Sofia Martins
Sofia Martins
29 Jul, 2019 - 09:46
plantas que limpam o ar

Plantas que limpam o ar: as 7 que deve ter em casa

Sofia Martins

As plantas, para além de serem um item decorativo, são importantes para melhorar a qualidade do ar. Conheça 7 plantas que limpam o ar e deve ter em casa.

O artigo continua após o anúncio

Conhecer as plantas que limpam o ar é uma grande vantagem, principalmente se é daquelas pessoas que se preocupam com a qualidade do ar em casa.

É sabido que as plantas transformam o dióxido de carbono em oxigénio, criando ar respirável e saudável, seja dentro ou fora de casa. O que é menos conhecido é a capacidade das plantas de eliminar a poluição no interior da sua casa, especialmente no inverno, época em que as janelas ficam fechadas e há uma menor renovação do ar.

A acumulação de gases prejudiciais à saúde como, por exemplo, o formol, o benzeno e o monóxido de carbono, que em espaços fechados podem provocar alergias e dores de cabeça, entre muitos outros, pode ser minimizada com o uso de algumas plantas.

De acordo com um estudo da NASA, aumentar o número de plantas no interior da sua casa ajuda a livrar-se de potenciais gases perigosos à sua saúde e à da sua família.

Mas então que plantas usar? Nós ajudamos. Fizemos uma seleção de 7 plantas que limpam o ar, de forma a ajudá-lo a manter um ambiente limpo e agradável no seu lar.

Plantas que limpam o ar: 7 exemplares

varias plantas que limpam o ar1

Hera inglesa

A hera inglesa é uma excelente opção para reduzir os níveis de benzeno e formol, bem como de xileno, que ao ser inalado pode causar náuseas e vómitos.

A hera inglesa cresce facilmente e prefere ambientes de luz média. Lembre-se, no entanto, de manter a hera longe de cães, gatos e outros animais, porque é tóxica para estes.

Planta de borracha

plantas que limpam o ar borracha1

As folhas desta planta são brilhantes e largas, tornando-a uma planta bonita para decorar qualquer ambiente. Esta planta é perfeita para reduzir os níveis de formol e prefere ambientes iluminados, mas com luz indireta, e pouca água.

O artigo continua após o anúncio

Lírio da paz

Esta é a planta perfeita para aqueles que não estão habituados a ter plantas no interior de casa. Prefere luz indireta, sendo perfeita para espaços com pouca luz natural.

Esta é uma planta que lhe diz de forma clara se está a precisar de água: se lhe parecer que as folhas estão a ficar caídas, regue-a abundantemente. Elas vão rapidamente arrebitar e voltar ao seu estado normal e saudável.

Palmeiras de bambu

Esta planta tropical prospera em luz clara e indireta e cresce rapidamente. Quando a camada superior do solo estiver seca, regue-a.

Ao comprar esta planta, certifique-se que procura folhas verdes escuras sem nenhum sinal acastanhado, pois apesar de ser fácil de cultivar, a palmeira de bambu é difícil de recuperar.

Aloé Vera

Esta é uma planta maravilhosa que serve funções quase infinitas. Com 95% de água, o seu gel pode ser uma pomada curativa para queimaduras de cozinha, picadas de insetos e pequenas feridas, pois alivia a picada inicial e tem um efeito calmante na pele.

Possui também uma grande capacidade de depuração do ar. Como a maioria das suculentas, a aloé vera pode suportar alguns períodos de seca e prefere a luz direta.

Crisântemo

plantas que limpam o ar borracha1

Uma planta florida para esta lista, que tem uma grande capacidade de renovação do ar, eliminando gases potencialmente perigosos.

Para além disso, esta planta ainda deixa o ar mais cheiroso e agradável. Regue-a 2 vezes por semana, alimente-a com adubo 1 vez por mês e mantenha-a com luz direta para garantir que continua a produzir oxigénio.

O artigo continua após o anúncio

Dieffenbachia

Esta planta é uma das mais importantes da lista e precisa de muita luz direta e brilhante. Permita que seque entre as regas e vai certamente renovar o ar da sua casa.

Veja também