Luana Freire
Luana Freire
29 Abr, 2020 - 15:43

Decoração sustentável: 15 ideias para fazer em casa

Luana Freire

Deixe-se inspirar pelas nossas ideias simples de decoração sustentável. Peças para tornar a casa elegante, acolhedora e mais amiga do planeta. Ficou curioso?

decoração sustentável

A decoração sustentável não está sempre relacionada com reciclagem de materiais; pode, também, ter como base a utilização de materiais mais amigos do ambiente, como o bambu, por exemplo.

No entanto, numa altura de consumo low cost, é urgente falar em consciência verde e reaproveitamento, no sentido de diminuir a quantidade de resíduos que produzimos e travar a compra de tudo aquilo a que damos “vida descartável”.

A boa notícia é que nunca foi tão trendy criar peças decorativas originais e pessoais com materiais que, inevitavelmente, iriam parar ao lixo. Garrafas, pneus, pallets, latas, papel… Tudo isso pode ganhar uma segunda oportunidade e dar vida aos seus espaços.

Descubra aqui 15 ideias simples de decoração sustentável e divertida.

Decoração sustentável: 15 objetos que vão alegrar os ambientes

1

Mesa com blocos de construção

Sabe aqueles blocos de cimento que vemos nas construções? Eles podem ser reaproveitados como pés ou bases de mesas. Basta juntar uma prateleiras de algum armário antigo e uma boa dose de criatividade.

O resultado pode ser uma mesa de jantar, para o jardim, uma secretária ou uma mesinha de apoio. O que conta é usar a imaginação e, se for o caso, tintas ecológicas, para ter um projeto totalmente amigo do planeta.

Use os blocos como base (de uma cor só ou colorida) e prateleiras para finalizar.

2

Paletes como mesa de apoio

Seja para o quarto, para a sala, para a cozinha… Usar paletes para criar uma mesa de apoio é das ideias mais simples que pode colocar em prática. Decoração sustentável que é tendência.

3

Vasos de cimento

A decoração com inspiração industrial e aspeto “cru” está em alta e é uma ótima oportunidade para criar peças decorativas aí para casa. Se tem jeito para os trabalhos manuais, faça vasos para as suas plantas com cimento.

Sente-se inspirado? Que tal criar porta-velas, bancos, bases de mesa e, até, a base de um candeeiro de cimento? Para esta última ideia temos o passo a passo em vídeo. Mãos à obra!

4

Garrafas decorativas pintadas à mão

Reutilize as garrafas de vidro para criar uma decoração sustentável através de elementos decorativos originais para a sua casa. Basta juntar a sua inspiração e uma caneta para usar em vidros. Voilà! Simples e surpreendente.

5

Mesa de apoio com disco de vinil

Há fãs de música por aí? Se tem em casa ou pode arranjar uma base de mesa lateral ou de banco, crie a sua peça decorativa com um disco de vinil como “tampo” da mesinha. Criativo e fácil de fazer.

6

Um arranjo para mil e uma utilidades

O aro da bicicleta antiga pode ganhar nova vida e ser o destaque na sua decoração sustentável. Dê esta segunda oportunidade à peça e crie arranjos originais. Podem servir como base para arranjos decorativos das festas, por exemplo. Um encanto!

7

Flores no espelho

Use as suas habilidades manuais para criar uma moldura de flores de papel para o espelho aí de casa. Uma ideia amiga do ambiente e romântica.

8

Louça antiga para as suculentas

A louça antiga pode ser destaque se transformar-se no vaso das suas suculentas. Um bule, uma chávena, uma caneca antiga, pode escolher o seu aspeto original ou dar nova vida à peça com uma pintura manual.

9

Uma escada antiga cheia de charme

A escada antiga está a ocupar demasiado espaço aí em casa? Esta pode ser a sua próxima floreira incrível para o jardim. Ou, que tal se for uma base para decorar o seu apartamento ou varanda com vasos de plantas variadas?

10

Uma prateleira boémia

Basta uma prateleira antiga, um furador de paredes e corda para criar esta prateleira que pode ocupar mil e uma paredes aí de casa.

11

Um charrier para as suas plantas favoritas

Escolha um cantinho especial da casa para ocupar com esta ideia de decoração sustentável para lá de gira. Se tem em casa um charrier sem uso, pegue em tinta, dê asas à imaginação e crie uma base para expôr as suas flores e plantas.

Tão simples quanto original, não acha?

12

Latas como vasos

Latas antigas, sejam de refrigerantes, conservas ou bolachas, podem ser vasos cheios de charme. Pinte com as cores que mais gosta!

Dica extra: as latas podem ser, também, excelentes porta-lápis para ter na secretária.

13

Suporte de bebidas que decora a sua casa

Cintos velhos e um pedaço de madeira que pode ser, até, uma prateleira antiga ou parte de um móvel que já não usa. Junte as peças e crie o seu suporte de bebidas original.

14

Restaure móveis antigos

Restaurar móveis e objetos antigos também é uma forma de criar uma decoração sustentável. Tem algo que adoraria aproveitar aí em casa ou na casa da avó?

15

Objetos vintage

Os objetos decorativos comprados em segunda mão acabam, também, por ser amigos do ambiente, uma vez que, antes de tornarem-se resíduos para o planeta, ganharam mais uma oportunidade de decorar e, desta vez, de forma sustentável, já que esta é uma forma de reciclagem.

Visite as lojas de antiguidades ou as feiras de velharias e espreite. Há sempre algo surpreendente que adoraria ver na sua casa.

Veja também

Para descomplicar a informação

As informações sobre os temas que envolvem o impacto social do novo Coronavírus são dinâmicas e constantemente atualizadas. Por isso, os conteúdos publicados nesta secção não devem substituir a consulta com profissionais e especialistas, tanto da saúde como do direito e temas afins.