ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Sara Cristóvão
Sara Cristóvão
15 Fev, 2021 - 11:32

Limpar a casa na pandemia: cuidados a ter

Sara Cristóvão

Já reparou que ultimamente tem mais cuidado com a higiene do seu lar? Conheça que cuidados essenciais ao limpar a casa na pandemia.

limpar a casa na pandemia

O tema limpar a casa na pandemia é cada vez mais frequente. Cresceram as preocupações com as tarefas domésticas, que passam a encarar a desinfeção de produtos e superfícies como prática comum.

Nesse âmbito, a marca de eletrodomésticos Dyson lançou, recentemente, um estudo global sobre o pó e constatou que 59% das pessoas de todo o mundo estão a fazer a limpeza com maior frequência desde que surgiu a COVID-19. No entanto, apenas um em cada quatro dos inquiridos se mostrou preocupado com a quantidade de pó em casa.

Não querendo deixar toda a gente obcecada com limpeza, mas contribuindo para que comece já a aspirar a sua casa: sabe de que é composto o pó doméstico? Além dos conhecidos ácaros, contém também fezes de ácaros, células mortas da pele, cabelos, bactérias, vírus, bolor, pequenos insetos e outras fibras.

O facto de estarmos mais tempo em casa e de, consequentemente, fazermos mais uso da mesma, leva-nos a querer limpar mais para nos sentirmos mais confortáveis. No entanto, é preciso perceber que a limpeza vai muito além do que ter a casa a cheirar bem e arrumada. E isso é essencial para o nosso bem-estar, uma vez que as partículas microscópicas que constituem o pó podem ter impacto na nossa saúde.

Posto isto, que tal organizar o seu kit de limpeza e seguir as nossas dicas de como limpar a casa na pandemia?

Como limpar a casa na pandemia?

Atualmente passamos mais tempo em casa e sentimos necessidade em estar confortáveis e seguros. Como limpar a casa na pandemia é uma das grandes dúvidas para muita gente. Qual a frequência? Que cuidados extra devemos ter? Que produtos utilizar? 

Coloque uma música bem animada, e prepare-se para uma sessão de limpeza. Lançamos aqui algumas dicas para o ajudar. 

limpeza da casa
1

Tipo de limpeza

Para limpar a casa na pandemia é importante que dê preferência a uma limpeza húmida. Além disso, lembre-se de abrir as janelas permitindo a renovação do ar nos quartos e sala.

A limpeza deverá ser sempre realizada no sentido de cima para baixo, e das áreas mais limpas para as mais sujas. Ou seja, se estamos a falar da sala deverá começar pela parte cima dos móveis e terminar nas prateleiras que ficam mais perto do chão. Se se tratar da limpeza da casa de banho deverá limpar primeiro os espelhos, o lavatório, a banheira, e terminar sempre na sanita.

2

Frequência

Não existe um número exato de vezes. É importante que mantenha a casa arejada e que o ambiente e bens materiais sejam higienizados à medida que forem utilizados. Poderá fazer um calendário de limpeza de divisões para manter tudo limpo e organizado semanalmente. Por exemplo: segunda é dia de limpar casas de banho, terça-feira a cozinha, quarta-feira os quartos e quinta-feira a sala.

3

Melhores produtos

A higienização e desinfecção deverão ser mantidas seja a limpar a casa na pandemia, ou fora dela. Para cada divisão existem alguns produtos mais adequados que outros.

Se for lavar a sua casa de banho deverá utilizar um detergente que contenha desinfetante na composição. A lixívia é um excelente exemplo. Na cozinha poderá utilizar detergente e água quente. Na limpeza dos móveis e equipamentos utilize água morna e um pouco do detergente adequado ao tipo de material. Caso seja possível, poderá usar toalhetes humedecidos em desinfetante ou álcool a 70%.

Resumidamente é essencial que tenha em casa detergente, lixívia e soluções com pelo menos 70% de álcool.

É muito importante que se lembre que não deve misturar produtos. Não só poderá comprometer a eficácia do produto, como provocar graves reações químicas. 

4

Produtos a evitar

Um dos grandes riscos da internet são as informações falsas. Saiba filtrar aquilo que lê. Se viu em algum lado que para limpar a casa na pandemia seria eficaz usar vodca ou vinagre branco, então saiba que não está provado que esses produtos sejam eficazes contra o coronavírus. Além disso, estas substâncias podem provocar danos nas superfícies.

Os produtos de limpeza de madeiras que ajudam a deixar a superfície mais brilhante nem sempre são os melhores para efetuar uma posterior desinfeção. Aconselhamos que os use com moderação.

Evite também usar panos encharcados, uma vez que a água pode danificar a conservação de vários tipos de materiais, principalmente a madeira.

5

Acessórios

Para limpar a casa na pandemia, uma vez que o irá fazer com maior frequência do que costuma, é essencial que utilize luvas. Assim, evita o contacto com os produtos químicos que poderão provocar reações cutâneas indesejadas.

Além disso, o único acessório que aconselhamos a usar com menos frequência é a vassoura, uma vez que este produto contribui, muitas vezes, para levantar pó.

Evite também utilizar esponjas duras ou esfregões de palha de aço, estes podem provocar desgaste dos materiais.

6

Desinfeção

Com a limpeza removemos germes e sujidade mas não os matamos. Assim, além da lavagem das superfícies é essencial fazer também uma desinfeção. Os produtos escolhidos devem ser adequados ao local onde queremos aplicá-los, seguindo as instruções presentes no rótulo.

O ideal é que use detergentes para higienização de superfícies, álcool 70% ou produtos de base alcoólica equivalentes.

Além de todos os pontos mencionados em cima, sugerimos que deixe o calçado à porta de casa, seja do lado de fora ou de dentro, adote uma rotina de limpeza nas superfícies de contacto frequente (mesas, maçanetas, interruptores) e que lave as mãos seguindo as indicações da Direção Geral de Saúde.

Veja também