ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Sara Cristóvão
Sara Cristóvão
18 Mar, 2021 - 11:53

15 ideias para fazer uma cabeceira de cama simples e económica

Sara Cristóvão

Descubra como fazer uma cabeceira de cama com exemplos práticos, rápidos e bastante acessíveis. Uma forma divertida de mudar o quarto.

como fazer cabeceira de cama

Quer inovar e remodelar algo no seu quarto? Então, saber como fazer uma cabeceira de cama é um excelente ponto de partida para dar um ar rejuvenescido ao quarto. Além disso, é algo económico de conseguir uma vez que facilmente o consegue fazer você mesmo e com materiais do dia a dia.

O quarto é uma das zonas mais importantes da casa. Tem de ser um local confortável e relaxante e cuja decoração corresponda aos gostos pessoais de quem lá dorme. Assim, é muito importante que a decoração transmita uma sensação de aconchego, paz e tranquilidade.  

A cama, sendo a atração principal desta divisória, tem de ser um local atrativo e a cabeceira da cama, além de ajudar a decorar o ambiente, também ajuda a proteger a parede. Não se esqueça que a cabeceira escolhida deve condizer com a decoração já existente. 

Se gosta de ler, as cabeceiras acolchoadas são as ideias, de forma a se poder aconchegar. Se quer dar um toque romântico, o ideal é escolher uma cabeceira de ferro. E as cabeceiras de cama de madeira são aquelas que oferecem um ambiente mais aconchegante.

Se já tem uma cabeceira, mas não está satisfeito e quer renovar, pode sempre aproveitar o que já tem e fazer uma renovação. Se for de madeira pode pintar com cores fortes; se for almofadada poderá trocar o tecido.

Como fazer uma cabeceira de cama: 15 exemplos fáceis de DIY

Uma cabeceira de cama bonita e diferente pode fazer toda a diferença no resultado final da decoração do quarto.

Escolha a ideia que mais se enquadra no seu quarto e ponha mãos à obra. Preparado?

1

Acolchoada

Esta é uma das mais fáceis de fazer, e, tal como mencionámos em cima, é a ideal para quem gosta de ler na cama, dando apoio e conforto às costas.

Aqui vai precisar de espuma, tecido e madeira. Lembre-se que é importante escolher um material mais leve, como placas de MDF, de forma a conseguir montar tudo com facilidade.

Corte a placa à medida, cole a espuma, forre com o tecido e escolha os locais mais estratégicos para colocar os botões, que podem ser costurados ou pregados.

2

Madeira ou materiais similares

Existem muitas formas de fazer uma cabeceira em madeira. Fique atento a sítios onde podem estar a descartar pedaços de madeira. Terá de os lixar e envernizar e depois é só colocar a criatividade a trabalhar. Pode ficar na parede, ou então apenas encostar e prender com a cama.

3

Palha

Como fazer cabeceira de cama em palha? Pode reunir vários marcadores de mesa redondos e uni-los com cola quente. Posteriormente pendure na parede. Fica com um quarto renovado, aconchegante e é uma solução bastante económica

4

Vinil

E que tal escolher uma forma ou desenho e mandar imprimir em vinil? Depois só precisa de colar estrategicamente na parede.

5

Pintar

Para fazer uma cabeceira de cama pintada poderá simplesmente escolher uma cor que gosta e que se enquadra na decoração do quarto, e pintar a parede do meio para baixo. Assim estará a dar destaque à parede e delimita a zona de cabeceira. 

Também poderá desenhar a cabeceira e pintar. Embora esta opção seja mais complicada para quem não tem jeito para as artes manuais.

6

Ferro

Pode procurar uma grade velha de janela em lojas de ferro velho, em sites de materiais usados, casas em obras ou lojas de antiguidades. Limpe e pinte e terá uma cabeceira perfeita para a sua cama.

7

Paletes

Quem nunca ouviu falar em paletes? São uma ótima solução para diversos móveis de decoração. Seja uma mesa de apoio para a sala, um jardim vertical ou uma cama. Mas como fazer uma mesa de cabeceira com paletes?

Em primeiro lugar, deve preparar toda a madeira: lixar e envernizar. Se quiser mantenha esse tom mais rústico, caso contrário pinte com a cor desejada. Una duas paletes com pregos, ou mais, de acordo com o tamanho de cabeceira de cama desejado.

8

Almofadas

Se tem facilidade em costurar, esta é uma boa solução para a sua cabeceira de cama. Apenas precisa de um varão de cortina, duas almofadas e tecido para forrar as almofadas e fazer umas ilhoses com o tecido. É uma opção fácil e barata.

9

Papel de parede

Para fazer uma cabeceira com papel de parede poderá simplesmente criar um painel, tal como o faria com a tinta. Esta é uma forma original e fácil de embelezar o ambiente. E sendo as opções de papel tão diversas vai ser fácil criar uma zona original e agradável.

10

Portas

Se o estilo do seu quarto é mais rústico, esta é uma excelente escolha. Escolha uma porta antiga e faça o respetivo tratamento. Pendure na parede de fundo da cama e rapidamente terá uma solução original e cheia de estilo.

11

Armário funcional

Se tiver espaço no seu quarto e quiser criar zonas diferentes, poderá usar um armário como cabeceira. De um lado fica com uma cabeceira que poderá pintar da cor que desejar, do outro lado fica com zona de arrumação para roupa, calçado ou livros.

12

Cordão de luzes

Pode aproveitar as luzes de natal para fazer uma cabeceira luminosa. Poderá pregá-las junto à parede e fazer uma cortina de luzes ou, então, fazer desenhos como uma casa, ou uma árvore.

13

Pegboard

Um pegboard é geralmente utilizado numa oficina, no entanto, acredite que também é uma excelente forma de construir uma cabeceira versátil e funcional. Poderá fixar o objeto à parede e utilizar ganchos para decorar com o que quiser. Pode ser um vaso, uma prateleira para colocar os seus livros ou quadros.

14

Prateleiras

Esta solução é bem simples, basta colocar uma prateleira no lugar da cabeceira. Além de ser uma opção que ajuda a embelezar o ambiente, garante funcionalidade. Nela pode colocar quadros decorativos, plantas, livros ou até um relógio.

15

Letreiro luminoso

Este projeto de DIY pode demorar um pouco mais, mas também vale a pena o trabalho. Basta usar tábua de madeira simples. Nela poderá desenhar, escrever uma frase ou apenas uma palavra. E depois fazer pequenos furos no seu desenho de forma a conseguir introduzir as luzes. Et voilá, veja só o requinte!

Pode também utilizar os próprios cordões de luzes e, com eles, construir uma palavra, frase ou desenho.

São inúmeros os exemplos de como fazer cabeceira de cama para o seu quarto. Basta escolher, tratar dos materiais e pôr mãos à obra.

Veja também