Helena Peixoto
Helena Peixoto
02 Jun, 2018 - 00:00
pessoa a dobrar roupa

Roupa branca mais branca? O guia essencial para lavar e clarear

Helena Peixoto

Diga adeus aos brancos desbotados e amarelados: com os truques e boas práticas que compilamos, a roupa branca vai ficar, efetivamente, branca.

O artigo continua após o anúncio

A roupa branca é aquela roupa que todos queremos e todos adoramos usar, mas de que toda a gente foge a sete pés na hora de cuidar e limpar. ‘Mas porque é que por mais que tente, a roupa acaba sempre por ganhar aquele amarelado?’ pensamos… ou então aquele ar de branco mais ‘sujo’ que teima não sair?

A verdade é que há pequeninas técnicas, truques e boas práticas que a roupa branca exige. Não são nada de extraordinário e garantem um resultado final sempre imaculado e pronto para qualquer evento que tenha à porta. Afinal, o branco cai sempre bem!

Sabe mesmo como lavar roupa branca corretamente?

mãe e filha a por roupa branca na máquina de lavar a roupa

Será que sabe mesmo lavar a roupa branca de forma correta? Existem algumas regras basilares que se não forem cumpridas, podem bem estragar totalmente o resultado final. E é por isto que muitas vezes a sua roupa branca acaba por não se manter tão branca quanto desejaria.

Separar as cores

Sim, é a regra mais antiga mas nem por isso sai de moda! É mesmo importante separar as roupas por cores. Por menos que seja, as roupas coloridas acabam sempre por transferir um pouquinho de cor às roupas brancas ou beige. E por mais toalhitas anti transferência de cor que use, o mais seguro é mesmo lavar preto com preto, branco com branco e colorido com colorido. Ok?

Atenção às etiquetas

Pois é, esta regra é daquelas que talvez 5% das pessoas cumpram. Todas as peças de roupa têm a sua etiqueta. E não é apenas para enfeitar! É lá que estão as indicações do tipo de lavagem que suporta, assim como secagem e forma de passar a ferro. Não ignore as indicações de lavagem das etiquetas.

Pré-lavagem

No caso de estar a lidar com uma peça de roupa branca mais suja ou manchada, é preciso atuar antes de a colocar a lavar. Um bom anti nódoas de pré lavagem será suficiente desde que cumpra as instruções da embalagem (deixar de molho, esfregar…).

Medidas de detergente certas

Não, não é verdade que quanto mais detergente usar mais limpinhas vão ficar as peças de roupa…muito pelo contrário! O excesso de sabão em pó, amaciador ou lixívia podem danificar de forma irreversível as peças. Novamente, siga as instruções de cada um dos produtos.

Como clarear roupa branca? Todos os truques

roupa branca de bebé no estendal

Se com as rotinas ‘normais’ não está a conseguir salvar aquela peça de roupa branca que tanto adora, não baixe já os braços. Ainda temos uns truques extra na manga para tentar ressuscitá-la.

O artigo continua após o anúncio

Lavagem à mão

Na hora de lavar a roupa à mão, pode tentar algumas técnicas para conseguir um resultado branquinho branquinho.

Água morna

No caso da etiqueta permitir, lave a peça de roupa em água morna. A temperatura mais elevada vai ajudar os produtos de lavagem a atuar e a retirar o amarelado e manchas. Mas verifique se pode mesmo fazê-lo, para não ter surpresas de peças encolhidas.

Álcool

Sabia que o álcool ajuda a clarear as roupas? Pode utilizar uma pequena quantidade de álcool na mancha antes de lavar, deixando de molho uma a duas horas. Não abuse desta técnica que pode acabar por desgastar a roupa.

Sol

Já as nossas avós usavam este truque. E funciona mesmo! A técnica chama-se ‘corar’. Deixe a roupa secar diretamente ao sol para recuperar o brilho. Mas não abuse da técnica, pois pode diminuir o tempo de vida da peça.

Leite

Finalmente, e para as peças de seda em específico, o leite faz milagres! Deixe a peça de molho em leite durante um dia inteiro. Enxague com água e deixe secar à sombra.

Lavagem na máquina

No caso das lavagens de roupa branca na máquina existem alguns esforços extra que podem dar uma ajudinha. Tome nota.

Interromper o ciclo de lavagem

Coloque as peças na máquina como sempre faz, os produtos, e inicie o ciclo. Passados 5 minutos de estar a lavar interrompa. E deixe durante a noite as peças assim lá dentro do tambor. Isto é uma espécie de ‘molho’ para as peças mais difíceis e vai dar uma ajudas extra. De manhã volte a iniciar a lavagem e coloque a secar.

O artigo continua após o anúncio

Açúcar

O açúcar pode ajudar a ‘desfazer’ a presença do cloro da água, que é muitas vezes o culpado pelas manchas amareladas. Coloque cinco colheres de sopa de açúcar numa bacia de água e deixe de molho uma horas antes de colocar a peça na máquina de lavar. .

Branqueador

Sim, os produtos branqueadores podem ser uma excelente ajuda nesta árdua tarefa. Compre um que seja minimamente conceituado no mercado e siga as indicações estritamente.

Veja também