Helena Peixoto
Helena Peixoto
22 Jun, 2019 - 08:00
vasos pendurados na parede

Jardim vertical: ideias e inspirações que o vão conquistar

Helena Peixoto

Parede em branco ou um espaço vazio? Saiba que ambos são locais perfeitos para um jardim vertical. Espreite aqui algumas ideias e sugestões.

O artigo continua após o anúncio

Ter um jardim vertical é uma forma simples e barata de levar a natureza para dentro de casa. E o que não faltam são ideias e hipóteses diferentes, criativas e fáceis de implementar em qualquer espaço, seja na parede da sala, na cozinha, na varanda ou mesmo no exterior para cobrir uma parede feia ou para fazer uma divisão ou cerca!

Seja qual for a razão, um jardim vertical fica muito bonito e a sua manutenção é muito simples, pelo que não deve deixar de espreitar as nossas dicas e sugestões.

Construir um jardim vertical passo a passo

Comecemos pelos inúmeros benefícios: as plantas melhoram a qualidade do ar, deixam os espaços mais bonitos e acolhedores e são ainda uma excelente opção para decorar a sua casa com pouco dinheiro.

Se optar por uma versão “faça você mesmo” melhor ainda! Com um pouco de madeira ou mesmo garrafas de plástico, por exemplo, pode facilmente ter um jardim vertical lindo! E não se esqueça que pode ainda juntar o útil ao agradável. Como? Plantando alguns produtos hortícolas que possa depois consumir.

jardim vertical

1. Defina o local e o espaço

O primeiro passo na construção de um jardim vertical é a escolha do local onde o vai colocar. Tenha especial atenção à exposição solar, ao clima, à área disponível e à humidade do espaço.

2. Escolha os produtos a plantar

Escolhido o local, segue-se a questão: que produtos vou plantar? Pode optar por fazer um jardim com as suas flores e plantas preferidas ou, então, uma pequena horta onde pode plantar tomates, alface ou aromáticas. Não se esqueça é que têm de ser plantas próprias para o local!

E como estamos a falar de um jardim vertical, que tem medidas um pouco limitadas, prefira plantas nativas e pequenas que não precisem de muito espaço para as raízes e tente que os produtos escolhidos tenham necessidades de manutenção semelhantes.

3. Material essencial

Agora deve selecionar a estrutura para colocar os vasos e plantas! Existem várias soluções prontas a comprar e utilizar, mas também pode optar por fazer a sua própria estrutura com materiais como garrafas de plástico, copos de vidro ou latas. Escolha a opção que mais gostar.

O artigo continua após o anúncio

4. Alertas e recomendações

Seja qual for a opção escolhida, existem sempre cuidados mínimos a ter para manter o seu jardim vertical saudável e bonito. A terra não deve estar nem muito seca, nem muito húmida e deve colocar substrato com frequência para que as plantas tenham todos os nutrientes necessários para crescerem fortes e viçosas. Não se esqueça também da rega – um lembrete no telemóvel é capaz de ajudar!

Acima de tudo, deve consultar as indicações de manutenção de cada um dos produtos que escolheu para o seu jardim vertical.

8 ideias e inspirações para o seu próprio jardim vertical

Agora que já conhece as principais orientações de como fazer o seu próprio jardim vertical, espreite as nossas ideias e inspirações de materiais e formas de o instalar!

1. Jardim com redinha

 

Se optar por uma inspiração de jardim vertical deste género, quando as pessoas o virem ao longe, até parece que está suspenso no ar! Isto acontece porque a estrutura do jardim fica presa a uma rede.

Esta é uma ideia simples e bastante económica que pode fazer em casa sem grandes preocupações. Compre pequenos vasos que se prendem à rede com arame e coloque lá as suas plantas preferidas.

2. Jardim mais clean

 

Se prefere opções mais minimalistas, então vai gostar desta ideia. Aproveite uma parede vazia lá de casa e monte um painel daqueles que se coloca nas garagens para arrumar as ferramentas.

Depois é só ir encaixando os vasos a seu gosto.

3. Jardim com caixas empilhadas

 

E por que não aproveitar caixas daquelas da fruta e legumes para fazer o seu próprio jardim vertical?

O artigo continua após o anúncio

Coloque as plantas em vasos dentro das caixas – para que seja mais simples sempre que precise de as mudar, e, depois, é só empilhar as caixas cuidadosamente. Está pronto o seu jardim vertical diferente e muito original e que não lhe vai ocupar muito espaço.

4. E que tal um pequeno aquário?

 

Quer muito, mas mesmo muito, ter um jardim vertical, mas não tem espaço dentro de casa ou no exterior? Encontrou aqui a solução: um pequeno aquário pendurado – um terrário, mas sem água, naturalmente.

Esta opção fica especialmente bem se optar por colocar lá dentro plantas suculentas e pequenos cactos.

5. Pendure prateleiras

 

Esta é mais uma solução para quem tem pouco espaço, principalmente se vive num apartamento. Agarre em algumas prateleiras, marque o espaço para os vasos e fure dos lados para passar a corda de suporte.

Uma nota importante: lembre-se que com o peso dos vasos, as cordas têm mesmo de ficar muito bem presas. Uma ideia muito simples para fazer em casa, certo?

6. Reutilizar escadas

 

Se tem por casa uma velha escada de madeira ou mesmo de alumínio, não há nada como a reutilizar para fazer o seu próprio jardim vertical. E o melhor é que não dá praticamente trabalho: basta encostar à parede ou, se preferir mais estabilidade, fixar as pontas à parede!

7. Baldes originais

 

E que tal uns baldes de zinco pendurados sobre uma estrutura de forma a formarem um jardim vertical? Este pequeno oásis é uma excelente ideia para quem gosta de ter ervas frescas sempre à mão na cozinha e vai ser alvo de elogios por todos que forem lá a casa.

8. Porta sacos em jardim

 

Sabe aqueles porta sacos de plástico muito popularizados pelo IKEA? Porque não dar-lhes uma segunda utilidade com um jardim vertical? Encha de terra, faça os buracos com plástico picotado para respirar e faça um cantinhos de aromáticas, por exemplo. Também pode utilizar outro género de porta-sacos para este efeito.

O artigo continua após o anúncio
Veja também