Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
01 Jun, 2020 - 16:06

Como preparar a casa para o verão sem falhas

Helena Peixoto

Com a chegada do tempo quente, há que preparar a casa para as novas temperaturas: hoje vamos saber como preparar a casa para o verão!

mulher a descontrair depois de preparar a casa para o verão

Vamos preparar a casa para o verão? Todos adoramos os dias mais longos, mais quentes e mais convidativos a jantares e convívios. Em nossa casa, pois claro! Afinal, acabamos de passar por estações menos risonhas e chuvosas e é hora de aproveitar os raios de sol até ao último minuto!

A acompanhar esta mudança sazonal deve estar também a sua casa. A verdade é que existem algumas mudanças que pode aplicar em cada uma das divisões! Torne o seu lar summer friendly e aumente o seu nível de boa disposição.

Preparamos algumas dicas para o ajudar. Tome nota.

PREPARAR A CAsA PARA O VERÃO: DICAS QUE vai gostar PRECISA SABER

Sala de Jantar/Estar

Despeça-se do inverno

Comece a preparar a casa para o verão por uma das divisões onde passa, naturalmente, mais tempo: a sala de jantar e/ou de estar! As estações mais quentes pedem acessórios de decoração mais leves e coloridos.

É hora de arrumar e guardar os aquecedores, mantas, cortinas ou tapetes pesados e quentes e substituí-los por outros têxteis mais frescos. Se no chão não colocar nada, tanto melhor!

Além disso, pode também substituir as velas por vasos ou jarras com flores frescas ou artificiais para um ambiente mais estival. E sim, estas trocas vão efetivamente ajudar a descer a temperatura de sua casa.

Tenha uma casa mais fresca

Para que não chegue a casa depois de um dia de trabalho e tenha aquela sensação de que está a entrar numa sauna, deve também ter em conta este passo, sobretudo para a sala: antes de sair de casa pela manhã, lembre-se de fechar as persianas e cortinas (caso tenha) para proteger a sua casa do sol, mantendo-a a fresca.

Não precisa baixar até ao máximo, até porque é sempre bom receber luz natural; até meio será suficiente pois com a janela entreaberta vai correr algum ar e a casa fica mais fresca.

E por falar em fresca: não se esqueça de substituir ou limpar os filtros do ar condicionado nem de limpar as pás da ventoinha, para que o ar seja mais fresco e limpo.

Quartos

Organização dos armários

Entramos no capítulo “quartos”. Certamente que a esta altura já fez a famosa troca da roupa e calçado de inverno pelo de verão. Se ainda não o fez, está na hora!

Deixe apenas de lado uma ou outra peça mais quente para os dias menos bons (porque até no verão os há) e dê as boas vindas ao bom tempo com as peças fresquinhas e sandálias abertas.

pessoa a arrumar roupas para preparar a casa para o verão

Aproveite para destralhar

E já que está numa de arrumações, arregace as mangas e destralhe! Tudo o que já não estiver em condições ou não usar há algum tempo, é hora de descartar. Dê a uma instituição, recicle, ofereça, mas não acumule coisas que não vai usar.

O verão pede uma casa desafogada, limpa e organizada, menos tempo a arrumar e mais tempo a viver!

Preparar a cama

Preparar a cama para o verão é essencial, sabia? Pode até parecer um tema um pouco “absurdo”, mas a verdade é que o tempo quente traz muitas alterações às temperaturas do quarto e, consequentemente, ao tipo de roupa de cama que deve utilizar.

Aproveite a chegada do verão para fazer um check-up geral à sua cama e comece pela estrutura! Verifique se está tudo em ordem e se o estrado, quer seja fixo ou amovível, está em perfeitas condições.

Se tem um bom colchão, então, muito provavelmente ele possui um lado apropriado para o inverno e outro para o verão, sabia? Contudo, muitas vezes esquecemo-nos de fazer esta tarefa tão importante.

Virar o colchão para o lado de verão é bom por dois motivos: em primeiro lugar, aproveitamos a altura para o arejar e sacudir, ou até mesmo aspirar; em segundo lugar, porque passamos a dormir com o lado mais adequado próximo do nosso corpo, o que nos proporcionará noites mais confortáveis.

Mais ainda, para além de usar lençóis mais finos no verão, o tipo de tecido que utiliza é igualmente fundamental, já que ajudará a manter uma temperatura confortável para que consiga descansar com serenidade.

O algodão puro permite que a pele respire melhor, aumentando, assim, a qualidade do sono e vai ser essencial na hora de preparar a cama para o verão. Pode também optar por linho, um tecido bem fino e macio (mas para engomar é um pouco mais teimoso do que o algodão). Fica ao seu critério!

Cozinha

Alimente-se melhor

Sim, esta é uma das mais importantes dicas de como preparar a casa para o verão: prepare-se a si também! Aposte em receitas práticas, simples e leves… Imagine toda uma ementa diferente!

Aposte em vegetais e fruta em abundância e inspire-se na internet com receitas saudáveis e leves. Surpreenda a sua família com novos pratos, tão saudáveis quanto saborosos, e mais apropriados para os dias quentes!

Aposte numa mini horta

Nada como aproveitar os dias mais longos e quentes e fazer uma bela mini horta na cozinha. Aposte num modelo horizontal, vertical, suspenso ou de chão, mas garanta que a exposição solar é efetiva nesse local.

Escolha as suas ervas aromáticas favoritas e experimente plantar vegetais em versão mini (ex: tomate cherry). Os seus pratos vão ficar deliciosos e poderão ser totalmente biológicos!

Casas de banho

Faça vistoria aos produtos de higiene e beleza

Vamos lá aproveitar a chegada do verão para dar numa de “polícia” dos produtos de higiene e beleza. Caso não saiba, depois de abertos, os cremes, hidratantes e outros produtos de higiene devem ser consumidos no prazo de 12 meses, habitualmente. Nalguns casos o prazo de validade é mais reduzido, por isso esteja atento. Depois disso, é hora de descartar.

Verifique todos os produtos que tem lá por casa e deite fora o que não interessa. O mesmo com os vernizes e afins. Aproveite e verifique também os atoalhados e guarde os de pelo mais quente!

Áreas exteriores

Faça da varanda a sua divisão preferida

Tem uma varanda ou pequeno terraço ou jardim? Usufrua desse privilégio! Os dias são longos e as noites quentes mas agradáveis, os ingredientes perfeitos para estender a sua casa para a rua, ou seja, a varanda.

Não precisa de muito! Basta uma mesinha de apoio, um par de cadeiras, almofadas coloridas e um bom livro. E antes de instalar tudo isto dê uma limpeza geral ao espaço que certamente esteve mais ao abandono nos meses de inverno e outono.

jardim em casa

Material para se divertir lá fora

Não é preciso sair de casa para fazer uma refeição fora! Se ainda não tem um bom cesto, toalha e loiça de piquenique está na hora de investir num para, a qualquer momento, estar preparado para um dia diferente em família!

Tire o grelhador dos anexos, limpe-o e abasteça-se com carvão e monte a toalha ao xadrez no chão. Está na hora dos almoços no exterior!

preparar a casa para o verão: Cuide do seu lar

Esta é uma excelente altura para tratar da manutenção da sua casa. Se o inverno foi rigoroso e a casa sofreu com o mau tempo, por exemplo, é altura de limpar a humidade, substituir materiais danificados, reparar as paredes, parapeitos ou o telhado.

Trate de tudo o que precisar de ser reparado ou substituído e se for necessário, chame um especialista para fazer uma revisão geral. Esta é a altura ideal!

Veja também