Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
17 Mai, 2018 - 11:58

Como lavar janelas e estores de forma rápida e super eficaz

Teresa Campos

Resumimos as variadas maneiras de lavar janelas e estores – e, também, persianas -, de acordo com a sua estrutura e dimensão. Verá como estes truques e dicas lhe serão úteis na próxima limpeza.

mulher a lavar janelas com pano e detergente

Lavar janelas e estores – e, ainda, persianas – pode ser uma tarefa extenuante e mal sucedida, especialmente se não fizermos uma limpeza adequada aos materiais ou se não seguirmos a ordem correta desse processo de lavagem. Portanto, se não quer passar horas agarrado a esta tarefa e, depois, chegar ao final e verificar que ficou tudo manchado, confira os nossos truques e dicas, e surpreenda-se com a simplicidade destes métodos de limpeza, completamente infalíveis.

Truques para lavar janelas e estores de forma super eficaz

pessoa a limpar vidros de uma janela

Janelas (vidros e caixilhos)

Pequenas superfícies

Para limpar os vidros e caixilhos das janelas um produto de limpeza específico para vidros irá ser uma grande ajuda. Existem vaporizadores que contêm um produto de limpeza de vidros. A sua utilização facilita em muito o trabalho. Depois de lavado, é preciso secar os vidros. Para tal, use uma camurça limpa e húmida, papel de jornal ou papel de cozinha absorvente.

Grandes superfícies

Se as superfícies que tem para limpar são muito grandes, pode utilizar apenas água e alguns truques que lhe iremos ensinar, para um resultado final brilhante e mais económico. Experimente lavar os vidros com água quente, juntando a cada litro de água um dos seguintes produtos:

  • 1 colher de sopa de amónia;
  • 2 colheres de chá de ácido bórico;
  • 1 ou 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio;
  • 1 chávena de álcool desnaturado.

Depois de lavado seque os vidros recorrendo às borrachas limpa-vidros (também conhecidas por rodos). Lembre-se que deve secar a borracha com um pano, depois de cada passagem.

Atenção: os produtos utilizados na limpeza dos vidros não devem entrar em contacto com os caixilhos, uma vez que são frequentemente corrosivos. Lave os caixilhos com uma solução simples de água e sabão.

Estores

Há dois tipos de estores interiores: os laváveis e os não-laváveis.

No caso dos estores interiores laváveis, deve retirá-los, enrolá-los e colocá-los no chão. Limpe com água e detergente, sem encharcar e utilizando uma escova macia. Depois, passe um pano húmido e torne a pendurar. Não enrole os estores sem eles estarem totalmente secos.

No caso dos estores interiores não-laváveis, sugerimos que tente remover as manchas com uma borracha, farinha, pó de talco ou miolo de pão.

Persianas

Há dois grandes tipos de persianas e cada um requer um tipo de limpeza diferente.

Persianas de madeira (lacada ou pintada)

Lave a persiana, de ambos os lados, recorrendo a água e um pouco de detergente suave. Enxague e seque bem. Se preferir, utilize um produto de limpeza específico para este género de materiais. Esfregue bem, previamente, com um pano macio e, só depois, aplique o produto. Terminada a operação, pode aplicar um pouco de cera sólida, o que protegerá o material, tornando a limpeza seguinte mais fácil.

Persianas de plástico

No caso das persianas de plástico, estas devem ser limpas com água e detergente. É importante que as limpe com regularidade, de forma a remover o pó. Use uma escova própria que limpe várias lâminas ao mesmo tempo ou, em alternativa, utilize um aspirador que tenha um bocal de sucção apropriado.

Depois das chuvas, chega a hora de lavar janelas e estores e, obviamente, as persianas. Se quer, o quanto antes, levar esta tarefa a cabo, não deixe de seguir os nossos truques e dicas para resultados finais verdadeiramente surpreendentes e super eficazes. Verá que não se vai arrepender e irá lamentar não ter aprendido estes ensinamentos há mais tempo.

Veja também