Teresa Campos
Teresa Campos
16 Set, 2018 - 11:19
Como fazer canteiro de ervas aromáticas viçosas e saborosas

Como fazer canteiro de ervas aromáticas viçosas e saborosas

Teresa Campos

Fazer canteiro de ervas aromáticas: é muito simples e nem é preciso ter um quintal para semeá-lo. Fique a saber tudo connosco!

O artigo continua após o anúncio

Se acha que fazer canteiro de ervas aromáticas só é possível para quem tem um terreno e percebe muito de agricultura e jardinagem, desengane-se! Fazer canteiro de ervas aromáticas é fácil e acessível a qualquer um. Para o provar, vamos indicar-lhe todos os aspetos a ter em conta para uma plantação e colheita bem sucedidas, com ervas que vão enriquecer e muito os seus pratos e cozinhados. Dê outro aroma à sua casa e às suas refeições, seguindo as nossas dicas.

Aprenda a fazer canteiro de ervas aromáticas para usar nos seus cozinhados

ervas aromaticas hortela

Localização

Para um canteiro saudável, com ervas aromáticas bem viçosas, certifique-se de que o solo é solto e poroso e a terra seca e aberta. Para tal, plante as ervas numa zona do jardim que receba muito sol e, se necessário, acrescente areia para tornar a terra mais solta. Dê ao seu canteiro a forma que desejar – circular, quadrada, em caracol ou espiral, com ou sem intersecções – ou, se preferir uma estrutura mais organizada, divida o jardim com pedras/tijolos que acumulam o calor e ainda potenciam o desenvolvimento das ervas.

Vasos

Se não tem terreno, pode também plantar a maior parte das ervas aromáticas em floreiras que pode colocar à janela ou na varanda. Se possível, opte por vasos em terracota, embora seja possível ver as plantas florescer em qualquer tipo de vaso. O importante é que o tamanho dos vasos se adequem ao tipo e quantidade de ervas aromáticas semeadas e que junte sempre à terra normal, areia ou argila, para torná-la mais solta e permeável. Assim como num quintal, deve colocar as floreiras na zona mais solarenga da casa.

Ervas

As melhores ervas para plantar são aquelas que mais aprecia e mais utiliza nos cozinhados. Pesquise ainda por algumas combinações de plantas que funcionam particularmente bem, em termos visuais e aromáticos. Cerefólio, salsa, coentros, manjericão, hortelã, cebolinho, pimenta-malagueta, orégãos, entre outras. A sálvia, a erva-doce, a camomila, o alecrim e a erva-cidreira são indicadas para os apreciadores de chás ou doçarias.

Sementeira

Para plantar as suas ervas, apenas tem de espalhar algumas sementes pelo solo arenoso e, passadas poucas semanas, as suas plantas irão começar a florescer. Por norma, as colheitas vão suceder-se, garantindo que tem sempre um canteiro florido e fresco. Depois da sua plantação, só tem de regar periodicamente o seu canteiro aromático, com maior incidência, quando o clima está mais quente e seco. Deve fazer as regas às primeiras horas do dia ou às últimas da tarde. Durante os meses de inverno, pode ter que resguardar algumas plantas no interior de casa, procurando áreas mais secas e quentes.

8 ervas aromáticas que podem ser cultivadas num frasco apenas com água

Colheita

As ervas aromáticas, mal começam a florescer, devem ser colhidas, pois isso estimula a sua produção. Caso contrário, as folhagens começam a murchar e tornam as novas folhas mais pequenas e azedas. O que dá sabor e aroma a estas ervas são os seus óleos, que apresentam uma maior concentração na parte da manhã. Por essa razão, este é o melhor momento do dia para proceder à colheita das plantas. Passe por água fria e estão prontas a utilizar.

Adubo

Pode ir adubando as suas ervas aromáticas para que tenham um crescimento mais rápido. Escolha compostos orgânicos obtidos a partir de elementos naturais ou compostos químicos feitos à base de potássio, nitrogénio e fósforo.

Doenças e pragas

Apesar de resistentes, caso se aperceba de uma aproximação indesejada de insetos às suas ervas aromáticas, pode combater usando uma calda de fumo. Já se detetar lagartas, pode retirá-las manualmente ou atraí-las durante a noite, espalhando cascas de chuchu ou de abóbora por perto dos canteiros. A calda bordalesa é também uma boa forma de prevenir o ataque por algumas doenças. Faça uma manutenção cuidada, eliminando plantas e ervas daninhas e removendo as folhas e galhos secos.

O artigo continua após o anúncio

Agora que já sabe como fazer canteiro de ervas aromáticas, não há razão para continuar a comprar condimentos secos, quando pode facilmente cultivar e usar as suas próprias folhas bem frescas e cheirosas. Torne os seus cozinhados ainda mais caseiros e saborosos, utilizando neles aquilo que colhe no seu jardim. Trate de fazer canteiro de ervas aromáticas e poupe nos temperos que costuma adquirir no supermercado.

Veja também