Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Isabel Barbosa
Isabel Barbosa
02 Jul, 2020 - 15:34

Reutilizar paletes para decoração: 6 ideias simples e originais

Isabel Barbosa

Como decorar a casa de forma original, sem gastar muito dinheiro? Reutilizando! Descubra ideias para reutilizar paletes de forma criativa, útil e ecológica.

reutilizar paletes na decoração da sala

Provavelmente, já esteve num qualquer lugar agradável, como uma casa de praia, esplanada, terraço ou deck junto à piscina e surpreendeu-se porque afinal eram paletes que ajudavam a decorar o espaço. Inspire-se, pois também pode reutilizar paletes.

Felizmente, há já alguma consciencialização para a proteção ambiental, através do reaproveitamento de muitos materiais e objetos que até então iam para o lixo, entre os quais fazem as paletes.

Estes estrados de madeira (existem também em metal e plástico), utilizados geralmente para movimentação de materiais em grande quantidade ou materiais de larga escala, ganham agora uma nova vida com as inúmeras ideias que existem para reciclar paletes.

As possibilidades são imensas, desde decoração para recantos do jardim, para construir hortas, camas, sofás, mesas, armários, entre outras.

Na internet há diversas dicas para reutilizar paletes. Selecionamos 6 para lhe aguçar o apetite de se dedicar à bricolage e construir, quem sabe, utensílios ou espaços interessantes e a baixo custo.

6 Ideias criativas para reutilizar paletes

1

Sofás

Combine paletes de diferentes formas e tamanhos, sobreponha-as e poderá criar vários tipos de sofás (e bancos), de vários tamanhos e cores que servirão para qualquer tipo de espaço, no interior ou exterior de uma casa, esplanada ou bar.

Conjugue-os com almofadas de diferentes cores e tecidos (também os há próprios para exterior) e terá sofás originais a baixo custo.

2

Mesas

Aqui, as possibilidades não se esgotam: crie mesas de centro, de jantar, de escritório ou ateliê. Pinte-as, adicione tampos de vidro, pernas de ferro, cavaletes ou decore-as com outros materiais.

A vantagem de reutilizar paletes na decoração, para além do princípio da reciclagem e sustentabilidade, que é sempre um nobre causa, prende-se com a versatilidade deste objeto. Se quiser fazer uma mesa de centro, usa menos paletes, mas se até viu uma mesa de jantar que gostava de ter, basta reunir um maior número de paletes e dar asas à criatividade e imaginação.

No Pinterest, por exemplo, encontra muitas ideias para decorar com este material.

3

Camas

Com estrados feitos em paletes, pintadas ou da cor natural da madeira, consiga camas originais para um look mais moderno e descontraído, para casas de férias ou para as crianças.

Pode optar por construir apenas a estrutura da cama, mas também pode ser interessante e diferente se prolongar na parte das mesinhas de cabeceira, já pensou?

4

Arrumação

Pode reutilizar paletes para construir prateleiras para livros, para arrumação na cozinha, garagem, oficina, para criar uma garrafeira, por exemplo. Uma vez mais, as possibilidades são imensas.

5

Jardins e hortas

Construa e organize jardins e hortas verticais ou horizontais (e respetivas sementeiras, por exemplo) com paletes. Poderá separar plantas decorativas de ervas aromáticas, por exemplo, dando um ar arrumado e diferente ao seu jardim e horta.

A par das vantagens ecológicas e sustentáveis, pode cultivar em casa produtos biológicos, poupando dinheiro.

6

Outras peças de decoração e design

Poderá ainda desmontar, pintar, forrar ou colar materiais nas paletes ou partes que as constituem para fazer painéis, revestimentos de espaços, criação de bungalows ou de espaços para animais. No que toca a decoração e design, basta deixar a criatividade e a imaginação funcionarem.

Se fizer uma pesquisa na internet, vai encontrar muitas outras ideias para reutilizar paletes bem interessantes e úteis. Tenha, no entanto, cuidado quanto à proveniência e ao tratamento destas madeiras.

É importante saber a sua origem, pois podem ter sido utilizadas no transporte e acondicionamento de produtos perigosos para a saúde.

E já sabe: poupe dinheiro e o meio ambiente e consiga peças originais ao reciclar paletes.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].