Helena Peixoto
Helena Peixoto
15 Fev, 2019 - 10:02
vasos originais em cima de móvel de hall de entrada

Vasos para decoração: 10 ideias originais que tem de conhecer

Helena Peixoto

Siga as nossas dicas de como utilizar vasos para decoração e consiga ambientes únicos e carregados de estilo. Renove os ambientes com estas ideias.

O artigo continua após o anúncio

Nem só de plantas vivem os vasos para decoração! Existem 1001 formas de os utilizar em diferentes ambientes decorativos, independentemente do estilo ou tendências que mais gosta.

Fique a par das nossas sugestões e consiga criar ambientes que pensava serem possíveis apenas nas revistas!

utilizar vasos para decoração: 10 dicas imperdíveis

Comece a busca pelos vasos que tem lá por casa perdidos, entre arrumos, garagem e afins. O que parece apenas uma peça já sem grande utilização e valor vai transformar-se num verdadeiro tesourinho para abrilhantar o ambiente de várias divisórias lá de casa. Preparado?

1. Reutilização de materiais

Utilizar vasos para decoração não tem de significar a ideia “clássica” de colocar um vasinho básico no canto da sala com uma planta a sair de lá. Há muito mais mundo para explorar! Já pensou que uma simples garrafa de vinho, depois de usada, pode transformar-se num vaso para uns pés de flores?

Ou então um frasco de feijões ou até mesmo pickles? O que tem de fazer é dar asas à imaginação, pintar esse “vaso” ao seu gosto (ou forrar com papel, por exemplo) e depois colocar lá dentro uma dúzia de rosas, por exemplo.

“Mas eu nem gosto muito de flores”, está a pensar. Não há problema! Porque os vasos não têm de ser preenchidos apenas com flores. Experimente umas bolas, uns grãos de café, umas missangas ou outro material de que goste.

2. Decoração suspensa

Se há coisa que está atualmente em voga é a decoração suspensa. E com vasos para decoração não é exceção! Escolha um lote de três vasinhos pequenos (ou de outro tamanho se preferir), faça-lhes dois furos para conseguir colocar corda e prenda-os no teto da sua varanda. Que toque de charme vai conseguir dar a esse espaço!

Se for daquelas pessoas sem tempo para cuidar e tratar das plantas, pode sempre escolher umas flores ou plantas artificiais.

O artigo continua após o anúncio

3. Decoração vertical

Sabe aqueles jardins verticais tão em voga que até no cenário do concurso Masterchef existem? Porque não adaptar um para sua casa? Experimente fazer isto na sua cozinha: use uma placa ou palete como base, afixe-a à parede e depois comece a “construir” o seu jardim com pequenos vasinhos.

E já que está na cozinha, porque não juntar o útil ao agradável e colocar dentro desses vasinhos diferentes espécies de ervas aromáticas? Vai tornar o espaço mais bonito e os pratos mais saborosos!

4. Faça você mesmo

Se sempre considerou que tem uma costela de artista, aproveite este momento para a experimentar! Online consegue encontrar 1001 tutoriais de como construir vasos e outros recipientes decorativos e com vários materiais diferentes.

Reúna o material pedido, ponha mãos à obra e crie os seus próprios vasos para decoração. Uma coisa é garantida: mais ninguém vai ter igual!

5. Use e abuse de suculentas

Sabia que as suculentas, além de serem as plantas mais fáceis de cuidar e manter, resultam lindamente em ambientes decorativos construídos com vasos para decoração, seja em espaços interiores ou exteriores? Estas mini plantinhas têm variadíssimas espécies e podem ser combinadas entre si para um resultado mais colorido.

E não, os vasos não têm de ser todos iguais!

6. Vasos sem plantas

Não é super fã de plantas? Sem problema algum! Experimente encher os vasos para decoração com areia, com grãos de café, com feijões ou outro material de goste. O importante é que haja um equilíbrio na utilização de cores e texturas.

Prove a si mesmo (e aos potenciais convidados em sua casa) que os vasos não existem apenas para se colocar plantas e flores. E que os resultados podem ser verdadeiramente surpreendentes!

O artigo continua após o anúncio

7. ‘Baloiço’ de vasos

Faça esta experiência e vai ver que não se arrepende. Vai precisar apenas de corda, uma tábua de madeira bonita e de alguns vasos decorados da forma que quiser.

Fure a tábua nas pontas e até um bocado de corda em cada um deles. Depois escolha um local onde gostaria de aplicar este baloiço e prenda com a ajuda de ganchos (ou outro acessório) no teto. Disponha os vasos para decoração da forma que mais gostar e deixe este novo ambiente respirar.

8. Vasos de pneus

Uma tendência bastante apreciada, sobretudo para espaços exteriores, é a utilização de pneus usados para construir vasos para decoração. Aqueles pneus que tem lá para casa, na garagem? Traga-os para o jardim!

Depois é só limpar/lavar, pintar com as cores que desejar, enchê-los de terra e plantar espécies de que goste e apreciar o nascimento de um elemento natural e decorativo em sua casa.

9. Vasos de sarapilheira

Com o material de serapilheira também é possível construir peças bem interessantes, vasos incluídos! Uma forma de o fazer é a seguinte: coloque o material de serapilheira a forrar um vasilhame parecido com um vaso (e tapando a base). Aplique cola de madeira em todo o material e deixe secar.

Vai conseguir depois um material bem duro e que pode servir de vaso para colocar terra, flores e outras plantas, de interior ou exterior, ou até mesmo outros elementos decorativos!

10. Regador ou vaso?

Finalmente, uma ideia de reutilização de objeto. Porque é que não pega naquele regador de alumínio antigo e lhe dá uma nova vida transformando-o num vaso decorativo?

Encha-o de flores ou verdes, dê uns toques com papel de seda, por exemplo e coloque-o numa prateleira ou base de armário. Vai conseguir dar à sua casa um toque campestre e chique ao mesmo tempo!

O artigo continua após o anúncio
Veja também