Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
15 Mai, 2020 - 11:46

15 itens que facilitam a limpeza da casa. Quantos destes já utiliza?

Mónica Carvalho

Existem inúmeros artigos para ajudar a cuidar do seu lar. Confira quais os itens que facilitam a limpeza da casa, sem gastar muito dinheiro.

itens que facilitam a limpeza da casa

Podem parecer muitos, mas não são: estes 15 itens que facilitam a limpeza da casa e lhe sugerimos são relativamente acessíveis e podem fazer uma grande diferença nas suas lides domésticas diárias, tornando-as mais simples e até mais rápidas e eficientes.

Provavelmente alguns destes utensílios já possui em casa, porque são considerados imprescindíveis. Mas também pode achar que outros itens que facilitam a limpeza da casa e que incluímos nesta lista poderão ser um desperdício. Vamos fazê-lo mudar de ideias.

Conheça os 15 itens que facilitam a limpeza da casa

Tornar a limpeza de casa mais simples, mais rápida e mais eficiente é o sonho de qualquer pessoa. Com estes artigos poderá mesmo consegui-lo. Tome nota!

limpar a casa
1

Esponja com reservatório

Para limpar a fundo qualquer superfície e garantir que não suja as suas mãos, use este modelo de esponja, possuidor de um cabo com reservatório para detergente. Uma peça que é, na verdade, 2 em 1.

2

Luva-esfregão

Este é também um modelo bastante prático. Calce estas luva com função de esponja e limpe tudo com a maior das facilidades, sem deixar cair a esponja ou escova com que lava a louça ou ter de a pousar para pegar melhor naqueles utensílios de cozinha mais difíceis de limpar ou de maior dimensão.

3

Mopa

A mopa é, sem dúvida, uma das mais brilhantes invenções na área de limpeza de casa. Não há forma mais simples e rápida de limpar o chão de qualquer pó ou sujidade.

Atualmente, até já existem mopas que libertam um produto de limpeza à sua passagem. No final, é só retirar e substituir o pano ou lavar, se for reutilizável. Se preferir, há ainda modelos que possuem uma ferramenta própria para torcer a mopa, sem ter de as torcer à mão.

4

Esfregona

Para limpar determinadas sujidades no chão, de forma rápida e eficaz, a esfregona é um dos itens mais práticos e que desempenha a função na perfeição.

5

Limpa persianas

Para limpar com detalhe as persianas aí de casa, nada como uma ferramenta própria para remover todo o pó que se acumula nessa superfície. Se nunca limpou as persianas, faça-o, pois são, de facto, um objeto que acumula bastante pó e sujidade, o que pode ser prejudicial para quem sofre de alergias.

6

Esferas lava roupa

É simples e é um dos itens que facilitam a limpeza da casa. Para separar as roupas dentro da máquina de lavar roupa, nada como simplesmente colocar lá dentro uma destas bolinhas mágicas.

7

Pano de microfibra para limpeza técnica

Todos temos em casa várias superfícies tecnológicas para limpar, como os televisores, computadores, tablets, telemóveis. Para retirar pó e manchas sem riscar nem danificar o equipamento, deverá mesmo optar por usar um pano de microfibras próprio para o efeito.

8

Aspirador de mão

Para as migalhas do dia a dia, use um aspirador de mão pequeno e leve. Além de muito mais prático, ele vai facilitar-lhe e muito a vida, na hora de ir fazendo a manutenção na limpeza de sua casa. Assim, o problema é resolvido na hora e menos uma coisa que ficará a acumular para fazer.

preparacao-limpeza-casa
9

Aspirador 2 em 1

Se vai investir na compra de um aspirador, então aposte num modelo 2 em 1, que pode funcionar como aspirador de mão ou aspirador vertical e se adquirir um modelo mais moderno, pode ainda beneficiar de outras funcionalidades.

10

Aspiração a vapor

As máquinas de limpeza a vapor são amigas do ambiente e uma solução económica, podendo, nalguns casos até eliminar a necessidade de recorrer a produtos químicos mais agressivos.

Estas máquinas a vapor são particularmente úteis para limpar o chão, higienizar a cozinha, casa de banho, micro-ondas, fogão, torneiras, azulejos, tapetes, sofás, soalhos e muito mais, visto que permitem chegar a locais de difícil acesso e eliminar agentes patogénicos mais problemáticos.

11

Espanador em microfibra

Se não dispensa o tradicional espanador, que tal substituí-lo por uma versão mais moderna em microfibra? A vantagem deste item é que lhe permite chegar aos cantos mais difíceis e agarrar o pó com relativa facilidade.  

12

Esfregão de arame

Para superfícies difíceis, com sujidade impregnada, tenha sempre à mão um esfregão de arame. Porém, quando o usar, sempre que possível proteja bem as mãos, pois é bastante abrasivo e agressivo para a pele.

13

Papel de cozinha

Este objeto comum é bem mais útil do que imagina. Não serve só para absorver o excesso de gordura quando está a cozinhar, mas também é excelente para limpar o balcão da cozinha, as torneiras, os materiais em inox, metal ou vidro e até as superfícies da casa de banho.  

Além disso, quando ocorrem pequenos desastres, como derrame de líquidos, o problema ficará rapidamente resolvido com recurso ao papel de cozinha que irá absorver tudo num instante.

14

Desinfetante / lixívia

Mais do que nunca, este tipo de produto é imprescindível em qualquer casa, facilitando a correta higienização de diferentes superfícies e até itens provenientes da rua, como as compras do supermercado.

Os desinfetantes que encontra à venda já são adequados para uso imediato. Por sua vez, a lixívia, deve ser manuseada com um cuidado adicional, por ser um produto agressivo para a pele e até vias respiratórias.

15

Armário de limpeza

É certo que não é um produto relacionado com a limpeza propriamente dita, mas sim com o respetivo armazenamento. Esta é uma medida imprescindível, não só por uma questão de organização, mas principalmente por segurança, principalmente para quem tem crianças em casa.

Itens simples que poderão provocar uma verdadeira revolução na sua vida. Mãos à obra e boas limpezas!

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].