Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
20 Ago, 2018 - 16:11

Tudo sobre o cheiro a mofo: causa, soluções e medidas preventivas

Teresa Campos

Se está cansado do cheiro a mofo nos móveis, roupas e no ambiente de sua casa, siga as nossas dicas e acabe com esse problema definitivamente.

Tudo sobre o cheiro a mofo: causa, soluções e medidas preventivas

O cheiro a mofo é muito comum nas casas, sobretudo quando elas apresentam problemas de humidade. Se é o caso da sua, não desespere, pois há soluções para, pelo menos, remediar este inconveniente.

Saiba como devolver o odor fresco aos objetos e ao espaço e, ainda, como prevenir o reaparecimento do cheiro a mofo. Tome nota das nossas dicas super úteis e ponha, hoje mesmo, fim a este pequeno problema doméstico.

Acabe com o cheiro a mofo em sua casa para sempre!

O que é o mofo?

O mofo é causado por fungos que proliferam em ambientes quentes e húmidos. Ele é responsável por aquele odor caraterístico de coisas fechadas há muito tempo e é comum em zonas com pouca ventilação ou luminosidade.

cheiro a mofo

Como eliminar o cheiro a mofo no armário

Solução 1: misture 1l de álcool com 1/3 da mesma medida de cravo-da-índia e deixe num recipiente por 24 horas para apurar. No dia seguinte, transfira essa solução para um borrifador e aplique-a com um pano nos armários vazios, espalhando bem. Deixe secar muito bem, antes de voltar a encher os armários.

Solução 2: use bicarbonato de sódio, passando uma esponja molhada. Deixe, novamente, secar bem antes de reutilizar o móvel.

Como eliminar o cheiro a mofo da cozinha e WC

Na limpeza do dia a dia, use vinagre branco. Para situações mais extremas, prepare uma solução de ½ medida de água e ½ de lixívia. Aplique nas paredes, sobretudo nas que evidenciam marcas de bolor, e deixe atuar por alguns minutos. Retire com um pano limpo.

Como eliminar o cheiro a mofo das roupas

As roupas guardadas há muito tempo, especialmente em locais húmidos, adquirem frequentemente um tom amarelado e um cheiro caraterístico (nada agradável!) que não sai nas lavagens habituais.

Solução 1: misture 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio com 1 colher de sopa rasa de sal para cada litro de água. Ferva os tecidos nesta solução durante uma hora. Depois, enxagúe bem em água fria corrente e seque normalmente.

Solução 2: misture 1 chávena de amaciador com 1 chávena de álcool e 1 litro de água. Coloque num borrifador e aplique essa solução nas peças, antes de as passar.

cheiro a mofo

Como eliminar o cheiro a mofo das camas, sofás e tapetes

Os móveis também podem ficar com cheiro de mofo, caso estejam num ambiente com pouca ventilação e luz natural. Para eliminar esse odor, coloque bicarbonato de sódio numa peneira e deixe cair o produto sobre as superfícies com cheiro desagradável. Deixe atuar por 10 minutos e aspire bem.

Como evitar o cheiro a mofo

  • Coloque giz nos cantos de sua casa. Ele irá absorver a humidade.
  • Areje ao máximo as divisões, para evitar a acumulação de humidade.
  • Limpe sempre as paredes da cozinha e do WC com vinagre branco.
  • Pinte as áreas com tintas isolantes e impermeabilizantes, para prevenir o surgimento da humidade.

Se já tinha perdido a esperança de acabar com o cheiro a mofo em sua casa, ponha em prática as nossas soluções e consiga resultados excelentes que vão deixar o ambiente do seu lar bem mais fresco e leve. Não se esqueça que o segredo está em arejar as divisões e os móveis, de modo a evitar o reaparecimento da humidade.

Veja também