Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Júlia de Sousa
Júlia de Sousa
29 Mai, 2020 - 10:50

Saiba como manter a casa fresca em dias quentes

Júlia de Sousa

As temperaturas sobem e as casas aquecem mais do que o desejável. Saiba como manter a casa fresca em dias quentes com estes cuidados simples e práticos.

pessoa a abrir a janela para manter a casa fresca em dias quentes

Se as temperaturas altas convidam a praia ou piscina e atividades ao ar livre, essas mesmas temperaturas podem tornar a sua casa num verdadeiro “forno”. Assim, aqui ficam algumas dicas que podem ajudar a manter a casa fresca em dias quentes.

Por vezes, basta ter em atenção pequenos pormenores para aliviar a sensação térmica quente que invade as casas em alturas de maior calor, mas nem nos lembramos do que está ao nosso alcance. Por isso, trazemos-lhe 5 dicas para o ajudar a manter a sua casa mais fresca nestes dias mais quentes.

dicas para manter a casa fresca em dias quentes

mulher sentada na cama com braços esticados a olhar pela janela
1

Janelas, estores, persianas, portas/portadas ou cortinas fechadas

Para ter uma casa fresca em dias quentes, o melhor mesmo é fechar as janelas, estores, persianas, portas/portadas ou cortinas durante as horas de maior calor. O ideal é que os abra apenas à noite, quando as temperaturas estiverem mais frescas.

Desta forma, evita que a luz solar e, consequentemente, o ar quente entre diretamente em sua casa, pelo que não vai criar aquele “efeito de estufa” que parece sentir-se nas casas nos dias de maior calor.

Pode, por exemplo, fechar as persianas para evitar a entrada de luz solar direta, mas deixar as janelas abertas para que a aragem possa refrescar as divisões.

2

Prefira as lâmpadas fluorescentes compactas ou LED

Outro dos truques que ajudam a manter a casa fresca está no tipo de lâmpadas que usa em casa. Se usa lâmpadas incandescentes está na hora de trocá-las por lâmpadas fluorescentes compactas ou LED.

As lâmpadas incandescentes não só emitem mais calor, como ainda desperdiçam quase 90% da energia. Se optar por lâmpadas fluorescentes compactas ou LED, economiza mais e mantém a sua casa mais fresca.

3

Abuse das plantas

varias plantas penduradas

Sim, ter plantas em casa pode ajudar a manter a casa fresquinha. Isto porque vão humedecer o ambiente, fazendo com que a temperatura no interior da sua habitação baixe.

Tenha o cuidado de escolher plantas que se adaptem bem dentro de casa.

O que também pode fazer é colocar plantas nas janelas ou varandas, que irão funcionar como uma barreira à luz solar direta na sua casa.

Há variadas formas de ter um jardim em casa, seja um apartamento ou uma moradia. Por isso, não há razão para não seguir esta dica tão simples.

4

Evite usar o forno ou cozinhar refeições demoradas

Tanto o forno como o fogão emitem calor. Para manter a casa fresca em dias quentes, o melhor mesmo é evitar passar muito tempo com o fogão ligado e, mais ainda, evitar o forno. Porque não apostar antes nos grelhados?

Para além de saudáveis e saborosos, caem muito bem nestes dias de maior calor.

5

Aposte em paredes claras

quarto com paredes claras para manter a casa fresca em dias quentes

A cor das suas paredes, para além de ter implicações na iluminação natural da sua casa, pode influenciar a temperatura interior. Há cores que contribuem para o aumento da temperatura das paredes e, consequentemente, podem transmitir mais ou menos calor para o interior da habitação.

Cores escuras ou mais fortes absorvem mais luz e geram mais calor. Já as cores mais claras, absorvem menos luz e tornam os ambientes mais frescos.

Este princípio é o mesmo para a roupa que usa. Se optar por roupas mais escuras, vai absorver mais calor. Com a sua casa é a mesma coisa: vista-a com cores claras e sinta-se bem.

manter a casa fresca em dias quentes: pelo seu bem-estar

Pequenos cuidados como os que lhe sugerimos podem ajudar a tornar a sua casa fresca em dias quentes e fazer com que seja um deleite voltar para casa no fim de um dia de calor para aproveitar a frescura do lar.

Aplique estas dicas já hoje e faça da sua casa aquele sítio que o faz sorrir quando pensa em voltar a casa num dia de muito calor.

Veja também