Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
23 Jul, 2018 - 14:00

Dicas do que plantar numa horta vertical exterior ou interior

Teresa Campos

Comece a fazer os seus próprios cultivos e colheitas, tomando nota de tudo o que plantar numa horta vertical caseira. Encha o seu lar de verdura.

Dicas do que plantar numa horta vertical exterior ou interior

Se já tem em sua casa um jardim vertical, cheio de belas flores, está na hora de se dedicar ao cultivo de legumes e ervas aromáticas, de forma a juntar o belo ao útil. Para o orientar nessa tarefa, explicamos-lhe o que fazer, nomeadamente o que plantar numa horta vertical. Seguindo o seu gosto, obviamente, fique a saber quais as espécies mais indicadas para hortas domésticas, com mais ou menos iluminação.

O que plantar numa horta vertical: tenha boas colheitas!

Já sabemos que nem todos temos um terreno ou, mesmo, uma varanda para montar uma horta vertical. No entanto, isso não invalida a possibilidade de criar uma horta vertical, desde que privilegie espaços com alguma incidência de sol/luz – como zonas próximas das janelas ou, pelo menos, ventiladas – e escolha adequadamente o que plantar numa horta vertical.

o que plantar numa horta vertical

Como montar uma horta vertical?

Há várias soluções à venda que permitem compor o seu próprio jardim ou horta vertical. Porém, se tem algum jeito para bricolage, sugerimos-lhe que tente construir, você mesmo, a sua horta vertical, bastando para tal usar algumas paletes em madeira.

 

Outra opção são espécies de raizes ainda mais curtas como pimento, tomate-cereja, couve-flor e alho. Tal dará um toque ainda mais atrativo e colorido à sua pequena horta.

Finalmente, se não conseguir que a sua horta receba muita incidência de luz, então o ideal será escolher espécies como hortelã, capuchinha, tomilho, salsa e cebolinho.

Outra dica útil é que, no momento da plantação, use mudas em vez de sementes e, ao fazer a colheita, utilize uma tesoura, de modo a retirar apenas o que pretende colher, garantindo que se mantém a raiz para que a planta volte a desenvolver-se.

Alguns cuidados a ter

  • Tenha em atenção os cuidados especiais que cada planta requer.
  • Deve usar um borrifador e regar a sua horta diariamente.
  • Mantenha a terra húmida.

Passe a cultivar os seus próprios legumes e ervas aromáticas e leve mais frescura e saúde até aos seus pratos. Poupe nas compras do supermercado, aprendendo o que plantar numa horta vertical e sabendo como tratar dela e quais os principais cuidados a ter. Se tem crianças, ponha-as com a mão na massa (ou na terra, mais propriamente) e não use o facto de não ter varanda como desculpa para não ter uma mini-horta.

Veja também: