Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
19 Mar, 2020 - 10:49

Plantas ornamentais fáceis de cuidar: 10 sugestões para sua casa

Mónica Carvalho

Conheça alguns exemplos de plantas ornamentais fáceis de cuidar são ideais, que vão conferir um ambiente mais bonito e floral em sua casa. Fique atento.

plantas-ornamentais-faceis-de-cuidar

Escolher algumas destas plantas ornamentais fáceis de cuidar é algo que lhe permite ter o melhor de dois mundos: uma casa mais bonita e cheirosa sem ter de despender grande tempo no seu cuidado.

Ninguém nega que uma casa respira mais luz, alegria e serenidade quando decorada com algumas flores e plantas. Mas, com a correria do dia a dia, acaba por ficar difícil ter mais uma coisa com que se preocupar, mais uma tarefa para completar, quando isso é o que menos apetece fazer.

Então, atente às espécies que vão facilitar-lhe a vida e, ao mesmo tempo, transformar a sua casa.

10 plantas ornamentais fáceis de cuidar para ter em casa

Quando vemos imagens de decoração inspiracionais há algo que salta sempre à vista: plantas e flores. São uma forma simples de dar uma nova vida a uma casa e conferir mais beleza e elegância a uma divisão.

Conheça, então, alguns exemplos de plantas ornamentais fáceis de cuidar.

Antúrio

O antúrio é uma planta bem conhecida de todos e que embeleza qualquer divisão. Para que cresça bonita e saudável, deve ser plantada em solo bem drenado e que deve estar sempre húmido, mas não encharcado.

Não necessita de ser regada com frequência, porém, quando o fizer, deve regar todo o solo ou terra.

Para além disso, no que à quantidade de luz diz respeito, os antúrios desenvolvem-se melhor em locais de luz indireta média a brilhante. Em época de inverno, como a planta fica dormente, a exigência de luz é ainda menor.

Violeta africana

Outra das plantas ornamentais fáceis de cuidar e muito bonitas para ter em casa é a violeta africana, que fica deslumbrante em qualquer varanda ou terraço, conferindo-lhe um apontamento de cor incrível.

Estas plantas encontram-se à venda em qualquer loja da especialidade, mas também em supermercados e hipermercados, o que faz com que a sua compra seja bem acessível e comum, em qualquer altura do ano.

Esta planta ajuda a proporcionar uma sensação de relaxamento e não é tóxica para cães nem gatos, logo uma excelente opção para quem tem animais domésticos.

O melhor solo para crescerem bonitas e saudáveis é aquele que permanece húmido, mas não em demasia, pois deve haver espaço para que o ar circule ao redor das raízes.

Orquídea

Apesar de ser extremamente sensível, a orquídea entra na lista das plantas ornamentais fáceis de cuidar. Parece um contrassenso, mas não é!

Deve ser plantada em vasos de barro em vez dos de plástico, visto que são porosos e drenam melhor a água, que deve ser colocada com cautela.

No verão, as orquídeas devem ser regadas uma vez por semana, nas alturas do dia mais frescas, ou seja, logo pela manhã ou ao final do dia. Por outro lado, no inverno, regue apenas quando sentir a terra seca.

Em termos de luz, nem muita, nem pouca, o que resume tudo acerca desta planta: tudo deve ser feito com moderação.

Palmeira-leque

Esta espécie de palmeira em ponto pequeno parece recortada como um leque; o próprio nome explica tudo. Cresce muito lentamente, pelo que se pode considerar que é uma planta para ter, cuidar e amar, como acontece com os membros da família.

Assim, para a manter bonita e saudável, deve remover as folhas velhas e secas e adubá-la durante o verão. Além disso, deve ser colocada em ambientes amplos e bem iluminados, para que as folhas possam crescer bem verdes, grandes e com aquela imponência que não passa nunca despercebida.

Suculentas

Outra presença frequente em praticamente qualquer casa: as suculentas e as suas inúmeras variedades, cada uma mais bonita do que a outra.

Para além de serem bem fáceis de cuidar e até os que nada percebem do assunto pode ter suculentas, elas próprias avisam sobre o que estão a precisar:

  • Se as folhas começarem a murchar: precisa de mais água;
  • Quando as folhas da base começarem a apodrecer: dê menos água;
  • Se começar a perder folhas: precisa de mais luz.

Iuca

Outra planta que se assemelha a uma palmeira e que confere aquele ar irreverente, escultural com alguma irreverência a uma casa.

Necessidades: bastante luz e ventilação natural, pelo que colocar a iuca perto da janela é mesmo a melhor possibilidade de ter uma planta cheia de vida e cor e com a resistência que lhe é característica.

Mais ainda, regue com alguma frequência, mas usando pouca água de cada vez, para não apodrecer as raízes.

Hortênsia

A harmoniosa hortênsia não poderia faltar na lista das plantas ornamentais fáceis de cuidar. Não precisa de grandes cuidados, além de ser tratada com amor e carinho. Muita luminosidade para sobreviver, preferencialmente em ambientes frescos e regar cerca de duas vezes por semana e afastada de luz de sol direta e intensa.

Em climas mais secos, convém regar diariamente, principalmente enquanto está na altura de nascerem as flores que ajudam a enfeitar qualquer ambiente e para usar tanto como elemento decorativo, como enquanto centro de mesa.

Espada de São-Jorge

A Espada de São-Jorge é uma planta à prova de não especialistas. Assim, qualquer pessoa pode ter uma e saber mantê-la e cuidar dela da melhor maneira.

As folhas longas e pontiagudas, um traço tão característico e que permitem a rápida identificação, necessitam de pouca água e pode aguentar quase três semanas sem água e mesmo em locais com pouca luz.

Samambaia

Este painel de verde é excelente para preparar jardins verticais ou decorar uma parece de forma bem diferente, provocando a admiração de todos os que visitam a sua casa.

Porém, para que tudo decorra da melhor maneira, deve seguir algumas dicas: plantar em locais altos, com luz média e difusa, isto é, de modo a receber raios de luz de forma suave.

Crisântemos

Esta flor disponibiliza variações bem coloridas, alem de que apresentam uma característica bem curiosa: o facto de ajudarem a melhorar a qualidade do ar.

Esta flor não gosta de luz do sol direta, prefere climas amenos e deve ser regada duas a três vezes por semana.

Já conhece as plantas ornamentais fáceis de cuidar que pode ter em casa para dar aquele boost na decoração de que está a precisar.

Veja também