Helena Peixoto
Helena Peixoto
19 Mai, 2019 - 00:00
Saiba como fazer uma horta em casa com ideias bonitas, simples e baratas

Saiba como fazer uma horta em casa com ideias bonitas, simples e baratas

Helena Peixoto

Anda à procura de ideias para fazer uma horta em casa? Chegou a altura de meter as mãos à obra – espreite as nossas dicas!

O artigo continua após o anúncio

Saber como fazer uma horta em casa pode trazer grandes benefícios no combate ao stress, à fadiga, à má disposição e, até, aos estados de depressão e ansiedade – afinal, estar na sua horta e cuidar dos vegetais pode ser uma forma de aliviar o mau-estar provocado pelos problemas que acumula no dia a dia.

Já para não falar no facto de acabar por ser um incentivo a um tipo de alimentação mais saudável. Sim, a atividade é o mote ideal para ser mais saudável à mesa. Isso porque inclui mais vegetais na alimentação e porque está a cultivá-los sem recorrer a químicos.

Pode, então, estar a pensar que tem um pequeno quintal mal aproveitado e que quer começar a sua própria hortinha em casa. Porém, se vive num apartamento, poderá achar que não tem espaço. Mas temos algumas dicas, para todos os gostos, feitios e necessidades.

8 ideias para fazer uma horta em casa de forma rápida e fácil

Mesmo que viva num apartamento, é mais que possível levar esta atividade avante – só precisa garantir que o local escolhido recebe algumas horas diárias de luz solar direta.

Escolhido o local da casa para construir a sua horta, surge nova questão: qual o melhor recipiente para colocar os meus legumes e ervas? Para definir este passo, deve pensar no espaço disponível que tem para o efeito e avalie qual modelo melhor se integra na decoração e estilo da sua casa. Depois disso pode escolher entre:

1. Plantar diretamente na terra

Se é dos sortudos que tem um quintal com espaço, então esta é a solução ideal para o seu caso: plante as sementes diretamente na terra! Escolha um cantinho ou um lote específico no seu jardim, delimite-o com algum material – uns barrotes de madeira são sempre uma excelente opção, e faça dessa área a sua horta pessoal.

Ah! E não se esqueça de colocar umas placas identificativas para que saiba o que semeou e onde.

2. Vasos

Os vasos são uma alternativa prática – tanto para quem mora numa casa sem quintal, como para quem vive num apartamento, além de serem “à prova de sujidade”. O que não faltam são opções de tamanhos, materiais, formatos e cores, o que torna o processo de como fazer uma horta em casa bem fácil.

O artigo continua após o anúncio

Se depois juntar um pouco de imaginação (e pintar os vasos ou os dispuser de forma original, por exemplo), vai conseguir uma horta em casa verdadeiramente única e original! E não se prenda às áreas exteriores – até porque os vasos são uma excelente forma de decorar os espaços, não acha?

3. Embalagens recicladas

Se é daquelas pessoas que gosta de reutilizar tudo, esta pode muito bem ser uma excelente ideia para si. Reutilize as garrafas de água e de refrigerantes para as usar como vasos na sua pequena horta feita em casa.

Recicle! Esta é uma ideia barata, rápida e sustentável de como fazer uma horta em casa. E se não sabe bem por onde começar, espreite tutoriais na internet – há mais que muitos!

4. Floreiras

Não existe nenhum lado onde se vejam floreiras e não se perceba imediatamente que o espaço fica embelezado e mais mágico! As floreiras oferecem um bom ar aos espaços e são ótimas para quem vive em espaços mais pequenos – excelentes para colocar, por exemplo, num peitoril de janela.

Com uma floreira pode ter uma horta em casa mais compacta e, ainda assim, ter tudo o que precisa. Uma opção “faça você mesmo” pode ser, por exemplo, o reaproveitamento de latas de produtos como feijões, grão de bico ou outra conserva. Lave-as bem, pinte-as a gosto, encha-as de terra e comece, então, a plantar!

5. Paletes de madeira

As caixas de madeira são uma excelente ideia para hortas em casa. Além de serem espaçosas e baratas, as caixas de madeira – e mesmo as paletes, ficam sempre super giras.

As caixas de madeira podem ainda ser empilhadas entre si, o que dá um efeito muito engraçado à sua horta. Experimente e veja como o resultado é incrível.

 

6. Canos PVC

Como assim, canos para uma horta? Isso mesmo! Os canos em PVC são estruturas bastante baratas e que resultam muito bem! E tanto pode fixar à parede como deixá-los no chão ou em cima de um armário.

O artigo continua após o anúncio

Corte o cano à medida, coloque uma base com furinhos para respirar e combine diferentes tipos de ervas aromática e mini legumes. Fica espetacular!

 

7. Pneus

Como fazer uma horta em casa? Com pneus, pois claro! Esta composição fica espetacular para quem gosta de coisas mais diferentes e não é nada difícil de implementar. Faça uma pilha de pneus, pintados à cor que deseja, coloque a terra lá dentro e comece a plantar pequenos legumes e ervas aromáticas.

Pode depois combinar diferentes tamanhos e cores e assim conseguir imenso dinamismo no espaço!

8. Objetos aleatórios

Sabe aquelas botas impermeáveis que ia deitar fora por já estarem velhas e gastas? Não deite! Encha-as de terra, pinte-as e transforme-as num vaso para a sua horta em casa.

Agora que já não faltam ideias para fazer uma horta em casa, resta colocar mãos à obra!

O que pode plantar?

horta em casa

Acredite: a variedade de coisas que pode plantar em sua casa é bem maior do que imagina! Para saber como escolher, equacione o espaço disponível, as suas preferências em termos gastronómicos e, claro está, os cuidados que cada espécie exige. Confira 10 variedades que lhe sugerimos para plantar em casa.

Hortelã

Pode ser plantada diretamente com a planta ou com sementes e deve fazê-lo num local sem grande vento. Embora bastante resistente a mudanças de clima, o ideal será plantar durante a primavera ou outono, quando as temperaturas são mais amenas. Mantenha sempre o solo adubado e irrigado e controle o crescimento de ervas daninhas. Pode colher as folhas sempre que as mesmas surgirem.

Salsa

Plante as suas sementes em recipientes com pelo menos 30 cm de profundidade para favorecer o desenvolvimento das raízes (uma dica: deixe as sementes de molho em água 24 horas antes de plantar). A salsa pode ser plantada em qualquer época do ano e apenas precisa de ter o seu solo sempre bem irrigado e adubado. A colheita pode ser feita cerca de dois a três meses após o plantio.

O artigo continua após o anúncio

Alecrim

Pode plantar esta erva por sementes ou pela erva. Note que plantas jovens não devem ficar expostas a temperaturas muito baixas, pelo que deve escolher épocas mais quentes para o fazer. Bastante resistente a secas, precisa de mais rega em jovem do que em adulta. A colheita do alecrim pode ser feita a partir do terceiro mês após o plantio.

Manjericão

Pode ser plantado em sementes já nos lugares definitivos ou para ser transplantado. O manjericão não tolera baixas temperaturas pelo que deve plantá-lo em épocas quentes (temperaturas acima de 18º C). As suas folhas podem ser colhidas dois ou três meses após o plantio e a irrigação deve ser constante.

Brócolos

Ideal para pequenos espaços, pode ser cultivado durante todo o ano, apesar de se desenvolver melhor em clima ameno. Esta planta exigente um solo rico com adubagens frequentes e a colheita pode ser feita entre 60 e 110 dias após o plantio.

Espinafre

Muito adaptável a espaços pequenos, este legume pode ser plantado diretamente no local definitivo, em sementes e prefere climas amenos. Precisa de irrigação frequente e a colheita pode ser feita de 40 a 100 dias após o plantio.

Agrião

Exige muito pouco espaço e pode ser plantado em sementes, no seu local definitivo. Plante-o quando o clima está mais ameno e mantenha sempre o solo húmido. As folhas podem começar a ser colhidas entre 60 e 80 dias após o plantio.

Tomate cereja

Plantado sobretudo em sementes, escolha o início da primavera para o fazer.
A colheita pode ser feita entre 60 e 70 dias após o plantio, e pode precisar de uma estaca para sustentar a estrutura da planta.

Cenoura

Este legume precisa de um solo profundo, leve e livre de pedras ou outros detritos. A altura ideal para plantar será em épocas de clima ameno e a colheita pode ser feita de dois a quatro meses após o plantio.

Morangos

Podem ser plantados em vasos ou outros recipientes por não possuírem raízes profundas. Prefira dias mais amenos para realizar o plantio. Colha os frutos quando estiverem maduros, cerca de 60 a 80 dias após o plantio.

Cuidados a ter na hora de saber como fazer uma horta em casa

Para garantir o sucesso total na hora de saber como fazer uma horta em casa, assegure-se de algumas questões essenciais:

Iluminação

Pequenos espaços não são problema para uma horta em casa, mas iluminação sim. Para o cultivo de hortaliças é necessário, no mínimo, cinco horas de luz do sol direta por dia.

A luz do sol é indispensável para que a planta sobreviva e cresça saudável, pelo que deve escolher muito bem o local onde vai colocar a horta.

Irrigação

A irrigação é outra das questões basilares no cultivo de uma horta. Deve fazê-lo com frequência, mas atenção! O excesso de água é tão prejudicial quanto a falta dela. Para evitar esta questão, opte por vasos com furos no fundo.

Qualidade do solo

Para saber como fazer uma horta em casa com bons resultados, precisa preparar bem o solo. El deve ser rico em nutrientes e matéria orgânica para que as plantas cresçam com saúde e qualidade. Existem misturas de substrato para compra já preparadas de qualidade que pode utilizar.

Adubo

Manter o solo da horta rico em adubo vai ajudar a formar plantas mais bonitas, viçosas e bem desenvolvidas. Pode fazê-lo com compostos orgânicos ou químicos – prefira sempre o orgânico!

Colheita

O tempo para colher um vegetal é essencial varia muito de acordo com a espécie de planta e pode ser influenciado pela época do ano. Informe-se muito bem sobre a espécie que quer plantar para garantir bons resultados.

Veja também