Helena Peixoto
Helena Peixoto
13 Set, 2019 - 11:05
As melhores dicas para limpar paredes sem falhas

As melhores dicas para limpar paredes sem falhas

Helena Peixoto

Limpar paredes é das tarefas menos prazerosas de toda a lida da casa. Mas é muito importante saber fazê-lo de forma eficaz e nós vamos ajudá-lo!

O artigo continua após o anúncio

Seja por manchas de humidade e bolor, por pinturas rupestres das crianças lá de casa, um pouco de vinho entornado ou simplesmente o desgaste da utilização normal da casa, limpar paredes é uma tarefa que deve ser feita de vez em quando.

Pelo menos uma ou duas vezes por ano, quando faz a grande limpeza de boas vindas à nova estação, as paredes não devem ser esquecidas e nós vamos dizer-lhe como completar esta tarefa no mínimo de tempo possível e com o máximo de resultados.

Acredite: não é preciso voltar a pintar a parede só porque encontrou um risquinho ou uma mancha mais teimosa; existem várias técnicas e produtos que pode aplicar e transformar as suas paredes em superfícies imaculadas!

Saiba como limpar paredes como um verdadeiro profissional

Anote as nossas dicas para limpar paredes, mas tenha sempre atenção ao tipo de revestimento. Paredes pintadas exigem um tipo de cuidado, papel de parede outros cuidados e parede sem tinta ainda outras alternativas. Confira tudo.

limpar paredes

1. Limpar paredes sem tinta

Começamos então pelas paredes sem tinta. Para as limpar, deve seguir este procedimento: comece por cobrir qualquer tapete, carpete, sofá ou têxtil que se encontre perto dessa área. Pode fazê-lo com jornais, toalhas, lençóis velhos, plásticos ou lonas.

Depois disso, retire tudo o que estiver encostado à parede para o meio da divisão e aproveite para limpar nessas áreas, pois geralmente há grande acumulação de pó que pode ir parar à parede.

Comece agora, então, a limpar paredes propriamente ditas: com um espanador ou aspirador, remova todas as poeiras. Faça esta limpeza de cima para baixo num movimento vertical.

Amarre um pano macio ou t-shirt velha às cerdas de uma vassoura ou espanador e passe-a por toda a extensão da parede, também de cima para baixo. Se a sujidade estiver muito teimosa, pode humedecer um pouco o tecido e passar por toda a extensão, mas evitando molhar muito a parede.

O artigo continua após o anúncio

2. Limpar paredes com tinta

No caso de ter de enfrentar uma parede pintada de tinta, o procedimento é naturalmente diferente. Em primeiro lugar, deve confirmar que a tinta é lavável. Depois, é hora de remover todas as marcas ou manchas com um produto próprio de lavagem de parede com tinta. Nota importante: teste sempre numa área discreta da parede para verificar se o produto não a danifica.

Depois disso, pode então começar a lavar as paredes com um pouco de água e detergente e com a ajuda de um pano macio. Caso veja que é necessário uma medida mais extrema, pode preparar uma mistura de 1 chávena de vinagre branco para um balde de água morna (e não precisa enxaguar). Sempre que a água começar a ficar mais escura deve trocá-la por nova.

Evite limpar as paredes com produtos comerciais que tenham álcool nos seus ingredientes, sob pena de danificar a superfície da pintura!

Como alternativa, pode experimentar fazer um removedor de manchas caseiro: adicione ½ chávena de bicarbonato de sódio a um balde de cerca de 4 litros de água morna e borrife esta mistura numa toalha ou pano macio. Passe a mistura pelas manchas e finalize enxaguando com água e secando com um pano seco.

3. Limpar paredes com papel de parede

Bem sabemos que limpar paredes é fundamental, incluindo as que estão revestidas a papel de parede. Existem vários tipos de papel, uns mais resistentes que outros, mas todos exigem o mínimo dos cuidados.

Uma das fórmulas que funciona praticamente em todas as situações é a seguinte: faça uma mistura de água morna com umas gotas de detergente. Remova o pó acumulado com um aspirador ou espanador e aplique esta mistura com um pano macio, mas sem molhar em demasia.

Caso o papel de parede seja à base de vinil, experimente uma mistura de vinagre branco e água morna. Embeba um pano nesta solução e esfregue com muito cuidado a parede até verificar que a mancha saiu. Nunca aplique o vinagre diretamente nas paredes!

Limpar paredes com necessidade especiais

Humidade e bolor

Bolor e humidade, aquele verdadeiro pesadelo para todos nós. Mas a verdade é que o temos de enfrentar e tentar eliminar! O bolor não nada mais nada menos do que um fungo que se instala em casa e que pode causar problemas de saúde a quem lá habita.

O artigo continua após o anúncio

Vamos, então, dar-lhe algumas dicas para limpar paredes com este problema. Antes de começar, uma nota prévia importante: utilize sempre luvas e máscara para fazer esta limpeza e mantenha a divisória o mais arejada possível.

Vai precisar de:

2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
1 colher de sopa de vinagre
5 colheres de sopa de detergente desengordurante líquido
1 esponja macia
Água q.b.
1 pano de microfibra
1 recipiente grande

Como aplicar:

  1. Num recipiente grande, misture os ingredientes referidos acima;
  2. Humedeça um pano macio com água corrente e depois mergulhe-o na mistura preparada;
  3. Comece a esfregar a parede com cuidado para não danificar e vá repetindo o processo até verificar que o bolor foi totalmente eliminado;
  4. No final, pode terminar com uma passagem de água para eliminar cheiros mais agressivos.
Veja também
Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp