Teresa Campos
Teresa Campos
16 Mar, 2020 - 12:53

5 soluções para limpar a gordura da cozinha sem esforço

Teresa Campos

Se quer saber como limpar a gordura da cozinha de forma muito simples, espreite as soluções que lhe propomos e livre-se da sujidade indesejada já hoje.

pessoa a limpar a gordura da cozinha

Sente que passa horas da sua vida a esfregar cada milímetro da sua cozinha e, mesmo assim, verifica que as superfícies não ficam 100% limpas? Tenha calma… Provavelmente, não está a usar os produtos mais indicados e, por isso, reunimos uma série de soluções para limpar a gordura da cozinha de uma vez por todas e sem dificuldade. Interessado em conhecê-las? Então, ora espreite!

Como limpar a gordura da cozinha: 5 soluções práticas e eficazes

pessoa a limpar a gordura da cozinha e forno
1

Limão

Sabe aquela gordura que se acumula nos azulejos da cozinha? Limão é a solução! Como? Muito simples… Dilua o sumo de dois limões num balde com água e passe essa solução nas paredes da cozinha. Além de eliminar a gordura, dará um cheirinho super fresco e agradável à sua cozinha.

2

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um verdadeiro milagre da limpeza. Aplique-o na zona suja e esfregue vigorosamente com um pano.

Quais as principais vantagens? Além de desinfetar as superfícies, não prejudica a saúde. Não obteve os melhores resultados? Então, misture-o com sumo de limão ou com vinagre de maçã.

3

Vinagre

Sabia que tanto o vinagre de maçã quanto o de álcool têm propriedades antisséticas? Por isso são opções para limpar a gordura da cozinha. Ao usar estes produtos irá eliminar bactérias das bancadas, dos azulejos e de qualquer tipo de superfície, pois o seu ácido combate com profundidade a gordura.

Para conseguir melhores resultados, ferva o vinagre em partes iguais de água antes de usar. Se preferir, pode também combiná-lo com bicarbonato de sódio.

4

Borra de café

Esta é uma solução eficaz e super ecológica, já que permite reutilizar as sobras de café. Calce umas luvas e aplique a borra de café sobre metais e superfícies lisas engordurados. Ficará bem surpreendido com os resultados.

5

Produtos industriais

Se optar por uma solução industrial, escolha amoníacos, adstringentes e desinfetantes. Porém, há que ter precauções. Utilize sempre luvas e, já agora, máscara para proteger as suas mãos e evitar a inspiração dos seus componentes tóxicos.

Quais os materiais mais laváveis?

Está cansado de limpar os azulejos engordurados e esfregar, horas a fio, as juntas? Então, talvez esteja na horas de os substituir por placas de PVC.

Para as bancadas, opte pela melamina. Além de mais baratos, estes materiais permitem uma desinfeção mais fácil e profunda. Para simplificar a sua vida, escolha um design minimalista de estruturas lisas, luzes embutidas e móveis bem distribuídos.

Fuja das superfícies porosas, dos tijolos, das madeiras ou da pedra. Embora muito elegantes, estes materiais oferecem grande resistência à limpeza.

E os eletrodomésticos?

Para além das paredes, chão e outras superfícies, há que não esquecer os eletrodomésticos, no momento de limpar e desinfetar a cozinha. Diariamente, não deixe de passar uma solução desengordurante na cafeteira, no microondas e em outros robots de cozinha e mantenha-os sempre limpos.

Pode parecer fácil, mas nem sempre limpar a gordura da cozinha é uma tarefa rápida e bem sucedida. Como ficou claro, é preciso utilizar os produtos certos e, já agora, se está a pensar renovar a sua casa, escolha materiais laváveis e que simplifiquem e muito a sua vida, na hora de higienizar.

Veja também

Para descomplicar a informação

As informações sobre os temas que envolvem o impacto social do novo Coronavírus são dinâmicas e constantemente atualizadas. Por isso, os conteúdos publicados nesta secção não devem substituir a consulta com profissionais e especialistas, tanto da saúde como do direito e temas afins.