Helena Peixoto
Helena Peixoto
10 Dez, 2018 - 09:00
quarto decorado com plantas

10 plantas que diminuem humidade: leve-as para casa

Helena Peixoto

Sim, há algumas espécies que podem ajudar a resolver este problema lá em casa. Neste artigo partilhamos 10 plantas que diminuem humidade.

O artigo continua após o anúncio

Não são raros os casos de pessoas que adoecem regularmente e sem qualquer motivo aparente. Pois saiba que uma das grandes causas pode estar relacionada com a qualidade do ar que se respira em casa, tal como os níveis de água em excesso, que podem ser um verdadeiro problema. Por isso, tudo o que puder fazer para equilibrar o ambiente, tanto melhor! Aqui ficam 10 sugestões de plantas que diminuem a humidade e que podem bem ser a sua próxima aquisição natural.

E como é que se sabe ao certo este fenómeno? Acontece que no final da década de 80, a NASA trabalhou no sentido de melhorar a qualidade do ar das suas estações espaciais. Após alguma investigação sobre o tema, perceberam que existe uma série de plantas que podem purificar o ar e diminuir a humidade interna.

Plantas que diminuem humidade e que ter em casa

1. Fetos

Estas plantas, além de bem atraentes, são excelentes para absorver humidade em excesso no ar. Por isso mesmo, elas prosperam em climas mais húmidos e tem ainda a vantagem associada de remover toxinas perigosas que andam no ar e podem prejudicar a saúde.

Estas plantas ficam lindamente em decoração suspensa, mas podem ser colocadas também no chão ou em cima de móveis. Em termos de cuidados, deve mantê-la com luz solar direta e regá-las com alguma regularidade.

2. Clorofito

 

Na lista das plantas que diminuem humidade está o clorofito, uma linda planta com folhas vistosas e arqueadas. Esta espécie consegue remover até 90% das toxinas no ar em apenas 48 horas!

Além disso, uma vez que as folhas desta planta crescem muito rapidamente, elas são muito úteis na absorção de substâncias prejudiciais, como o mofo. Mais ainda, a sua manutenção é bastante fácil.

3. Lírios-da-paz

 

Se já gostava desta planta ainda vai passar a gostar mais, afinal ela integra o conjunto de plantas que diminuem humidade. Através da absorção da água em excesso pelas suas folhas, o ar fica mais equilibrado e saudável.

É muito fácil de manter, exige pouca luz solar e é, por isso, ideal para quem não tem muito tempo para se dedicar ao tratamento das plantas. E ainda tem o benefício adicional de purificar o ar de toxinas e poluentes, pelo que deve mesmo considerar adquirir um exemplar!

O artigo continua após o anúncio

4. Hera

 

A hera, além de ser das plantas que diminuem humidade de casa, é ainda mais ideal para quem tem animais em casa. Isto porque esta planta consegue diminuir a quantidade de matéria fecal no ar!

Também ajuda a absorver toxinas no ar e consegue remover mofos comuns em locais húmidos. Os cuidados a ter com a espécie são muito simples, uma vez que ela precisa de uma quantidade mínima luz solar e de um solo húmido. O ideal será mantê-la num vaso suspenso para que absorva a humidade que sobe.

5. Palmeiras

 

Todos sabemos que estas árvores são típicas dos climas tropicais e húmidos, o que já é um prenúncio da sua função. As palmeiras absorvem a humidade através das suas folhas e não obstante a espécie, são muito boas a eliminar poluentes atmosféricos internos.

Além disso, são fáceis de cuidar. A palmeira de cana pode ser a mais ideal uma vez que consegue sobreviver com uma quantidade de luz inferior, necessitando apenas de um solo húmido.

Conheça as 10 plantas perigosas que pode ter em casa
Veja também Conheça as 10 plantas perigosas que pode ter em casa

6. Tillandsia

 

Sabe aquelas plantas carnudas cor de rosa parecidas com um cato? São estas. E são plantas que diminuem humidade! Elas vivem da humidade e dos nutrientes no ar, absorvendo-os pelas sua folhas.

O único cuidado necessário é aguá-la 2-3 vezes por semana. Esta planta prospera quando é colocada em frente a uma janela ensolarada.

7. Cafeeiro

 

Seja o árabe ou congolês, qualquer um dos cafeeiros integra a lista de plantas que diminui a humidade. Eles são ótimos para absorver o excesso de humidade, além de deixarem no ar um cheiro maravilhoso.

Em termos de cuidado, pedem luz indireta e bastante rega.

O artigo continua após o anúncio

8. Murta

 

A murta, além de ser uma conhecida planta medicinal, é também das plantas que diminuem humidade. Além de conseguir restaurar um microclima saudável em sua casa, consegue matar micróbios do ar.

Para cuidar da espécie não vai ter grande trabalho, uma vez que cresce bem rápido e apenas precisa de bastante água.

9. Loureiro

 

A planta de loureiro não serve apenas para temperar carnes e assados! Esta espécie é excelente a absorver humidade do ar, além de ajudar a criar um microclima normalizado em casa.

8 plantas de interior que purificam o ar de casa (e é a NASA que o diz)
Veja também 8 plantas de interior que purificam o ar de casa (e é a NASA que o diz)

10. Limoeiro

 

Imagine entrar na sua casa e sentir aquele cheirinho cítrico típico de um limoeiro. Pois a vantagem acrescida é que ele integra a lista de plantas que diminuem humidade em casa!

Além desta fantástica capacidade, as suas folhas fornecem um grande número de substâncias curativas para o nosso organismo e purificam o ar.

Agora que já tem um bom rol de opções de plantas que diminuem humidade, não fique à espera de milagres para equilibrar os níveis de água do ar lá por casa, até porque vários estudos comprovaram que os níveis de felicidade de uma pessoa estão, de alguma forma, relacionados com os níveis de equilíbrio ou desequilíbrio de humidade na casa onde se vive.

Veja também