Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
20 Mar, 2020 - 11:52

Decoração de primavera: inspirações para transformar a casa

Mónica Carvalho

Mais cor e mais pormenores naturais ajudam a transformar a casa e a prepará-la para a decoração de primavera. Conheça todas as dicas.

sala decorada com tons claros

A decoração de primavera em casa convida a mudanças: abrir as janelas, trocar os tecidos pesados pelos mais leves e de cores mais claras e trazer para dentro um pouco da Natureza que se vive lá fora.

A primavera é mesmo a estação que transforma o clima lá fora e que nos renova também por dentro, completamente. E, por isso, quando ela chegar, receba-a de portas abertas, deixando o sol purificador entrar, levando consigo o peso da escuridão invernal.

E, claro, é uma excelente época para redecorar a casa, acompanhando os passos da natureza. Não é à toa que as limpezas de primavera são tão famosas. Se está a preparar-se para fazer a sua decoração de primavera, a homify associa-se à mudança e, para isso, selecionámos alguns conselhos que o podem ajudar.

Decoração de primavera: 7 dicas para refrescar a casa

sala cor primavera

Dê cor às paredes

Não é uma ideia tão simples quanto trocar as flores do jarro ou apostar numa planta para a sala, mas a verdade é que mudar a cor de uma parede para um tom claro ou para uma cor bem alegre transforma a casa para receber a primavera.

Escolha um tom vibrante para complementar a decoração que já tem ou, então, considere um papel de parede.

Mude as almofadas

Estes acessórios são excelentes para mudar a decoração e gastar pouco. É tão rápido e simples de fazer: basta trocar as capas das suas almofadas por modelos que tenham tons mais claros, mais doces, ou temas mais tropicais e relacionados com a natureza.

Os tons verde e amarelo, típicos desta estação, são uma aposta segura.

Mas calma, que isso não significa que todos os anos deve trocar de capas de almofadas: guarde as capas de inverno e volte a colocá-las quando chegar essa época do ano. Assim, continua a reaproveitar o que já tem.

Troque as cortinas

Se tem cortinas fáceis de trocar, e que não obriguem a grande trabalho ou despesa, escolha umas costinhas novas mais claras, que permitam a entrada da luz do sol. Tecidos leves vão criar ambientes iluminados e aconchegantes.

As melhores opções são as cortinas em linho, seda, gaze ou até com apontamentos de renda.

Encha a casa de plantas

A tendência é criar, dentro de casa, no terraço ou na varanda, uma verdadeira floresta urbana. Encha a sua casa de plantas, para poder criar um verdadeiro refúgio privado.

Acreditamos que esta decoração de primavera é um verdadeiro antídoto contra o stress, até porque as plantas são ótimas para o bem-estar e, mesmo em casa, todos podemos criar uma conexão com a natureza.

Um jardim zen ou um jardim vertical, uma horta urbana… Dê asas à imaginação e use as plantas na decoração da casa. O importante é que saiba escolher as plantas que funcionam bem em diferentes espaços e que sejam adequem às condições da sua casa.

Use e abuse das flores

As flores são excelentes em qualquer época do ano para conferir mais vida a uma casa. Mas realmente é com a decoração de primavera que elas se destacam.

Para criar os arranjos florais, é preciso ficar atento ao estilo de decoração que tem ou vai ter e avaliar as condições do ambiente em relação a ventilação, intensidade de sol, sombra, etc. para escolher as espécies certas.

Está mesmo na hora de destralhar

Não é à toa que se fala em limpezas de primavera… A chegada desta bonita estação é a desculpa perfeita para limpar a casa em profundidade, fazer pequenos arranjos necessários lá em casa e, sim, destralhar! Não adianta adiar mais esta tarefa, de achar que aquele casaco que usou em 2010 ainda vai servir para outra ocasião. Fora a quantidade de lembranças e objetos que guardamos, porque associamos a determinado momento.

Guarde algum tempo para esta tarefa, mentalize-se de que no final vai ganhar espaço e ficar com a casa mais livre e deite mãos à obra.

Escolha símbolos associados à primavera

A escolha de símbolos associados a determinada época do ano são uma opção óbvia para adaptar a decoração de casa.

No caso específico da primavera tal pode ser conseguido com estampados ou prints de flores e plantas, o uso de andorinhas – um objeto tão famoso na decoração de paredes portuguesas.

Sugestões de produtos para decoração de primavera em casa

Cortinados transparentes

Os cortinados transparentes permitem a tão desejada entrada da luz solar, enquanto proporcionam privacidade – ninguém quer mostrar a sua vida privada aos vizinhos, verdade?

E conferem logo um novo aspeto à sua casa; mais luz é sinal que a primavera chegou mesmo!

Manta para sofá

Ficar a vegetar no sofá, enquanto chove lá fora é um dos passatempos preferidos de inverno. Mas com a chegada da primavera, está na altura de arrumar as mantas pesadas e quentes e trocá-las por mantas ou capas de sofá de tecidos leves e frescos e cores claras.

Vaso

Nada grita mais primavera do ter uma casa com plantas. Não precisa de ter uma verdadeira floresta em casa, mas dê-lhe vida e Natureza e todo o ambiente será rapidamente transformado.

Atualmente, os vasos para colocação de plantas são objetos tão úteis quanto decorativos, pelo que a escolha de uma peça bonita, elegante, que se adeque ao estilo de sua casa, é um dos truques a seguir para a decoração de primavera.

Quadro

A mudança pontual de quadros em casa, de acordo com a época do ano, é outro dos comportamentos simples de implementar que vão fazer toda a diferença.

Ainda que se apele à mudança de decoração e até a destralhar a casa, alertamos para que seja o mais amigo do ambiente possível. Isto é: apenas deite fora, reciclando o que for possível, os objetos ou peças que se encontrem estragados.

Doe as que se encontram em bom estado, mas que já não vai mais utilizar. E, claro, guarde em casa, para quando regressarem os dias frios, todos aqueles itens mais associados à decoração de outono ou inverno.

Veja também