Luana Freire
Luana Freire
26 Mar, 2019 - 13:46
14 dicas para as limpezas de primavera: simples e rápidas

14 dicas para as limpezas de primavera: simples e rápidas

Luana Freire

Para muitos, a altura de realizar estas tarefas é das mais difíceis, mas não tem de ser assim. Siga as nossas dicas para as limpezas de primavera.

O artigo continua após o anúncio

À procura de dicas para as limpezas de primavera? Chegou ao sítio certo.

Se quer encontrar os melhores truques e os conselhos mais eficazes, este artigo é para si. Temos 14 dicas que vão tornar mais fáceis as limpezas aí de casa e ajudá-lo a ter, em poucos passos, tudo pronto para receber a estação florida que dá lugar aos dias de sol.

14 dicas para as limpezas de primavera: diga olá ao sol com a casa limpinha

1. Faça uma lista de tarefas

Convém que tenha em conta todas as tarefas, por ordem, para colocar em prática as limpezas de primavera. A melhor forma de ter esses deveres bem organizados é tomar nota de todos, criando uma checklist. Esta ajuda é preciosa para que nada fique por fazer.

Liste tudo, até mesmo as tarefas mais simples e mais pequenas, da limpeza à reciclagem, da despensa à garagem, sem esquecer que para organizar vai ter também de destralhar.

Sempre que concluir uma tarefa, marque check. Não há como errar ou falhar.

2. Separe o que vai reciclar, reutilizar ou deitar fora

Objetivo: destralhar a casa em 9 passos

Se quer entrar na primavera com a casa limpa e organizada, não esqueça que vai ter que realizar uma separação de artigos para reutilizar, reciclar, doar ou deitar ao lixo. Afinal, deve lembrar-se que as limpezas sazonais – de primavera e não só – servem para fazer a seleção daquilo que já não usa, ou está fora da validade, e que só serve para ocupar espaço valioso em casa.

Se já não usa há mais de um ano, coloque numa destas 3 pilhas: doação, reciclagem, lixo. Se ainda usa, coloque na pilha da reutilização. Pode, também, criar uma pilha de artigos para vender.

3. Compre todos os produtos de limpeza que vai precisar

Antes de começar os trabalhos, não se esqueça de verificar se tem em casa todos os materiais e produtos de limpeza que vai precisar. Assim, vai evitar ter de fazer paragens desnecessárias para ir às compras, fazendo render o seu tempo.

O artigo continua após o anúncio

4. Perfume a casa

Resultado de imagem para site e-konomista.pt ambientadores

Quem não gosta de, no fim das limpezas, sentir o cheiro a limpo? Ainda assim, se não gosta dos perfumes ativos dos produtos de limpeza, tente camuflar com outros cheiros agradáveis. Use ambientadores, velas perfumadas ou flores espalhadas pela casa.

5. Limpe os candeeiros com um rolo adesivo

Um rolo adesivo, daqueles usados para tirar pelos de animais da roupa, é a ferramenta perfeita para remover o pó que teima em ficar agarrado aos abajures.

6. Limpe os espelhos com espuma de barbear

A espuma de barbear é excelente para remover quaisquer vestígios de sujidade acumulada e combate as famosas e indesejadas dedadas nos espelhos de casa. Basta aplicar no espelho e limpar com um pano.

7. Utilize azeite para limpar o aço inoxidável e deixá-lo como novo

Basta uma pequena quantidade de azeite para que limpe o aço inoxidável como nunca. Aplique o azeite e esfregue com um pano seco. De seguida, use um pano limpo para retirar o excesso. Voilà!

8. Remova pelos de gatos e cães com umas luvas de borracha

Use umas luvas de borracha para agarrar o pelo dos animais que teima em espalhar-se pela casa. Depois, basta passar as luvas por água. Muito simples.

9. Use bicarbonato de sódio para a limpeza do forno

Resultado de imagem para site e-konomista.pt limpar forno

Use um borrifador para juntar água e bicarbonato de sódio. Borrife a mistura no forno e deixe repousar de um dia para o outro. Depois, basta remover tudo com um pano limpo.

Se notar que ainda há resíduos de bicarbonato de sódio difíceis de eliminar, use um pano humedecido com vinagre.

Resultado de imagem para site e-konomista.pt maquina de lavar louça

Aproveite o mote das limpezas e deixe a máquina de lavar a louça fazer uma auto-higienização. Para isso, faça um ciclo de lavagem com a máquina vazia e a uma temperatura de 60ºc.

13. Remova o cheiro do colchão com a ajuda do bicarbonato de sódio

Espalhe bicarbonato de sódio pelo colchão, deixe atuar por 8 horas e, de seguida, aspire. Adeus, odores!

14. Lave na máquina da louça os brinquedos de plástico

E para encerrar as dicas para as limpezas de primavera, um truque para casas com miúdos: os brinquedos dos mais novos, desde que feitos em plástico e não funcionem a pilhas, podem ser lavados na máquina da louça.

Veja também:

O artigo continua após o anúncio
Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp