Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
19 Mai, 2020 - 12:44

Limpeza a vapor: tudo o que precisa de saber

Mónica Carvalho

Em que consiste a limpeza a vapor e quais as vantagens deste sistema? Poderá ser uma alternativa de limpeza eficaz durante a pandemia?

limpeza a vapor

Ter a casa limpa e organizada proporciona uma sensação de tranquilidade e bem-estar. Nesse sentido, os equipamentos de limpeza a vapor poderão ser grandes aliados, ajudando a potenciar a higienização de diferentes espaços e materiais.

Este tipo de equipamentos prometem a eliminação de 99,99% das bactérias sem o uso de produtos químicos, algo que muitos privilegiam em tempos de pandemia. Pelo menos é o que revela a Kärcher, empresa especializada em soluções de limpeza.

A marca pretendeu demonstrar a eficácia das suas máquinas de limpeza a vapor, levando-as a que fossem testadas no combate aos vírus e bactérias através de testes realizados em laboratórios independentes.

Como resultado, e conforme o comunicado,

“ficou demonstrado que, durante uma limpeza de 30 segundos numa superfície, pode ser alcançada uma redução significativa de até 99,99% dos vírus encapsulados, incluindo o coronavírus ou a gripe, e das bactérias domésticas comuns existentes nas superfícies duras quando aplicada a pressão máxima de vapor”.

Estes são, de facto, tempos exigentes na hora de limpar a casa, pelo que, este tipo de equipamentos poderá ser benéfico, até porque, além de economizar água, não prejudica o meio ambiente e elimina até as sujidades mais resistentes.

Como fazer uma correta utilização do vapor em tempos de pandemia?

De acordo com os dados divulgados pela Kärcher, o vapor de água quente emerge a cerca de 100º e vai arrefecendo com o aumento da distância.

Nesse sentido, para combater vírus de maneira eficaz,

“o bocal deve, portanto, ser posicionado diretamente sobre a superfície. Também é importante garantir a limpeza de uma determinada área durante 30 segundos na potência máxima do vapor. Os panos de microfibra utilizados devem ser depois lavados a uma temperatura de pelo menos 60° num programa de lavagem padrão.”

Limpeza a vapor: quais as vantagens?

limpeza a vapor casa de banho

Existem determinadas características no uso de máquinas de limpeza a vapor que poderão facilitar-lhe a vida. Veja quais:

  • São amigas do ambiente, pois dispensam o uso de produtos químicos;
  • Ajudam a desinfetar e higienizar inúmeras superfícies e diferentes materiais em sua casa;
  • Dado que a limpeza é feita a vapor, as superfícies secam mais rapidamente;
  • Permite uma limpeza mais eficaz de locais de difícil acesso;
  • O seu uso permite dissolver substâncias difíceis como cera ou cola.

Cuidados a ter ao manusear máquinas de limpeza a vapor

Apesar das vantagens, deve ter alguns cuidados sempre que utilizar estes equipamentos:

  • O vapor solta a sujidade, mas não a remove. Como tal, depois deve passar um pano para remover os resíduos;
  • Quando em contacto com a pele, o vapor pode provocar queimaduras;
  • Use óculos de proteção e roupas adequadas durante a limpeza;
  • Siga sempre as instruções do fabricante.

Quais os materiais que pode ou não limpar a vapor?

Depois das vantagens e cuidados, o que é que pode limpar com as máquinas a vapor? E quais os objetos e materiais proibidos?

Pode limpar a vapor

  • Estofos, colchões, cortinas e carpetes: o vapor é especialmente útil nestas superfícies, permitindo matar os ácaros e tirar as manchas;
  • Pisos, azulejos, cerâmica e acessórios de metal: a limpeza a vapor elimina os germes, mofo e fungos e até pode ser altamente eficaz a limpar aquelas manchas incómodas de argamassa;
  • Vidros e espelhos: uma tarefa que ficará muito mais facilitada com a limpeza a vapor. Este tipo de material parecerá mesmo novo, sem marcas nem dedadas;
  • Utensílios de cozinha: os produtos de cozinha devem ser limpos com especial cuidado, visto terem contacto direto com a nossa comida e isso pode ser feito com recurso aos aparelhos de limpeza a vapor;
  • Outros materiais: para ter o interior do carro como se tivesse acabado de sair do stand, então a limpeza a vapor pode ajudar. Estes equipamentos são também úteis no caso de limpeza de utensílios dos animais de estimação, como jaulas, caixa de areia, camas e brinquedos. De igual modo, poderá recorrer à limpeza a vapor para limpar brinquedos de crianças e áreas onde são trocadas as fraldas.

Não pode limpar a vapor

  • Papel e produtos semelhantes;
  • Tecidos delicados como seda;
  • Paredes ou qualquer superfície coberta por tintas à base de água.

Tipos de equipamentos a vapor

Certamente já terá visto diferentes equipamentos deste tipo, nomeadamente máquinas e pistolas. Então, como saber qual o mais correto para determinadas situações?

As máquinas a vapor são mais pesadas e trazem vários acessórios, o que permite o ajuste do equipamento a diferentes objetivos, desde engomar a roupa até aspirar e lavar o chão. Estes aparelhos são igualmente eficientes na limpeza de superfícies muito gordurosas, como poderá acontecer na zona em redor do fogão ou placa.

Por sua vez, as pistolas a vapor são mais leves, mais práticas e mais fáceis de transportar. Apesar de terem menos funcionalidades do que as máquinas, são mais eficazes na limpeza de vidros, espelhos e até tecidos, particularmente quando ocorre vaporização diretamente nas nódoas.

Veja também

Para descomplicar a informação

As informações sobre os temas que envolvem o impacto social do novo Coronavírus são dinâmicas e constantemente atualizadas. Por isso, os conteúdos publicados nesta secção não devem substituir a consulta com profissionais e especialistas, tanto da saúde como do direito e temas afins.