Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
09 Jan, 2020 - 10:20

Saiba como recuperar plantas com dicas e truques fáceis de implementar

Helena Peixoto

Quer saber como recuperar plantas já murchas e aparentemente sem solução? Então, este artigo é para si e vai surpreendê-lo pela positiva!

como recuperar plantas

Sabia que existem mais de 10.000 tipos de micro-organismos que podem ser responsáveis por cerca de 70% das doenças que afetam as plantas? Apesar de invisíveis aos olhos, isso não significa que algumas delas não estejam presentes em sua casa e nas suas espécies herbívoras. É por isso que se torna muito importante saber como recuperar plantas que apresentem sinais de deterioração e doença. 

A maioria dos fungos e doenças das plantas adoram as raízes das plantas, das árvores e dos arbustos cultivados em vasos e é muito possível que numa primeira fase do ataque não consigamos identificar sinais de doença, o que acaba por dificultar depois o tratamento das mesmas, já que quando detetamos o problema o estado já esteja muito avançado. 

Como recuperar plantas em diferentes passos e abordagens 

cuidar de plantas

É verdade que a deteção de problemas nas plantas pode ser complexa e difícil já que alguns fungos se desenvolvem de maneira quase impercetível, mas existem alguns pormenores e sinais a que pode estar atento para conseguir perceber se as suas plantas vendem saúde ou se precisam de uma ajuda extra. 

Água a mais ou a menos?

Um dos problemas que deve descartar tem a ver com a água da planta. E não, nem sempre se trata de água a menos! A falta de rega é possível verificar através das suas folhas: caso estejam a murchar, existe a probabilidade de ser falta de água. 

Já o contrário, água a mais, pode igualmente ser um problema que afeta a saúde destes seres. Para verificar a situação, coloque o dedo no solo e aperte-o na mão. No caso se ficar com uma massa sólida e que mancha a pele, é sinal que a solo está demasiado húmido. 

Analise as raízes 

Outro passo importante: verificar o estado das raízes. O excesso de rega é um dos grandes responsáveis pela raiz apodrecida. Remova a planta com cuidado do solo ou do vaso e analise as raízes. No caso de estarem de um tom muito escuro, moles e a desfazerem-se, é sinal de que estão podres. 

Verifique as folhas

Finalmente, é importante que analise as folhas das plantas. Se identificar manchas escurecidas ou desbotadas, é porque a sua exposição solar está a ser em demasia. Já as que têm sol a menos, apresentam habitualmente folhas muito pálidas. 

Métodos de recuperação de plantas 

jardinagem

Agora que já conhece os principais sinais que deve ter em conta na hora de identificar os problemas dos seres herbívoros, é altura de saber como recuperar plantas e deixá-las de novo cheias de vigor. 

Saiba regar a planta

Apesar de parecer algo simples, a rega de uma planta ainda tem alguma complexidade. Caso estejamos a falar de uma planta colocada diretamente num canteiro, deve regá-la com uma mangueira até que a água comece a formar uma pocinha no solo. No caso de estar num vaso, deve encher um balde ou o tanque com água fria e colocar o  vaso lá dentro cerca de duas horas.

Repita este processo durante alguns dias para plantas com as folhas queimadas ou até notar sinais de melhoria. Em simultâneo, deve colocá-la num local com mais sombra para a proteger do sol.

Uma boa prática a adotar na rega das plantas: não regue diretamente a planta, mas antes o solo onde ela está! Ao fazê-lo, pode estar a contribuir para o desenvolvimento de fungos. 

Troque o substrato da planta

Outra das soluções que o pode ajudar a saber como recuperar plantas é a troca de substrato. Isto porque não poucas vezes, o solo pode começar a repelir água se ficar seco por muito tempo. É por isso uma boa ideia remover a planta do vaso com muito cuidado, remover o substrato antigo  e substituí-lo por uma opção fresca. 

Experimente usar fertilizante 

Uma outra abordagem a como recuperar plantas passa por fertilizar o solo. Quando ele está com poucos nutrientes, a planta pode ficar rapidamente sem saúde e a precisar de intervenção. Invista num fertilizante de boa qualidade e de libertação lenta de forma a não sobrecarregar a planta de uma só vez.

Ajuste as necessidades de exposição solar

Sim, um pequeno gesto pode fazer toda a diferença na hora de saber como recuperar plantas danificadas e está relacionado com os cuidados de exposição solar. No caso de plantas queimadas, coloque-as num local com mais sombra; já as plantas com problemas de sol devem ser colocadas num local com mais sombra do que inicialmente estavam. 

Cuide das folhas

Finalmente, tenha muita atenção à forma como cuida das folhas. Limpe-as com a ajuda de um pano húmido sempre que verificar insetos à sua volta. Para se tornar mais eficaz, pode adicionar um pouco de sabão neutro. 

Deve também cortar as partes mortas das plantas e borrifá-las com água e uma ou duas gotas de vinagre.

Veja também