Teresa Campos
Teresa Campos
17 Abr, 2018 - 10:36
vaso com flores a decorar um espaço

Conheça o significado das flores para presentear e decorar a casa

Teresa Campos

Ainda não sabe que flores oferecer? Conheça o significado das flores e a mensagem particular que cada uma pode passar.

O artigo continua após o anúncio

As plantas e flores são muito usadas na decoração da casa e é frequente também presentearmos familiares e amigos com vasos, ramos ou outros arranjos florais. Representam carinho, delicadeza ou admiração, por exemplo.

O que talvez nunca tenha pensado é que por detrás de cada flor está uma mensagem que deve conhecer, para que possa saber o que realmente está a transmitir ao “sortudo” que é presenteado.

O significado das flores é um mundo muito vasto e complexo que sintetizámos para si, para que fique a conhecer um pouco melhor e saiba exatamente o que está a dizer a quem recebe um ramo ou vaso seu.

Significado das flores: descubra a mensagem que cada flor esconde

Camélias

camélias brancas

As camélias brancas são um sinal de admiração, já as camélias rosa sinal de saudade. Conjugue-as e ofereça-as a alguém que admira e de quem sente falta.

Gerberas

Flores simples, mas repletas de cor e boas vibrações. São das mais alegres e representam, por isso mesmo, a simplicidade, a alegria de viver e a beleza da vida.

Girassóis

Efémeros por natureza, a sua beleza reside também nisso: têm uma vida curta, mas são lindos e deslumbram qualquer um. Representam a felicidade, o calor e a lealdade. Como o nome indicam, giram sempre em busca da luz do sol.

Jacintos

jardim de jacintos

Os jacintos são flores apaixonadas. As amarelas significam ciúme, enquanto as roxas transmitem uma mensagem de perdão.

Jarros

Estas flores estão carregadas de boas energias, pois transmitem paz e tranquilidade. Dê-as a quem precisa de um incentivo e de um pouco de ânimo.

Lírios

Ótimos para oferecer em ocasiões marcantes da vida de qualquer pessoa, eles simbolizam a pureza da alma, a fertilidade e a inteligência. Além disso, são maravilhosos.

Orquídeas

orquídeas rosa

Independentemente da cor, esta flor remete sempre para a feminilidade, o amor e o desejo. Por essa razão, ofereça sempre à mulher dos seus sonhos.

O artigo continua após o anúncio

Rosas

A simbologia das rosas varia, substancialmente, de acordo com a sua cor. Se as vermelhas simbolizam a paixão e o amor, as brancas já são símbolo de inocência, pureza e beleza.

Se recebeu um bouquet de flores rosa claro, então isso é sinal de respeito e admiração. Finalmente, as amarelas são a escolha certa quando quer demonstrar amizade e felicidade.

Tulipas

As tulipas podem ser, também, as flores do amor e da paixão. Por serem robustas e duradouras, elas simbolizam prosperidade e o amor eterno. São, por isso, indicadas para oferecer a pessoas com quem tenha uma relação forte e longa.

Surpreendido com o significado das flores? Sabia, por exemplo, que os jacintos amarelos significam ciúmes? Pois, são mesmo muitas as mensagens que conseguimos transmitir a alguém com o simples ato de lhe oferecer uma flor.

Tenha em conta a lista que lhe deixámos e ofereça mais flores a quem mais gosta – afinal, elas são sempre um veículo de boa energia.

Veja também