Mudar a cor das paredes de uma divisão é, muitas vezes, o suficiente para nos sentirmos como se tivéssemos mudado de casa. Porém, escolher as cores de tintas para paredes é uma decisão de grande importância e que pode tornar um espaço super agradável – ou, por outro lado, extremamente desconfortável. Por essa razão, reunimos dicas muito úteis para que saiba os tons certos que deve escolher.
3 dicas para escolher as cores de tintas para paredes
Dica 1:
Se vai pintar as paredes de uma divisão com pouca luz, escolha cores claras que ajudem a trazer alguma luz.
Dica 2:
Nas áreas pequenas, devem evitar-se tons muito fortes, pois dão a sensação do espaço ser ainda mais pequeno. Se quiser usar uma cor mais forte, que seja apenas numa das paredes do ambiente.
Dica 3:
Antes de selecionar a cor, deve ter em consideração quantas paredes vai pintar, quais e a decoração do ambiente, para que o tom da tinta esteja em harmonia com a decoração envolvente.
As cores de tintas para paredes mais indicadas: divisão a divisão
Quartos de dormir
Privilegie cores quentes como o castanho, cinzento, azul claro ou tons pastel, pois trazem calma e aconchego ao ambiente.
Cozinha
Já na cozinha, como espaço de “trabalho” que é, procuram-se cores mais claras e frias, que contribuam para a concentração e iluminem bem a divisão.
Sala
Embora haja várias opções válidas, se dermos preferência aos tons claros e cores menos saturadas, conseguimos transmitir tranquilidade e ficamos com mais liberdade para usar cor abundantemente nos objetos decorativos. Se procura uma sala mais animada e que seja um lugar de convívio por excelência, escolha tons laranja ou turquesa. Pense em dar uma vida diferente ao ambiente, escolhendo uma cor mais forte para uma das paredes da divisão.
WC
O WC, como divisão de curta estadia, permite que ousemos muito mais nas cores e pintemos uma parede, por exemplo, de vermelho.
Conheça a psicologia das cores antes de pintar as paredes
Branco e azul: Para transmitir tranquilidade.
Verde: Se o propósito é criar um espaço para relaxar.
Laranja: No escritório, por exemplo, pois incentiva a comunicação e a criatividade.
Amarelo e turquesa: No caso de ter uma divisão a que queira imprimir alguma alegria e diversão.
Surpreendido com algumas destas dicas? De facto, as cores tem efeitos muito diferentes, dependentes do espaço e da forma como são utilizadas. Por isso, já sabe, na hora de escolher as cores de tintas para paredes, recorde as nossas sugestões e faça uma opção sensata a bem da harmonia da sua casa.