Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
13 Fev, 2019 - 14:36

Como escolher os melhores incensos: aromas para durar mais tempo

Helena Peixoto

Se, quando procura os melhores incensos, não prescinde da duração do aroma que deixam no ar, este artigo é para si. Descubra-os!

Como escolher os melhores incensos: aromas para durar mais tempo

É uma das ferramentas mais antigas usadas pelos povos milenares. Egípcios, árabes, orientais, indianos, japoneses… Todos eles faziam questão de usar os melhores incensos para atrair boas energias e para invocar a presença dos deuses e também em rituais religiosos.

A palavra incenso nasce do latim incendere, que significa “queimar”. E queimar o quê? Essencialmente uma massa composta por incenso e por aromas e óleos essenciais que ao serem queimados deixam no ar um perfume bem agradável.

Hoje em dia, é mais do que comum a utilização dos incensos para perfumar a casa (e sem objetivos místicos ou religiosos), até porque esta acaba por ser uma opção relativamente acessível em termos monetários.

Os melhores incensos: quais tipos existem?

melhores incensos

Antes de entrar na questão propriamente dita de quais os melhores incensos em termos de durabilidade, é importante conhecer as principais tipologias existentes.

A mais comum é mesmo a versão em stick, que consiste num pau de madeira com a mistura de incenso e aroma em metade do seu comprimento. São essencialmente varetas bem finas cobertas por uma mistura de materiais aromáticos provenientes de plantas aromáticas e óleos essenciais.

Existe ainda a versão em cone, feita apenas com a mistura para arder (necessitando de uma base onde colocar).

Finalmente, existem ainda umas versões líquidas para encher um recetáculo e deixar a queimar – esta versão não é consensual no sentido em que nem todos consideram efetivamente ‘incenso’.

Na hora de saber escolher os melhores incensos – os mais duradouros – não se deve cingir apenas à sua tipologia, mas também a uma série de questões orientadoras que lhe vão garantir efetivamente a sua durabilidade.

Escolher os melhores incensos: 5 pontos a ter em conta

melhores incensos

Na hora de escolher, verifique estes tópicos essenciais.

1. Composição

Como a oferta de incensos é cada vez maior, deve ter muita atenção à sua composição. Muitos incensos disponíveis no mercado possuem componentes que fazem mal à saúde, como o chumbo, goma arábica, formol ou benzeno. Fuja destes ingredientes e prefira os que são feitos apenas com ervas, plantas e especiarias.

2. Fumo

Sim, o tipo de fumo tem influência na hora de saber quais os melhores incensos e mais duradouros. O fumo que sai do incenso deve ser branco, pois é sinal de que os elementos presentes no mesmo são naturais e não são tóxicos.

3. Preço

Não é necessário comprar os incensos mais caros que encontrar. Mas cuidado com os que são incrivelmente baratos – confira os ingredientes para não estar a comprar gato por lebre.

4. Teste do incenso

Existe um teste rápido que pode fazer para verificar a qualidade do produto. Os incensos de baixa qualidade possuem, geralmente, muito carvão – um irritante respiratório. Experimente esfregar a vareta na mão e se a sua mão ficar preta é porque o carvão está presente. Se a mancha for cinzenta, está diante de um bom incenso.

5. Origem

Este indicador não é absolutamente rígido, mas pode ser uma boa fonte de despiste da qualidade. Em regras gerais, os incensos mais duradouros e naturais são provenientes da Índia e do Japão. Confirme a sua origem e, depois, nada como ir testando…

Escolher os melhores incensos: diferentes objetivos, diferentes escolhas

melhores incensos

Agora que já sabe como escolher os melhores incensos e mais duradouros, deixamos-lhe um mini guia em termos de ‘objetivos’ de uso dos diferentes aromas. E não, não precisa ter uma habilidade mística! A verdade é que, tal como as cores, que nos transmitem diferentes estados de espírito e emoções, o mesmo acontece com os aromas. Confira mais abaixo.

  1. Para ativar ou renovar as energias românticas – para criar um ambiente de romance, prefira incensos como o almíscar, amor-perfeito, ópium, sândalo, pachouli, absinto, cereja ou morango.
  2. Boas energias profissionais se anda numa fase de mudança profissional, em busca de oportunidades e novos desafios, experimente utilizar o aroma de lótus ou o eucalipto, para um boos na motivação.
  3. Boas energias para melhorar a capacidade de concentração – se o que procura é uma ajudinha na concentração para os estudos, o incenso de cipreste é uma das melhores opções, pois ele transmite segurança e equilíbrio, e está relacionado com a inteligência, com os pensamentos e com as habilidades da mente.
  4. Para “limpar” as energias de casa – no caso de estar numa de feng shui e de limpeza de energias lá por casa, prefira os aromas de alecrim, alfazema e camomila, mas cravo-da-índia, mirra, cipreste, arruda e cânfora também são boas opções.
  5. Boas energias internas – ainda no caso de preferir um aroma que desperte as suas capacidades e boas energias internas, pode experimentar um incenso de baunilha, conhecido por ajudar no processo de autoconhecimento e autodescoberta.

22 incensos e as suas indicações

Se tem curiosidade sobre este tema dos diferentes objetivos dos incensos, confira a lista que preparamos:

  1. Arruda: proteção espiritual e segurança.
  2. Acácia: evita pesadelos e transmite um sono tranquilo.
  3. Absinto: favorece a clarividência, proteção e amor.
  4. Alecrim: afasta a depressão, purifica o local e eleva o nível de pensamentos.
  5. Alfazema: transmite tranquilidade.
  6. Almíscar: aumenta a intuição.
  7. Anis estrelado: atrai a boa sorte.
  8. Camomila: acalma emocionalmente.
  9. Canela: indicado para questões financeiras.
  10. Cânfora: aumenta a realização emocional e profissional e elimina as energias negativas.
  11. Cedro: aumenta a força física.
  12. Cipreste: aumenta a concentração, a firmeza e o equilíbrio.
  13. Erva doce: promove a harmonia e paz.
  14. Eucalipto: renova as energias e promove uma verdadeira limpeza energética do local.
  15. Hortelã: anula as energias negativas.
  16. Jasmim: aumenta a resistência física e melhora os negócios.
  17. Lavanda: elimina a depressão e confere um sono tranquilo.
  18. Manjericão: traz sorte, felicidade, prosperidade e proteção.
  19. Mirra: estimula a intuição.
  20. Orquídea: indicado para purificar o ambiente de trabalho.
  21. Sândalo: ajuda no desenvolvimento e expansão da intuição.
  22. Violeta: ajuda a espantar as energias negativas.

Veja também: