ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Sara Cristóvão
Sara Cristóvão
12 Mar, 2021 - 09:50

Papel de parede: torne-se num expert e mude a decoração de casa

Sara Cristóvão

Vai fazer um makeover à sua casa? Então, considere o uso de papel de parede. Veja como aplicar, manter e onde pode usar.

papel de parede

O papel de parede foi especialmente marcante numa época, fazendo parte da decoração de quase todas as casas entre os anos 50 e 70. Mas, tal como na moda, as tendências de decoração são cíclicas, e quando achamos que algo está ultrapassado é nessa altura que volta a aparecer com toda a força. Nos últimos anos, o papel de parede renasceu e tornou a fazer parte da decoração de várias casas.

Este item de design é capaz de transformar totalmente um ambiente. A panóplia de possibilidades de decoração que oferece faz do papel de parede um objeto de decoração cada vez mais apelativo. Afinal possui diversas texturas, cores, formas e padrões, pelo que, facilmente se adequa a todos os espaços da casa e a todos os gostos.

Poderá aplicá-lo apenas numa parede da divisória,  destacar um pormenor ou então forrar todo um quarto. Escolha a opção que mais se adapta ao seu gosto.

Assim sendo, se está a pensar em renovar a decoração da sua casa, o papel de parede pode ser uma excelente opção para mudar de ares.

Em primeiro lugar: saiba como escolher

Este ponto vai ser o mais difícil, uma vez que o papel de parede apresenta uma enorme variedade de cores e padrões. No entanto, há alguns conselhos que pode seguir: evite escolher tons fortes e com demasiados elementos, principalmente em áreas sociais, uma vez que poderão facilmente levar ao cansaço visual. 

O ideal é escolher algo que combine com as cores existentes no ambiente, ou que se adaptem facilmente.

Tenha cuidado ao escolher papel de parede às riscas. O ideal será fazê-lo para espaços mais pequenos, ou se o pé direito for baixo escolher as riscas verticais, porque irá dar a ideia de que o espaço é, na verdade, bem maior.

Em áreas com mais amplitude poderá utilizar mais padrões ou cores mais escuras.

papel de parede no quarto

Tipos de papel de parede que deve considerar

Ao nível do tipo de papel a escolher, o melhor é optar por aquele que já vem com adesivo incluído. Com este tipo de papel será fácil corrigir algum defeito durante a colocação. Também poderá escolher um rolo que ainda necessite de cola de fixação. No entanto, aqui aconselhamos que tenha alguma prática ou, então, que contrate um profissional, de forma a que não tenha problemas durante a aplicação.

Na sua procura vai encontrar diferentes tipos de papel de parede. Terá o tradicional feito à base de celulose, mais delicado e que não deve ser utilizado em zonas de água.

O papel de parede em vinil, é o mais comum e também o mais simples de aplicar. Este papel é mais resistente à humidade pelo que poderá ser usado em casas de banho e cozinhas, desde que não fique em zonas molhadas.

E os papéis com relevo, que são excelentes opções para paredes irregulares, ajudando a disfarçar imperfeições.

Escolher o local certo para aplicar o papel de parede

Depois de ter o seu papel de parede escolhido é importante escolher a parede ideal. Opte por uma parede com pouca exposição solar, para que as cores não desbotem rapidamente.

Mas também é importante certificar-se que a parede não tem defeitos, como furos, rachas, problemas de humidade ou infiltrações. Desta forma evita problemas no momento da aplicação.

Como deve aplicar o papel de parede?

Antes de avançar, pense se quer mesmo fazer isto sozinho ou se será mais indicado ter a ajuda de um profissional. A aplicação do papel de parede é fácil, mas requere alguma perícia e paciência.

Primeiro de tudo, como já mencionámos anteriormente, confira toda a parede de forma a garantir que não tem nenhum problema, desnível ou irregularidade. Caso verifique que a parede apresenta alguns defeitos, corrija-os antes de avançar. 

Próximo passo? Preparar o papel. É importante que meça bem a parede para não se enganar no tamanho do papel de parede. Meça o papel, faça as marcações e deixe sempre alguma margem em cima e em baixo. Caso o papel escolhido seja estampado certifique-se que faz o corte no sítio certo, de forma a não prejudicar o padrão e a decoração. Abra o rolo todo, assim poderá ter uma melhor noção da zona onde deve cortar.

Se o papel não tiver adesivo na parte de trás vai ser necessário comprar uma cola específica para a aplicação do papel de parede. É sempre bom ter alguém consigo nesse caso, para ajudar na aplicação e garantir que fica tudo alinhado. Cole sempre de cima para baixo, deixando sempre uma margem em cima para retificar.

Para finalizar, alise o papel para evitar que fique com bolhas. Caso tenha utilizado cola, poderá passar uma espátula de silicone para tirar o excesso. De seguida corte as margens com um x-ato, deixando o papel de parede rente aos rodapés. 

Depois de bem seco, pode ser necessário abrir um espaço para as tomadas e interruptores. Um bom truque é fazer um corte em cruz e cortar as sobras à volta.

E a manutenção?

Manter o papel de parede é simples. Primeiro de tudo precisa saber se o papel que escolheu é lavável ou não. Caso seja, poderá passar um pano húmido, mas sem produtos para não correr o risco de desbotar. Se não for lavável, passe apenas um pano seco ou o aspirador.

Se o seu papel de parede se sujar, o ideal é que o limpe na hora para evitar que fique manchado.

papel parede da sala

Quais as vantagens do papel de parede?

Existem inúmeras vantagens ao escolher papel de parede em vez de uma parede pintada. Este item tornou-se um ótimo aliado dos arquitetos e decoradores, uma vez que apresenta inúmeras possibilidade de decoração

Económico

Uma vez que pode comprar apenas o que precisa para utilizar, o que não acontece quando se trata de tinta. Além disso, a aplicação pode ser feita por si, poupando mão de obra.

Variedade

Existem muitos tipos e estilos de papel de parede, sendo um excelente meio para dar asas à sua criatividade

Prático

A aplicação do papel de parede é simples, quase sem desperdício de materiais e ideal para não encher a sua casa de tinta e cheiro. Além disso, é muito fácil de limpar e manter.

Duração

Um bom papel de parede pode durar entre 5 e 12 anos. Sem ficar manchado ou a precisar de renovação. Isto desde que tenha os cuidados em cima mencionados.

E as desvantagens?

São raras as desvantagens que o papel de parede apresenta. No entanto, pode acontecer rasgar. Embora raro, é possível que isso aconteça e, para tal, é importante escolher um papel com boa qualidade.

O ideal é prever exatamente onde e quanto papel de parede pretende usar, caso contrário esta técnica de decoração também pode sair bastante cara. O importante é planear de forma a conseguir poupar e evitar desperdícios.

Não se esqueça que o papel de parede deve ser a última coisa a ser aplicada numa obra de remodelação, pois trata-se de um produto sensível. Caso contrário poderá correr o risco de o danificar. 

6 usos criativos para o papel de parede

Agora que sabe o ABC do papel de parede, que utilidades especiais lhe pode dar? Além das paredes, temos várias sugestões que vão dar um boost à decoração de casa.

1

Dê uma nova vida (ou cor) aos móveis

Tem uma cómoda simples e básica que gostaria de mudar? Ou uma estante de cor básica e aborrecida? Falamos também de espaços e mobílias cujo interior, habitualmente, carece de design e estilo. Pois bem, não mais. Pode reverter essa “falta de personalidade” recorrendo ao papel de parede. Só precisa de escolher aquele que é mais do seu agrado.

2

Dê mais estilo às escadas

Quem disse que as escadas têm de ser simples e sem cor? Nada disso. Se usar papel de parede entre cada degrau pode dar um toque de personalidade e estilo às suas escadas. E a melhor parte é que pode mudar quando quiser. Deve escolher sempre um papel de parede que seja fácil de remover. Assim, pode trocar quando se fartar do padrão.

3

Dê destaque aos tetos de casa

A grande mais-valia do papel de parede é que permite mudar de forma drástica e simples o aspeto de qualquer divisão da casa. E como já viu, as paredes não são o limite. No que diz respeito à decoração do seu lar, pode (e deve) tirar partido da miríade de cores, padrões e texturas disponíveis em papéis de parede e aplicá-los nos tetos de casa.

4

Crie latas criativas

Torne as latas mais banais em pequenos adornos para a sua casa. Podem servir para variadíssimas situações. São perfeitas para dar uma ajuda na organização: tanto podem servir para colocar canetas, como para guardar coisas (como especiarias, café, etc.) ou até para usar como vasos ornamentais para plantas. Esta dica também é válida para caixas.

5

Molduras, tabuleiros, mesas de apoio e outros elementos.

Sejam molduras, mesinhas de apoio, tabuleiros, molduras, quadros ou escadotes… Só tem que decidir o que quer mudar, escolher o papel de parede de que mais gosta e tratar de dar um novo look aos mais variados itens de sua casa. No fundo, a imaginação é o limite.

Veja também