ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Helena Peixoto
Helena Peixoto
08 Mar, 2021 - 11:55

Conheça as principais flores de primavera e o seu significado

Helena Peixoto

Sabe quais são as flores de primavera? Conheça as espécies que deve privilegiar e o que fazer para ter as em casa bonitas e saudáveis.

flores de primavera

Daqui a nada chega uma das alturas do ano mais apreciadas pela maioria das pessoas. Os dias já se notam maiores, a temperatura começa a ficar mais amena, o sol agracia-nos com a sua presença frequentemente… E, com isso, chegam também as flores de primavera.

E com a sua presença, facilmente o ambiente em casa muda e para muito melhor, pois claro. Mais alegria, mais vida, mais cor: as flores são mesmo a prova de como algo tão simples pode ser tão importante.

Conheça, então, as espécies típicas desta bonita época do ano e deixe o seu jardim, varanda ou vasos interiores florirem, dando as boas vindas a esta estação que está quase quase a chegar.

Dê as boas vindas à estação com flores de primavera

Neste artigo, damos-lhe a conhecer diferentes espécies de flores de primavera que vai adorar ter em casa.

Além disso, partilhamos as melhores dicas para cuidar delas.

1

Amor-perfeito

O amor-perfeito é uma daquelas flores difíceis de não gostar! Símbolo de um amor romântico e duradouro, existe em combinações de três cores diferentes, razão pela qual também é conhecida como “Erva-da-trindade”, numa referência à Santíssima Trindade.

De origem europeia, esta bonita planta atinge no máximo 15cm de altura e é bastante resistente às diferenças de temperatura e à humidade. Se pretende plantar esta espécie no seu jardim e garantir que vai florir durante todo o ano, corte as flores sempre que estiverem secas.

2

Begónia

A begónia significa felicidade, delicadeza e cordialidade, pelo que é geralmente oferecida entre namorados. Está também associada à inocência e à lealdade do verdadeiro amor. Estas flores são também muito utilizadas no Feng Shui, uma vez que representam a fertilidade.

Para que permaneçam vivas e com vigor, mantenha-as sempre livres de ervas daninhas. Esta planta é bastante resistente a alterações de temperatura e luminosidade.

3

Calêndula

De cultivo fácil, a calêndula gosta bastante de sol e, por isso, mesmo costuma aparecer na altura da primavera. É muito utilizadas em cremes, tratamentos de pele, e até mesmo para em pequenas feridas, infeções e queimaduras.

Pode também ser ingerida em chás para auxiliar com problemas gástricos e intestinais.

4

Camélia

As camélias são um símbolo da beleza e dos recomeços felizes. Gostam de solos mais ácidos e a água da rega não deve ser calcária. Deve também protegê-las das geadas, às quais são bastante sensíveis, assim como aos primeiros raios de sol da primavera.

Esta planta prefere climas amenos e sim, gosta de sombra.

5

Campainhas

As campainhas estão associadas a situações de luto e são, muitas vezes, oferecidas para confortar alguém que perdeu um ente querido.

A esperança é o principal significado desta planta. As campainhas adoram climas solarengos, por isso, evite colocá-las ou plantá-las em zonas muito húmidas.

6

Glicínia

Esta planta é bastante trepadeira, ideal para embelezar pérgulas e semelhantes. Os seus ramos são compridos e as suas flores consomem muito adubo. Por ser bastante colorida, é uma boa opção para embelezar canteiros de jardim. Esta planta gosta de climas como o continental, com muito sol.

7

Hibisco

O hibisco é uma flor bastante grande e com apenas uma estaca. É também conhecida como o “Mimo de Vénus” e, em grego, a palavra hibiscus significa Ísis, a deusa egípcia da fertilidade.

Deve protegê-la dos ventos frios e privilegiar zonas bem expostas ao sol.

8

Jacinto

Se há flores de primavera por excelência, o jacinto é uma delas. Bolbosa e de grande duração, esta planta precisa de solos mais profundos e tem a grande vantagem de proliferar bem tanto ao sol como ao sol-sombra.

9

Lírio

Adube os lírios com produtos ricos em azoto. E não se esqueça de dividir a sua folhagem depois de seca. Esta planta dá-se bem em climas com sol, pelo que deve escolher um local com bastante exposição solar para o colocar.

Pureza e graça do espírito são as suas principais associações.

10

Lilás

O lilás – a planta, não a cor – exige um solo moderadamente rico em nutrientes, com boa drenagem e pede maior intensidade de rega nos meses mais quentes do ano. Se conseguir dar isto aos seus lilases, terá cor e fragrância garantidas.

Embora resistentes a alterações de temperatura, não suportam a acidez de solo. Amor e inocência são os principais símbolos destas flores de primavera.

11

Madressilva

A madressilva é por natureza uma planta trepadeira e está relacionada com a fraternidade e laços fortes de amizade ou entre familiares. Fica muito bem em muros de jardim, mas para viver uma vida longa necessita de uma poda forte no inverno.

12

Marmeleiro do Japão

As flores do marmeleiro do Japão precisam ser conduzidas por uma parede, garantindo assim que ficam viçosas e belas. É conveniente fazer uma poda drástica aos rebentos do ano anterior, no verão. Adapta-se bem em todos os climas, ao sol ou com luz de qualidade.

13

Narciso

Estas flores de primavera precisam de humidade constante no solo, mas sem que fiquem encharcadas – caso contrário o bolbo apodrece. Não corte as folhas até que elas fiquem murchas e aproveite essa altura para fazer um adubo rico em azoto.

Símbolo de beleza interna, mas também associadas ao egocentrismo, estas flores dão-se bem em todos os climas, ao sol ou sombra ténue.

14

Tulipa

As tulipas significam o respeito e a fidelidade nas relações. No caso da tulipa roxa, esta representa paixão. As tulipas florescem em poucas semanas, sendo essa uma das suas vantagens.

Na primavera deve ser plantada em vasos, mas no outono deve colocar os bolbos no terreno a 10 centímetros de profundidade, em solo ligeiro e bem drenado. Esta planta dá-se bem em todos os climas, logo que tenha sol pleno.

15

Verbena

A verbena é uma flor rasteira que suporta bem a falta de água. Dá-se em climas como o mediterrânico e ao sol. Associada a fins medicinais, é muito usada para ajudar a combater neuroses e depressões.

Veja também