ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Helena Peixoto
Helena Peixoto
06 Jul, 2021 - 10:00

10 hábitos para uma casa mais limpa: conheça os mandamentos

Helena Peixoto

Siga as nossas 10 sugestões de hábitos para uma casa mais limpa e surpreenda-se com os resultados atingidos. Pronto para começar?

hábitos para uma casa mais limpa

Sabia que há pequenas coisas que podemos fazer no nosso dia a dia que podem ter um grande impacto? É o caso destes 10 hábitos para uma casa mais limpa. Insira-os nas suas rotinas e vai ver que facilmente os vai adaptar sem sequer dar por isso e a sua casa e a sua mente vão agradecer.

Afinal, organizar a mente passa muitas vezes por organizar a casa e disciplinar-se para manter pequenas rotinas em ordem e sem muito esforço. E isso acaba por ser, no fundo, uma forma de se disciplinar noutras áreas da sua vida. É uma questão de hábito. E sim, pequenos pormenores podem fazer toda a diferença.

Estas mudanças de comportamento vão permitir que todos os dias, ao final do dia, quando chega ao seu lar, respire frescura e organização e se torne muito agradável o serão passado no seu ninho.

10 hábitos para uma casa mais limpa: para implementar diariamente

fazer a cama
1

Fazer a cama

Organização gera organização. Se entra no seu quarto ao final de um cansativo dia de trabalho e a cama ainda está por fazer, muito provavelmente não a vai fazer nessa altura.

E se é daquelas pessoas que precisa, e muito bem, de deixar a cama arejar antes de a fazer, então crie o hábito de se levantar, puxar para trás os lençóis, abrir a janela e enquanto faz a sua higiene matinal e se prepara a cama areja. Antes de sair de casa só precisa de 2 minutos e a cama está arrumada e, logo, o quarto também.

2

Depois de desarrumar, volte a arrumar

É um facto que agora pega num livro, daqui a pouco uma caneta e um papel, depois uma caneca de café, em seguida um tubo de cola… No final, como se tratam de pequenos objetos, vai deixando pousados aqui e ali. Dois dias depois a sua casa está a verdadeira confusão e o tempo que vai perder para a organizar vai ser muito mais do que realmente necessitaria.

De cada vez que precise de determinado objeto, obrigue-se a ir colocá-lo de volta no devido lugar quando já não precisar dele. Mais uma vez é uma questão de disciplina e enquanto aí perde um minuto e dá um aspeto limpo e arrumado à sua casa, se os acumular fora do sítio vai ser uma verdadeira confusão.

3

Separe a correspondência

Todos os dias chega a casa e tem a caixa de correio cheia? Desde publicidade a contas, cartas importantes e outras nem tanto, a vontade é mesmo chega a casa e atirar com tudo para um canto e depois vê, certo?

Errado. Comece por decidir se realmente precisa de toda aquela publicidade ou se manda tudo para o lixo. Se não precisa, então coloque um autocolante na caixa do correio a indicar que não quer publicidade – é afinal um direito que lhe assiste – e livre-se de papel desnecessário.

O ambiente agradece. De seguida, crie o hábito de separar imediatamente o correio por tipo e arquive de imediato tudo o que tiver a arquivar. E verifique se as contas mensais da casa não podem começar a ser enviadas por correio eletrónico!

4

Não deixe acumular sujidade na cozinha

Acredite, este é um dos hábitos para uma casa mais limpa que depois de instituído não vai conseguir fazer de outra forma! À medida que vai cozinhando, vá lavando e organizando tudo à sua volta! Assim, no final de uma boa refeição não se vê forçado a enfiar-se numa cozinha super desorganizada e suja!

Enquanto cozinha, vá lavando ou colocando na máquina da louça. Desta forma, quando terminar de cozinhar vai ter tudo muito mais organizado e, quando terminar de saborear o seu almoço ou jantar, já só terá mesmo a loiça da refeição.

5

Dê especial atenção ao chão da cozinha

Limpe o chão da cozinha diariamente. É uma tarefa que lhe leva no máximo 15 minutos por dia e a sua cozinha vai estar sempre com um ar arrumado e muito fresco. E mais importante, higienizada para confecionar as refeições em plena segurança!

pai e filhos vestidos de super-herói a estender a roupa
Veja também Como fazer as crianças ajudarem no trabalho doméstico?
6

Regra dos 15 minutos diários

Se conseguir colocar em prática esta regra, este é um dos hábitos para uma casa mais limpa que mais vai agradecer ter conhecido! Esqueça a limpeza semanal! E passe a fazer o seguinte: todos os dias, chegando a casa e tendo tudo orientado, guarde 15 minutos para se dedicar à limpeza de uma divisória à sua escolha.

O que vai isto fazer? Vai garantir que tem sempre tudo bem organizado e que não vai ficar o sábado enfiado em casa em volta de panos e aspiradores.

7

Apenas uma gaveta de “tralha”

Só é permitida uma gaveta da “tralha” em casa! E mesmo assim, essa gaveta deve ser revisitada uma vez por mês para a sua limpeza. Esqueça os móveis inteiros com papelada e coisas que não sabe o que lhes fazer. Se não usa ou não quer, dê ou deite fora! A sua casa vai ficar mais limpa e organizada e a sua alma também!

8

Areje sempre a casa

Não, não é só no verão que deve arejar a casa e deixar o ar entrar. Mesmo no inverno e nos dias mais cinzentos deve deixar a sua casa respirar! Na verdade, até é mais importante que o faça no dias de inverno para evitar humidades, mofos e bolores desnecessários que podem até prejudicar a saúde de quem habita lá em casa. Este é daqueles hábitos para uma casa mais limpa que deve mesmo seguir, pelo seu bem!

9

Casa de banho sempre limpa

A casa de banho é, à semelhança da cozinha, uma das divisórias mais importantes de ter em dia em termos de limpeza. Afinal, é lá que fazemos grande parte da nossa higiene e onde temos objetos de uso pessoal.

Ganhe o hábito de fazer pequenas coisas diariamente que vão garantir uma casa de banho sempre impecável: deitar um pouco de produto desinfetante na sanita, lavar o lavatório e torneiras e higienizar a banheira com produto próprio e água quente são algumas das principais que deve implementar.

10

Tire o lixo de casa diariamente

Esqueça a história de levar o lixo à rua uma ou duas vezes por semana. Já imaginou o mal que faz ter em casa comida em mau estado de composição e a quantidade de pequenos micróbios e bichinhos que isso pode atrair? Acredite, é preferível ter um balde mais pequeno e levar o lixo todos os dias do que apostar num recetáculo grande e deixar o lixo a acumular.

Veja também