Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
04 Ago, 2020 - 09:40

Cuidar da roupa: 10 dicas que valem ouro

Helena Peixoto

Temos para si 10 dicas para cuidar da roupa que são o pantagruel dos têxteis. E, por isso, mesmo deve guardá-las para ter sempre à mão.

cesto cheio depois de se cuidar da roupa

Quem não gosta de uma roupa bem cuidada, com um bom aroma sempre presente, tecido delicado e em bom estado e cores vivas como no primeiro dia de uso? Pois bem, se seguir estas dicas para cuidar da roupa vai conseguir tudo isso.

E o melhor é que todas elas são muito fáceis de colocar em prática!

10 dicas para cuidar da roupa que não vai esquecer mais

1

Leia sempre as etiquetas

Sim, é aquela coisa que ninguém faz, mas é, de facto, uma das dicas para cuidar da roupa mais importantes. É na etiqueta que estão as instruções de cada peça.

Se pode ir à máquina, a que temperatura, se pode ser engomada, entre outros cuidados. É muito importante que não descarte este passo.

2

Lave e passe as peças mais sensíveis do avesso

Muitas peças têm esta informação na etiqueta. Mas, mesmo que não diga, se falarmos de peças com estampados, tecidos muito finos e sensíveis, o ideal é que cuide de passar a peça a ferro sempre do avesso.

Mesmo a guardar, pode fazê-lo assim. E, depois, quando quiser vestir, é só voltar a colocar direito.

roupa lavada e dobrada
3

Utilize as bolsinhas de rede para roupa interior

Pode parecer uma futilidade, mas a verdade é que uma das boas dicas para cuidar da roupa é a utilização daqueles saquinhos de rede para colocar na máquina de lavar com a roupa interior.

Soutiens, cuecas e meias, sobretudo tudo o que é rendado, não devem ser deixados espalhados e junto com todas as outras peças.

4

Prefira o estendal à máquina de secar

Sempre que possível, deixe a roupa secar ao natural e com o mínimo de molas possível. Até o cheirinho na roupa fica diferente quando seca no estendal.

Aproveite os dias de sol para esta tarefa.

5

Vai guardar roupa branca? Não a engome

Sabia que se engomar roupa branca que depois vá ser guardada bastante tempo sem usar ela vai acabar por ficar amarelada? Isto acontece por causa do calor sintético e da goma que é largada.

Prefira pendurar por passar e na hora de vestir, corra para o ferro.

6

Nunca pendure peças de lã

Cuidar da roupa implica conhecer muito bem os cuidados que os diferentes materiais exigem. Peças de lã penduradas? Nem pensar. Isto vai danificar os fios e, muitas vezes, não há volta a dar ao problema.

Arrume este tipo de peças dobradas e numa gaveta.

7

Separe as cores

Sim, mesmo havendo as toalhitas protetoras de cor, não há nada como lavar separadamente. Faça uma máquina com brancos e claros e outra com pretos e escuros. Só assim garante total sucesso!

8

Diga sim ao amaciador

Quando lava o cabelo, certamente não passa sem o seu amaciador, certo? Pois, então, por que havia de ser diferente com a roupa? Utilize um amaciador para lhe dar aquele toque especial.

9

Aposte na qualidade

Um das dicas para cuidar da roupa mais importantes e eficazes é mesmo a questão de não descurar a qualidade. É preferível poupar noutras coisas do que no detergente.

Compre um em que confie e que tenha resultados comprovados.

10

Peles especiais requerem cuidados especiais

Sim, é aconselhável que lave a roupa do seu bebé com detergente especial e numa lavagem na máquina específica. Pelo menos até ao primeiro ano de vida, prefira as versões baby dos detergentes e evite lixívia.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].