papel de cozinha, de modo a cobrir toda a mancha.

Dicas extra

  • Para tirar odores fortes do seu sofá, polvilhe-o com bicarbonato de sódio e deixe atuar durante a noite. Na manhã seguinte, retire com a ajuda de um aspirador;
  • Evite comer ou beber no sofá, pois os restos de comida e migalhas podem facilmente cair e acumular-se nele;
  • Para uma melhor conservação do seu sofá, pondere impermeabilizá-lo;
  • Nunca utilize produtos com cloro, detergente em pó ou lixívia na limpeza do seu sofá de tecido.

alternativas DE SUPERMERCADO

Também são uma boa opção para limpar sofá de tecido com eficiência. Mas há que saber realmente escolher os produtos certos. Recomendamos alguns:

Não faça das nódoas no seu sofá um quebra-cabeças ou um mal irremediável. É perfeitamente possível conseguir eliminá-las e depois de ler este artigo já ficou a saber como limpar sofá de tecido, mesmo manchado e sujo.

Portanto, evite a acumulação de pó e resíduos na sua peça de assento favorita e vá limpando a mesma com bastante regularidade. Assim, a lavagem mais a fundo será ainda mais rápida e bem sucedida.

Veja também