Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
04 Dez, 2019 - 11:05

Bancada da cozinha: as mais variadas opções para todos os gostos

Helena Peixoto

Saiba como escolher a sua bancada da cozinha de sonho, tendo em conta o estilo da cozinha, orçamento disponível e objetivos de decoração.

bancada de cozinha

A bancada da cozinha é, sem dúvida, um elemento central em todo o ambiente desta divisão e que faz toda a diferença no impacto visual. Claro que existem opções para todos os gostos, ambientes e carteiras, claro está.

Antes de tomar uma decisão, existem algumas questões que deve ter em conta, como a sua resistência, durabilidade, características de fabrico e garantias, por exemplo, e que podem fazer toda a diferença na hora de escolher a bancada da cozinha mais indicada para si.

Uma questão deve sempre ser salvaguardada: não se esqueça que estamos a falar de uma superfície que vai estar constantemente em contacto com água e por isso deve garantir que é impermeável o suficiente. Nestes casos, por vezes o barato sai caro. 

A bancada da cozinha dos seus sonhos está mais perto do que imagina

Sim, acredite! É possível ter aquela cozinha que vê nos catálogos e nos pins do Pinterest sem ter de contrair um crédito adicional. Com alguma pesquisa, adequação aos objetivos pretendidos e conhecimento das várias ofertas no mercado, vai conseguir encontrar uma bancada da cozinha cheia de estilo, que cumpra bem com a sua função e a um preço acessível. 

Mas, antes de mais, é importante que tenha em consideração alguns tópicos antes de avançar para a compra da sua bancada da cozinha: 

  • Em primeiro lugar, deve verificar todas as medidas ao milímetro. Um pequeno desvio pode ser verdadeiramente “a morte do artista” no que à colocação da bancada da cozinha diz respeito;
  • Estipule um orçamento e refira-o sempre que consultar uma loja ou fornecedor. Não lhe adianta de nada ver um pedra de 2.000€ se o seu orçamento máximo é de 700€. Só vai aumentar a frustração de não conseguir comprar;
  • Tenha em atenção que a altura recomendada para a bancada da cozinha deve ser de aproximadamente de 90cm, no sentido de se adequar a todas as estaturas das pessoas. Claro que esta questão pode ser um pouco alterada consoante a necessidade dos seus utilizadores, mas é sempre útil ter conhecimento das medidas standard

Principais tipos de bancada da cozinha 

cozinha moderna

Vamos agora conhecer os principais tipos e materiais de bancada da cozinha, e características associadas. 

Pedra

A pedra natural, seja ela mármore ou granito, é um dos tipos de bancada da cozinha mais utilizados. Apesar de não ser a opção mais barata, em comparação com os laminados e madeiras, acaba por ser uma das melhores opções a nível de relação qualidade/preço. A durabilidade é bastante alargada, a nível visual existem imensas opções, cores e feitios e o efeito final é o de uma pedra lisa e uniforme. 

A principal desvantagem neste tipo de bancada da cozinha está relacionada com a absorção de ácidos dos alimentos e com a presença de água parada na superfície, que pode acabar por fazer manchas. É recomendável que se realize um polimento da peça de vez em quando para garantir um maior tempo de vida. 

Madeira

Sim, é verdade! É possível utilizar madeira para a bancada da cozinha. Ideal para quem procura um aspeto mais rústico para a sua cozinha, esta opção não deve, no entanto, ser aplicada nas zonas de contacto direto com a água, sob pena de rapidamente se degradar. 

Porcelanato

O porcelanato é outra opção que deve considerar na hora de comprar a sua bancada da cozinha. Bastante resistente à humidade, está disponível em várias cores e, quando em contacto constante com a água, não mancha com tanta facilidade quanto a pedra. 

Outra das vantagens é que, se gostar do tipo de bancada com banca embutida, pode fazer a própria banca neste mesmo material dando uma noção de maior uniformidade. 

Silestone

Se estiver disposto a desembolsar um pouco mais, tem como opção para a bancada da cozinha o  silestone, um material altamente resistente e durável e disponível em variadíssimas cores.

Uma das formas mais comuns na aplicação deste tipo de material é a instalação em “cascata”, que consiste na sua aplicação do chão até à altura da bancada, dando uma ilusão de cascata (daí o seu nome), uma das tendências de decoração de luxo. 

Laminado

Por fim, a opção mais em conta que pode encontrar no mercado para bancada da cozinha são as laminadas. Disponíveis a um preço muito acessível, consegue adquirir praticamente todas as cores, padrões e imitações que quiser, mas tem sempre a desvantagem da sua durabilidade mais baixa, para além de ser necessário um cuidado extra para evitar o constante contacto com a água. 

Veja também