ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Sara Cristóvão
Sara Cristóvão
15 Abr, 2021 - 09:02

Vasos para decoração: ideias criativas e úteis

Sara Cristóvão

Os vasos para decoração permitem trazer um pouco da Natureza para dentro de casa. Encontre aqui algumas ideias bem originais e práticas.

vasos para decoração

Utilizar vasos para decoração tornou-se um fator indispensável para dar conforto e elegância à sua casa. Além de darem a possibilidade de trazer o elemento exterior para dentro de casa, podem ser adaptados facilmente à decoração e estilo. Existem diferentes tipos, modelos, tamanhos que vão dar um toque especial e ajudar a decorar os diversos ambientes da sua habitação.

No entanto, às vezes sentimos alguma dificuldade na escolha dos vasos ideais para colocar em casa. A pensar nesta e noutras questões relacionadas com a utilização de vasos para decoração reunimos algumas dicas que achamos essenciais para começar.

O mundo dos vasos para decoração: dicas importantes

As opções nesta área são tantas que poderemos chamar mesmo “o mundo dos vasos para decoração”. Fique atento às nossas dicas e escolha as melhores opções para si.

casa vasos plantas

A escolha

Existem tantos modelos, formatos e cores que escolher quais os melhores vasos para decoração de casa pode ser uma tarefa difícil. Primeiro de tudo é preciso que pense bem naquilo que se adapta melhor à sua casa e ao seu estilo de decoração. Desta forma vai conseguir identificar mais facilmente qual o melhor vaso decorativo escolher.

É ainda importante definir qual a função do vaso. Será apenas para colocar um pormenor especial ou para dar um destaque grande à peça?

O ideal é que o vaso seja proporcional ao tamanho do ambiente que o rodeia, se tem bastante espaço poderá pensar em vasos maiores, no entanto, se o espaço é mais reduzido deverá pensar em vasos para criar um ambiente mais confortável.

Além do tamanho, é importante pensar nas cores. Nesse sentido, deve-se analisar a decoração do ambiente onde gostava de colocar um vaso, de forma a que este elemento não destoe. É essencial haver harmonia entre todos os elementos decorativos.

Como usar os vasos na decoração de forma harmoniosa

Usar vasos para decoração de uma sala ampla é uma excelente opção. Poderá usar vasos maiores para decorar o chão, combinando com os móveis que o envolvem. Na sala de jantar um vaso é uma ótima ideia para decorar a mesa, mas também embelezar o aparador. Aqui opte por soluções de menor dimensão. O mais importante é que este elemento esteja em harmonia com o resto da decoração.

Se estivermos a falar de espaços mais pequenos, é necessário ter cuidado para não exagerar e criar desconforto visual no ambiente. Em espaços pequenos não opte por vasos e plantas grandes. Uma excelente forma de utilizar vasos em espaços pequenos é combiná-los com outros elementos, como candeeiros, livros, ou molduras.

E quem acha que as casas de banho não necessitam de decoração, saiba que está errado. A decoração torna todo o ambiente mais agradável e nada melhor do que ter uma casa de banho confortável. Nesse sentido, aposte na utilização de vasos para decoração. Escolha algo discreto, em tons neutros, que confira frescura e tranquilidade.

Caso procure um vaso para decorar o terraço, a varanda ou jardim tenha em mente que deverá escolher opções que podem ser utilizadas no exterior. Cerâmica ou cimento são os melhores materiais. Se o espaço é pequeno, pense na utilização de vasos pendurados ou na formação de um jardim vertical.

Dentro de casa será sempre mais fácil escolher e as opções são infindáveis. Desde peças pequenas para pendurar no teto a autênticas peças de arte. O difícil será escolher.

Vasos para decoração: por que não fazê-los?

Claro que a tendência Do It Yourself também se encontra na temática da utilização de vasos para decoração.

Muitas vezes encontramos vasos lindos, no entanto vamos ver o preço e estão muito além do nosso orçamento. Então, por que não adaptar tudo ao nosso estilo e à decoração da nossa casa? Poderá escolher os mais feios vasos de plástico e fazer um extreme makeover ou então os básicos de barro e dar uma reviravolta para que se enquadrem na sua habitação.

Aqui poderá utilizar os mais variados materiais, seja com corda, tinta, fio de sisal, crochet, stencil, fitas adesivas decorativas, tecido, vime… São infindáveis as opções. Poderá escolher a que gosta mais e dar asas à sua criatividade.

Além disso, poderá também escolher materiais que já tem em casa e adaptar. Estamos a falar de cestos, caixotes, copos de iogurte, garrafas de vidro, latas, canecas, jarros de água, baldes ou garrafas e garrafões de plástico. Desta forma estará a dar uso a um material que poderia ir para o lixo.

Veja algumas ideias práticas.

1

Reutilização de materiais

Já pensou que uma simples garrafa de vinho, depois de usada, pode transformar-se num vaso para uns pés de flores? Ou, então, um frasco de feijões ou até mesmo pickles? O que tem de fazer é dar asas à imaginação, pintar esse “vaso” ao seu gosto ou forrar com papel, por exemplo e depois colocar lá dentro uma dúzia de rosas, por exemplo.

2

Decoração suspensa

Se há coisa que está atualmente em voga é a decoração suspensa. E com vasos para decoração não é exceção! Escolha um lote de três vasinhos pequenos (ou de outro tamanho se preferir), faça-lhes dois furos para conseguir colocar corda e prenda-os no teto da varanda. Que toque de charme vai conseguir dar a esse espaço!

3

Decoração vertical

Sabe aqueles jardins verticais de que todos falam? Por que não adaptar um para sua casa? Experimente fazer isto na sua cozinha: use uma placa ou palete como base, afixe-a à parede e depois comece a “construir” o seu jardim com pequenos vasinhos.

E já que está na cozinha, porque não juntar o útil ao agradável e colocar dentro desses vasinhos diferentes espécies de ervas aromáticas? Vai tornar o espaço mais bonito e os pratos mais saborosos!

4

Vasos de pneus

Uma tendência bastante apreciada, sobretudo para espaços exteriores, é a utilização de pneus usados para construir vasos para decoração. Aqueles pneus que tem lá para casa, na garagem? Traga-os para o jardim!

Depois é só lavar, pintar com as cores que desejar, enchê-los de terra e plantar espécies de que goste e apreciar o nascimento de um elemento natural e decorativo em sua casa.

5

Vasos de sarapilheira

Com o material de serapilheira também é possível construir peças bem interessantes, vasos incluídos! Uma forma de o fazer é a seguinte: coloque o material de serapilheira a forrar um vasilhame parecido com um vaso (e tapando a base). Aplique cola de madeira em todo o material e deixe secar. Ou, então, forrá-lo com um tecido bonito.

Vai conseguir depois um material bem duro e que pode servir de vaso para colocar terra, flores e outras plantas, de interior ou exterior, ou até mesmo outros elementos decorativos!

6

Regador ou vaso

Finalmente, uma ideia de reutilização de objeto. Por que é que não pega naquele regador de alumínio antigo e lhe dá uma nova vida transformando-o num vaso decorativo?

Encha-o de flores ou verdes, dê uns toques com papel de seda, por exemplo e coloque-o numa prateleira ou base de armário. Ou simplesmente assuma e deixe como está. Vai conseguir dar à sua casa um toque campestre e chique ao mesmo tempo!

Como pode verificar, nesta matéria o importante é ser criativo e deixar a imaginação apoderar-se da sua mente. Uma coisa é certa: a utilização de vasos para decoração da sua casa é uma excelente forma de embelezar e tornar todo o ambiente mais confortável. 

Veja também