ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Teresa Campos
Teresa Campos
25 Fev, 2021 - 08:55

5 soluções para limpar a gordura da cozinha sem esforço

Teresa Campos

Se quer saber como limpar a gordura da cozinha de forma muito simples, espreite as soluções e livre-se da sujidade indesejada já hoje.

pessoa a limpar a gordura da cozinha

Sente que passa horas da sua vida a esfregar cada milímetro da cozinha e, mesmo assim, verifica que as superfícies não ficam 100% limpas? Tenha calma… Provavelmente, não está a usar os produtos mais indicados e, por isso, reunimos uma série de soluções para limpar a gordura da cozinha, de uma vez por todas, e sem dificuldade.

Quanto mais tempo passamos em casa, mais parece que a mesma está sempre suja e há sempre algo para limpar. É normal: cozinhamos mais, vivemos mais os espaços e isso tem influência na forma como olhamos para as tarefas domésticas.

Interessado em conhecer as dicas que vão ajudar a limpar a gordura da cozinha? Então, espreite!

Como limpar a gordura da cozinha: 5 soluções práticas e eficazes

pessoa a limpar a gordura da cozinha e forno
1

Limão

Sabe aquela gordura que se acumula nos azulejos da cozinha? Limão é a solução! Como? Muito simples… Dilua o sumo de dois limões num balde com água e passe essa solução nas paredes da cozinha. Além de eliminar a gordura, dará um cheirinho super fresco e agradável à sua cozinha.

E ainda por cima é um truque bem acessível e livre de produtos químicos, logo, não há nenhuma necessidade de cuidados específicos de se proteger enquanto limpa.

2

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um verdadeiro milagre da limpeza. Aplique-o na zona suja, onde a gordura esteja mais impregnada, o que será muito provavelmente o forno e o fogão, e esfregue vigorosamente com um pano bem macio.

Quais as principais vantagens? Além de desinfetar as superfícies, não prejudica a saúde. Não obteve os melhores resultados? Então, misture o bicarbonato de sódio com sumo de limão ou com vinagre de maçã.

3

Vinagre

E já que falamos em vinagre, sabia que tanto o vinagre de maçã quanto o de álcool têm propriedades antisséticas? Por isso mesmo, estas são boas opções para limpar a gordura da cozinha.

Ao usar estes produtos irá eliminar bactérias das bancadas, dos azulejos e de qualquer tipo de superfície, pois o ácido presente nos seus componentes combate a gordura em profundidade.

Para conseguir melhores resultados temos uma dica adicional: experimente ferver o vinagre em partes iguais de água antes de usar. Se preferir, pode também combiná-lo com bicarbonato de sódio.

4

Borras de café

Esta é uma solução eficaz e bastante ecológica, já que permite reutilizar as sobras de café. Calce umas luvas e aplique as borras de café sobre metais e superfícies lisas com gordura. Deixe o produto a atuar durante alguns minutos e depois limpe normalmente, com o detergente habitual. Ficará bem surpreendido com os resultados.

5

Produtos industriais

Se optar por uma solução industrial, isto é, um detergente que encontra em qualquer supermercado, escolha amoníacos, adstringentes e desinfetantes. Porém, há que ter precauções.

Utilize sempre luvas para proteger a pele e, já agora, máscara para proteger as vias respiratórias e, assim, evitar a inspiração dos componentes tóxicos que existem neste tipo de produtos.

Quais os materiais mais laváveis?

Está cansado de limpar os azulejos engordurados e esfregar, horas a fio, as juntas? E, mesmo assim, não consegue os resultados que imaginou? Então, talvez esteja na horas de os substituir por placas de PVC. Para as bancadas, opte pela melamina.

Além de mais baratos, estes materiais permitem uma limpeza e até desinfeção mais fácil e profunda. Para simplificar a sua vida, escolha um design minimalista de estruturas lisas, luzes embutidas e móveis bem distribuídos.

Fuja das superfícies porosas, dos tijolos, das madeiras ou da pedra. Embora muito elegantes, estes materiais oferecem grande resistência à limpeza.

E os eletrodomésticos?

Além das paredes, chão e outras superfícies, há que não esquecer os eletrodomésticos, no momento de limpar e desinfetar a cozinha. Diariamente, não deixe de passar uma solução desengordurante em determinadas equipamentos que têm um maior uso ou que se encontram em cima da bancada da cozinha. Falamos do forno, placa de fogão, máquina de café, microondas e até robots de cozinha. É uma forma simples de os manter sempre limpos e de evitar a acumulação de sujidade que se entranha e pode ser difícil de limpar mais tarde.

Pode parecer fácil, mas nem sempre limpar a gordura da cozinha é uma tarefa rápida e bem sucedida. Como ficou claro, é preciso utilizar os produtos certos. Já agora: se está a pensar renovar a sua casa, escolha materiais laváveis e que simplifiquem e muito a sua vida, na hora de higienizar.

Veja também