Helena Peixoto
Helena Peixoto
09 Jan, 2020 - 09:58

Limpeza com animais em casa e sem falhas? Sim, é possível!

Helena Peixoto

Se fica sempre hesitante em adotar um quatro patas pela dificuldade associada de limpeza com animais em casa, tire esse peso de cima.

Limpeza com animais em casa
O artigo continua após o anúncio

Não são poucas as pessoas que até gostariam de ter um cão ou um gato em casa, mas que acabam por adiar eternamente essa decisão pelo facto de recearem os famosos cheiros e pêlos associados. E sim, não vamos mentir e dizer que a limpeza com animais em casa é igual à limpeza sem bichinhos em casa.

É claro que é necessário reforçar os hábitos e rotinas de limpeza. E intensificar o número de vezes que o faz. Mas acredite que não é a dor de cabeça que está a imaginar, sobretudo com uma série de ferramentas e utensílios que temos ao nosso dispor.

Espreite os truques de limpeza com animais em casa que temos para si e, quem sabe, não começa até a procurar um melhor amigo de quatro patas.

10 TRUQUES DE LIMPEZA COM ANIMAIS EM CASA PARA TER TUDO A BRLHAR!

sofá com pelo

Antes de mais, prevenir!

Pois é, um dos principais truques de limpeza com animais em casa não é, na verdade, um truque propriamente dito, porque mais do que limpar o que está sujo, não há nada como prevenir!

Dois exemplos práticos: evite que o seu cão venha da rua e comece a subir para os sofás e limpe-lhe as patas antes de entrar em casa; se vir que ele largou muito pelo num local da casa, remova imediatamente e evite que os pelos comecem a espalhar-se pelo ar.

Ensine regras aos patudos

Se ensinar o seu amigo de quatro patas desde o início vai ser bem mais fácil. E a limpeza da sua casa agradece!

Incuta algumas regras: nada de subir para o sofá (invista num ninho bem confortável para ele); evite que ele entre em algumas divisões de casa e ensine-o a “abanar-se” para libertar o pelo em excesso no exterior da casa.

Aposte numa boa luva de limpeza

Um dos truques de limpeza com animais em casa que é mesmo mesmo obrigatório é a limpeza do pelo do seu melhor amigo. Não poupe dinheiro neste acessório, até porque ele vai poupar-lhe horas e horas de limpezas! Escove-o pelo menos uma vez por semana e, em especial, nas alturas de mudança de pelo (mudanças de estação), reforce para 2 a 3 vezes.

O artigo continua após o anúncio

Considere adquirir um aspirador automático

Estes robots são os melhores amigos de donos de animais. Até porque o único esforço que exigem é mesmo o financeiro inicial e depois o ligar e carregar o aparelho!

Estes robots aspiram a casa sozinhos, evitam degraus e são inteligentes para contornar a mobília. Ponha-o a trabalhar uma vez por dia e note as diferenças.

Folhas de salsa na gamela da ração

Não há como evitar: por mais que limpe a zona de refeição do seu quatro patas, parece que fica sempre um certo cheiro no ar a comida de cão/gato. Mas isso pode mudar! Coloque dentro da gamela (ou junto dela) uns raminhos de salsa. Além de aromatizar o ar, vai dar um hálito fresco ao patudo!

Areia do gato sempre impecável

Existe uma mistura caseira que é um dos truques de limpeza com animais em casa que vai agradecer conhecer. Misture num recipiente estes ingredientes: água, álcool, bicarbonato de sódio, vinagre branco e amaciador da roupa (umas gotas). Mexa bem e coloque a mistura num borrifador. Borrife na areia do gato, no ninho dos patudos ou em locais mais frequentados por eles. Que limpeza!

Banho semanal? Não, obrigado!

Se pensa que um dos truques de limpeza com animais em casa passa por investir num maior número de banhos aos seus animais, está enganado. Isso só vai fazer com que o seu cheiro fique mais intenso. Deve dar-lhes banho no máximo uma vez por mês e, se sentir mesmo necessidade, aposte numa champô seco para ir fazendo a manutenção.

A mopa é a sua melhor amiga

Se há utensílio indispensável numa casa com animais é uma mopa. Muito mais do que uma vassoura! Afinal, esta última acaba por levantar muito mais pelo e poeira do que aquela que efetivamente varre.

Opte por comprar uma mopa de boa qualidade e com recargas específicas para casas com cães. Depois, é só passá-la uma vez por dia por toda a casa e está feito! Para aprimorar o serviço, pode até comprar as versões que permitem esguichar um pouco de produto no chão e deixar tudo bem cheiroso.

Ambientadores

Sim, é verdade. Por mais que ande em cima da situação, e por mais perfume que lhes coloque, os animais têm um odor característico que pode ser mais incomodativo para algumas pessoas do que para outras. A solução é bem fácil e deve entrar nos seus rituais de limpeza com animais em casa: ambientadores!

O artigo continua após o anúncio

Hoje em dia o que não faltam são opções de diferentes ambientadores: difusores, sticks aromáticos, incenso, lâmpadas catalíticas, óleos essenciais, entre outros. E muitas delas têm até versões de aromas específicos para quem tem animais. Experimente!

Cuidados adicionais com os têxteis de casa

Mesmo que tente educar os patudos a não subirem aos sofás e camas, há sempre deslizes e alguns pelos a pairar. Mas não desespere! Em primeiro lugar, aposte na prevenção e coloque umas capas no seu sofá e remova-as apenas nos dias de visita para garantir um sofá sempre novo. Depois, experimente calçar uma luva de borracha de lavar a loiça, passe-a por toda a extensão do têxtil que está com pelo e veja a magia acontecer: todo o pelo vem agarrado à luva e com facilidade!

Veja também