ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
15 Jul, 2021 - 09:00

7 flores de verão para usar na decoração de sua casa

Mónica Carvalho

Sabe quais são as principais flores de verão? Além de animarem qualquer casa e decoração, deixam um aroma suave no ar a frescura.

flores de verão

O verão é tempo de férias, de momentos mais relaxados, de mais convívios e jantares até tarde – sempre em segurança, pois claro, pois a pandemia ainda continua a fazer parte das nossas vidas.

E tudo isto ainda se torna mais perfeito quando acompanhado de flores lindas e coloridas, certo? Aproveite a estação mais quente do ano para tirar partido do que a mãe Natureza tem para oferecer e faça a sua casa respirar com as flores de verão!

As 7 flores de verão que vai querer ter em casa

1

Girassóis

Verão é tempo de girassóis! Se há flor que gosta de sol é esta (e só o nome já o indica). Em termos de aplicações decorativas, estas flores de verão ficam bem tanto no interior como exterior.

Uma mesa de sala de jantar com uma jarra e um molho de girassóis frescos fica digno de uma pintura.

Os girassóis podem ser plantados em qualquer época do ano, não há praticamente restrições quanto à época de plantio. No entanto, se optar pelos períodos mais quentes, como a primavera e o verão verá que as flores irão florescer mais rapidamente.

2

Flores campestres

O estilo campestre nas flores de verão praticamente não precisa de apresentações! Elas abundam por todo o país, por todo lado, e são mesmo isso, campestres porque nascem em campos mesmo pouco cuidados e são, por isso, muito fáceis de manter.

Em termos de decoração, podem funcionar muito bem em bouquets para colocar numa cómoda do quarto. Todavia, quem tem alergias deve ter muito cuidado com a proximidade não só a este tipo de flores, como a todas as outras.

3

Hortênsias

Originárias do Extremo Oriente e muito características na região dos Açores, as hortênsias são flores de verão que não podem faltar em nenhuma casa.

As suas folhas são simples e as pétalas podem ter várias cores e lindas e carregadas que podem variar entre o rosa, o roxo e o azul.

As hortênsias são flores que precisam exposição parcial ao sol e de bastante rega. Coloque estas flores, por exemplo, a decorar uma casa de banho mais vintage, e acredite que vai mesmo ficar maravilhosa.

Além disso, estas flores, trazem muita vitalidade, cor e uma sensação de aconchego para qualquer parte da nossa casa. Nesse sentido, um jardim com flores é magnífico e faz qualquer apaixonado por plantas muito feliz.

Sabia que existem cerca de 43 espécies reconhecidas de hortênsias? As flores crescem como se fossem um pequeno ramo criado pela própria Natureza, libertando um aroma peculiar e cativante.

Mais uma curiosidade sobre estas flores de verão: as cores das hortênsias não têm a ver com a sua espécie, mas sim com o tipo de nutrientes que elas absorvem do solo.

4

Santolinas

Imagine um dente de leão mas de uma cor amarelo vivo e muito intenso, como se fossem pequenos sóis a brilhar só para si. Assim são as santolinas, umas das flores de verão mais bonitas, mas também mais raras em Portugal.

Muito tolerantes à secura, gostam de muito sol mas exigem uma poda constante. Combinam lindamente com fetos e flores campestres, para uma cozinha mais rústica, por exemplo.

São flores de verão com um aroma intenso, de tal forma que conseguem perfumar tudo ao seu redor.

5

Magnólias

As magnólias são flores muito charmosas e requintadas. São extremamente sensíveis e precisam, por isso, de muita dedicação. Se não tem muita disponibilidade para cuidar de flores de verão, opte por outra.

Mas acredite que o esforço valerá a pena, visto que as magnólias conferem um estilo chique e elegante a qualquer divisória onde sejam colocadas. Uma possibilidade de utilização será numa casa de banho para um ambiente mais zen.

6

Lavanda

A lavanda, além de ser muito bonita, com a sua característica cor roxa, emana um aroma suave e muito agradável.

Há cerca de 30 espécies diferentes, que apresentam geralmente flores desta mesma tonalidade, mas também existem algumas espécies de flor branca.

Coloque-as a enfeitar a casa de banho. Além de ornamentar, vai evitar maus cheiros tão fortes.

É esta característica tão especial que faz com a lavanda seja utilizada em muitos produtos de beleza e higiene.

7

Petúnias

As petúnias são aquelas flores que só de olhar se percebe que finalmente chegou o verão. Podem ser de cor vermelha, azul, rosa, laranja, salmão, roxa e branca e preferem calor e exposição ao sol.

São, por isso, ideais para jardins e terraços e varandas descobertos. Para lhes prolongar a vida, vá removendo as folhas e flores mortas.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].