Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
05 Jun, 2018 - 15:39

Móveis de paletes: um DIY simples, original e super barato

Teresa Campos

Há móveis de paletes para todos os gostos e há algo que têm sempre em comum: são simples de fazer e muito baratos. Siga as nossas sugestões com passo a passo.

Móveis de paletes: um DIY simples, original e super barato

A bem da decoração (e, também, do ambiente), os móveis de paletes são uma belíssima opção. Além de dar um toque super original e único à decoração da sua casa, ainda recicla materiais o que é uma atitude amiga do ambiente. Num momento em que a ecologia e as soluções económicas estão na ordem do dia, nada melhor do que seguir a prática do DIY e, para começar, nada melhor do que aprender a fazer estes criativos móveis de paletes.

Móveis de paletes: a nova tendência do DIY que vai querer experimentar

cama de paletes

Algumas ideias e cuidados a ter

As paletes podem ser usadas, tanto em espaços exteriores como interiores. Elas podem delimitar zonas ou servir de suporte para vasos. Dão ainda um ótimo deck ou peças de mobiliário para o jardim, como uma espreguiçadeira. No interior da casa, pode utilizá-las no escritório, como escrivaninha, porta-revistas, estante ou prateleira para livros; na sala, ela pode dar uma linda mesa central ou um original sofá; e no quarto, pode servir de cabeceira e estrado da cama.

Para reutilizar paletes em peças de mobiliário, há que ter alguns cuidados prévios. Comece por lixá-las, para eliminar as farpas ou lascas. De seguida, passe um pano húmido para tirar qualquer poeira e sujidade. Depois, dê o acabamento que desejar. Pode pintar, aplicar verniz para dar brilho, forrar com um tecido e/ou papel e, ainda, dar uma patine que dê um ar envelhecido à peça. Claro que se preferir, pode não dar acabamento nenhum e deixar a palete no seu estado natural e rústico.

Quanto custa?

O custo deste DIY depende sempre do tipo de transformação que fizer à peça. Porém, na grande maioria das vezes, compensa. Isto porque a palete é uma peça barata e que, muitas vezes, pode até ser gratuita. Experimente arranjá-la em fábricas e indústrias, por exemplo, e com um pouco de sorte consegui-la-á a custo zero!

Todavia, se tiver de comprar, fique a saber que uma palete em madeira com 100cmX100cm fica por menos de 20€. Os custos com materiais como lixa, tinta, verniz depende também do que decidir fazer. Mas podemos afirmar que uma peça de 1mX1m não deve exceder os 25€.

Como fazer?

Sofá com paletes: passo a passo

  1. Lixe as superfícies retas dos paletes, começando por usar uma lixa mais grossa.
  2. Lixe as farpas com uma grosa e arredonde todas as quinas.
  3. Passe a primeira demão de tinta esmalte sintética com um rolo e, depois, retifique com a trincha.
  4. Deixe secar e, se necessário, passe outra demão de tinta.
  5. Escolha as almofadas que combinam e disponha-as no sofá.

Mesa de paletes com rodas: passo a passo

  1. Passe uma lixa, nas partes superior, inferior e laterais da peça.
  2. Guarde o pó libertado enquanto lica num recipiente seco.
  3. Misture esse pó com cola branca e use essa massa pastosa para tapar buracos ou outras falhas que a palete exiba.
  4. Aplique com um pincel um produto protetor da madeira contra fungos e humidade. Isso vai dar à palete um aspeto natural e evitar que descasque.
  5. Vire a palete ao contrário e marque os locais onde irá furar, para aplicar as rodas.
  6. Finalize, aparafusando as rodas na mesa.

 

Como ficou claro, é bastante simples e prático fazer estes móveis de paletes e a boa notícia é que eles adaptam a qualquer espaço – exterior ou interior – e a qualquer decoração. Portanto, se tem por aí paletes esquecidas na garagem, trate de lhes dar um bom uso como móveis de paletes.

Veja também