Sara Cristóvão
Sara Cristóvão
24 Fev, 2021 - 09:10

Tudo sobre o cheiro a mofo: causa, soluções e medidas preventivas

Sara Cristóvão

Está cansado de sentir o cheiro a mofo? Este odor já lhe afeta o olfato, roupa, armários e saúde? Conheça algumas dicas para se livrar dele.

cheiro a mofo

O cheiro a mofo é mais comum do que imaginamos e pode acontecer em qualquer lado. Estamos a falar da proliferação de fungos em ambientes quentes e húmidos. Os locais ideais para que eles se instalem e reproduzam.

O cheiro a mofo não só é um incómodo para os nossos narizes, como também é um problema para a nossa saúde, podendo ter algum impacto negativo para os habitantes da casa.

Aliás, se a sua casa cheira a mofo significa que o problema já se instalou há algum tempo, podendo trazer consigo problemas respiratórios e alergias. O odor é facilmente reconhecido sendo uma mistura entre cheiro a pó, a algo velho e a humidade. É muito característico e rapidamente identificável.

Resolver o problema passa antes de mais por encontrar a sua causa. A partir daí devemos tomar medidas. Usar ambientadores pode ajudar a disfarçar o cheiro, mas não resolve o problema. É importante encontrar a fonte do problema. No entanto, as medidas a serem aplicadas podem passar por obras estruturais

Não desespere, é importante estar atento para que o problema não evolua. Aqui damos algumas dicas de como resolver e livrar-se desse cheiro incomodativo. Mantenha a casa um local agradável e saudável para todos.

Cheiro a mofo: qual a origem?

É importante primeiro perceber o que está a provocar o cheiro a mofo de forma a ir ao cerne da questão e resolver o mal pela raiz.

Conheça as nossas dicas.

humidade na janela

Origem

Já verificou de onde vem o cheiro a mofo? Para o conseguir eliminar é preciso saber a respetiva origem. Assim também poderá fazer com que não se repita. Normalmente o problema está ligado a ambientes húmidos e pouco ventilados. Pode ser um armário, um guarda-roupa, casa de banho ou lavandaria.

Caminhe pela casa e tente identificar onde é que o cheiro a mofo é mais intenso. Verifique as paredes atrás dos móveis, o interior dos armários, gavetas, tapetes, colchões.

Caso não consiga identificar o que está a originar o cheiro a modo, poderá contratar o serviço de um profissional que o irá ajudar a identificar a fonte e eliminar o problema.

Como evitar?

Para prevenir o desenvolvimento de bolor e consequente cheiro a mofo é importante que o ambiente seja arejado. Evite guardar roupas húmidas nos armários, ou não as deixe a secar demasiado tempo num ambiente fechado. Outra boa dica é colocar giz ou uma caixa desumidificadora nos armários para ajudarem a reter o excesso de humidade

Não se esqueça de verificar se há vazamentos ou infiltrações nas paredes. E, acima de tudo, mantenha os armários limpos, apresentando uma rotina de limpeza da casa. Acima de tudo mantenha a casa arejada.

Como acabar com o cheiro a mofo

Para se livrar do cheiro a mofo é importante conhecer a origem e limpar o bolor que está a provocar esse odor. No entanto, às vezes, mesmo que tenhamos eliminado o problema, o cheiro teima em permanecer. O que fazer nesses casos? Poderá usar produtos comprados nos supermercados, como Sanytol, Neoblanc Spray Multiusos ou lixívia, ou experimentar soluções caseiras. 

Uma das mais conhecidas é misturar 1 litro de água com 650gr de cravo-da-índia. Faça a mistura e deixe descansar 24 horas. Posteriormente, poderá usar um borrifador e aplicar nos armários. Durante a aplicação tenha cuidado para deixar secar e não atingir a roupa uma vez que poderá manchar a mesma. 

Também poderá guardar dentro do armário bolinhas de cedro que ajudam a eliminar o mau cheiro e absorver a humidade. 

Outra dica caseira é utilizar vinagre branco, principalmente se for em ambientes fechados, mas também para roupa ou tapetes. Poderá borrifar e deixar atuar durante a noite e depois lavar como habitualmente. Ou poderá simplesmente deixar durante um dia um recipiente com vinagre branco para o cheiro ser absorvido.

Temos mais uma sugestão: pinte as áreas mais sujeitas ao aparecimento de humidade e bolo com tintas isolantes e impermeabilizantes, para prevenir o surgimento de problemas no futuro.

Se toda a casa cheira a mofo, deve ainda deixá-la a arejar arejar bem. Poderá pedir a um especialista para avaliar a caixilharia e sua substituição, bem como as portas e os vidros. Também poderá optar pela instalação de um aparelho de ar condicionado ou desumidificador.

Não descarte a hipótese de contratar um profissional para que se perceba qual a origem do cheiro a mofo, e para que sejam tomadas as medidas adequadas.

Também pode colocar nos armários caixas desumidificadoras. Assim, poderá absorver a humidade dos armários após resolver o problema do cheiro a mofo e evitar que tão cedo o local ganhe manchas. Algumas dessas caixas têm perfume, o que poderá ajudar a manter o espaço cheiroso ajudando a eliminar o cheiro desagradável a bolor.

Agora que já sabe como começar a resolver o problema, arregace as mangas e ponha mãos à obra. Faça isso pelo ambiente da sua casa, pelo seu nariz, mas acima de tudo pela sua saúde.

Veja também