ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Teresa Campos
Teresa Campos
06 Abr, 2021 - 10:00

Cores de tintas para paredes: as mais indicadas para cada divisão

Teresa Campos

Se vai renovar as paredes de casa, concentre-se nas nossas dicas. Elas vão ser preciosas na hora de escolher as cores de tintas para paredes.

cores de tintas para paredes

Mudar a cor das paredes de uma divisão é, muitas vezes, o suficiente para nos sentirmos como se tivéssemos mudado de casa. Porém, escolher as cores de tintas para paredes é uma decisão de grande importância e que pode tornar um espaço super agradável – ou, por outro lado, extremamente desconfortável.

Por essa razão, reunimos dicas muito úteis para que saiba os tons certos que deve escolher. Sim, porque é uma decisão mais importante do que possa imaginar e cujos resultados podem influenciar a sua rotina de casa. Saiba mais.

3 dicas para escolher as cores de tintas para paredes

família pintar paredes
1

Tintas e luz

Se vai pintar as paredes de uma divisão com pouca luz, escolha cores claras que ajudem a trazer alguma luz. O espaço até irá, consequentemente, parecer maior.

2

Tintas e área

Nas áreas pequenas, devem evitar-se tons muito fortes, pois dão a sensação do espaço ser ainda mais pequeno. Se quiser usar uma cor mais forte, poderá fazê-lo, claro. Todavia, aconselhamos a que seja apenas numa das paredes da divisão em causa.

3

Tintas e número de paredes

Antes de selecionar a cor, deve ter em consideração quantas paredes vai pintar, quais são e a decoração do ambiente da divisão em que está a pensar. Isto é extremamente importante, para que o tom da tinta esteja em harmonia com a decoração envolvente.

As cores de tintas para paredes mais indicadas: divisão a divisão

Como viu, não basta ter em consideração os seus gostos pessoais para a escolher a cor perfeita para cada espaço de sua casa.

De forma a ter um lar verdadeiramente harmonizado, do qual tira o máximo proveito e cuja decoração o faça querer sorrir a todo o instante, deve saber que há cores mais apropriadas para cada cantinho. Tome nota!

Quarto

Privilegie cores quentes como o castanho, cinzento, azul claro ou tons pastel, pois trazem calma e aconchego ao ambiente.

Esta é a zona da casa que deve inspirar maior aconchego e tranquilidade. Afinal, estas são características fundamentais para uma boa noite de sono.

Cozinha

Já na cozinha, como espaço de “trabalho” que é, procuram-se cores mais claras e frias, que contribuam para a concentração e iluminem bem a divisão.

Além disso, as cores eleitas devem combinar com os armários, sendo que isso não significa que deve ser tudo da mesma cor. Não é obrigatório fazê-lo, mas o ideal é que use tons diferentes dentro da mesma cor.

 

Sala

Embora haja várias opções válidas, se dermos preferência aos tons claros e cores menos saturadas, conseguimos transmitir tranquilidade e ficamos com mais liberdade para usar cor abundantemente nos objetos decorativos.

Se procura uma sala mais animada e que seja um lugar de convívio por excelência, escolha tons laranja ou turquesa.

Pode também pensar em dar uma vida diferente ao ambiente, escolhendo uma cor mais forte para uma das paredes da divisão.

 

Casa de banho

A casa de banho, como divisão de curta estadia, permite que ousemos muito mais nas cores e pintemos uma parede, por exemplo, de vermelho.

 

Conheça a psicologia das cores antes de pintar as paredes

Naturalmente que sabe que a cada cor correspondem determinados significados e, como tal, determinados sentimentos despertados. Atente.

  • Branco e azul: Para transmitir tranquilidade.
  • Verde: Se o propósito é criar um espaço para relaxar.
  • Laranja: No escritório, por exemplo, pois incentiva a comunicação e a criatividade.
  • Amarelo e turquesa: No caso de ter uma divisão a que queira imprimir alguma alegria e diversão.

Surpreendido com algumas destas dicas? De facto, as cores tem efeitos muito diferentes, dependentes do espaço e da forma como são utilizadas. Por isso, já sabe, na hora de escolher as cores de tintas para paredes, recorde as nossas sugestões e faça uma opção sensata a bem da harmonia da sua casa.

Veja também