ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Sara Cristóvão
Sara Cristóvão
10 Fev, 2021 - 09:55

Mau cheiro na banca da cozinha: saiba como se livrar dele

Sara Cristóvão

O mau cheiro na banca da cozinha é bastante frequente. Aprenda a livrar-se dele, pela sua saúde e para bem dos seus alimentos.

mau cheiro na banca da cozinha

Não estranhe se ao fim de algum tempo começar a sentir mau cheiro na banca da cozinha. Esta é das zonas mais utilizadas numa casa, e, consequentemente, das zonas mais sujas e que necessita de uma melhor higienização. É ali que todos os dias limpa os pratos e lava a loiça, às vezes até mais do que uma vez por dia.

Os resíduos acumulam-se e podem promover mau cheiro. Poderão ser águas paradas, ou o sifão pode estar a chamar a atenção para um futuro entupimento, e aí o ideal será agir rápido.

Normalmente este problema ocorre devido ao resto de alimentos que vão inadequadamente para o ralo ou, então, devido a resíduos de detergente e sabão que se acumulam no sifão.

Eliminar este odor nem sempre é fácil, principalmente se o problema já estiver avançado. Por vezes é necessária a contratação de um profissional, mas, antes disso acontecer, aconselhamos a experimentar alguns truques que podem evitar que o cheiro se alastre para o resto da casa.

Aqui sugerimos algumas dicas para se livrar desse mau cheiro que nos consome a paciência.

Truques para eliminar o mau cheiro na banca da cozinha

Sempre que limpamos a nossa casa ficamos à espera que o cheiro a fresco e lavado perdure, mas muitas vezes o mau cheiro na banca da cozinha e até nos sifões da casa de banho permanece. Normalmente esse cheiro está ligado à canalização que acumula resíduos, gordura e bactérias que não são fáceis de eliminar.

Conheça alguns truques que o podem ajudar.

limpar bancada de cozinha

Água fervida

O mau cheiro na banca da cozinha é provocado maioritariamente por resíduos alimentares e a água fervida poderá ajudar a bani-los, principalmente se estivermos no início do problema.

Não tem de gastar água desnecessariamente. Por exemplo, se ferveu água para fazer chá ou para cozer massa não deixe que a água que sobrou fique a arrefecer. Despeje de imediato pelo cano da banca e veja os maus cheiros menos intensos desaparecer.

Bicarbonato de sódio

Outro dos truque mais mencionados para eliminar o mau cheiro da banca da cozinha é utilizar bicarbonato de sódio. Mas aqui há diferentes receitas.

Por exemplo, depois de colocar a água fervida, mencionada em cima, poderá deitar uma colher de chá de bicarbonato de sódio no ralo.

Outra técnica utilizada passa por misturar três colheres de sopa de bicarbonato de sódio com seis colheres de sopa de vinagre e uma colher e meia de sal grosso. Despeje essa mistura no ralo seguida de água a ferver. Não se esqueça de tapar o ralo.

Vinagre

Muita gente apresenta o vinagre como uma solução infalível para a remoção do mau cheiro da banca da cozinha. Também aqui são apresentadas diferentes receitas.

Caso a água e o bicarbonato de sódio não funcionem, pode experimentar deitar uma chávena de vinagre, deixar descansar meia hora e de seguida passar outra vez água quente. Ou então, poderá, de raiz, ferver um litro de vinagre e seguidamente vertê-lo sobre o ralo, tapando-o.

O sifão também pode ser limpo com a combinação de um copo de água quente e cinco colheres de vinagre branco.

Produtos químicos

Muitas vezes as soluções caseiras não são eficazes porque o problema já está evoluído e aí o ideal será recorrer a um produto químico mais forte. Poderá encontrar este tipo de artigos em qualquer superfície comercial, basta procurar por produtos de desentupimento de canos.

A maioria destes produtos é desenvolvida para dissolver e eliminar obstruções orgânicas, e também ajudarão a eliminar o mau cheiro. Esta solução não só desinfeta em profundidade como ajuda a dissolver todos os resíduos que estão na tubagem, contribuindo assim para a eliminação do mau cheiro na banca da cozinha. 

Faça o uso dos produtos de acordo com as instruções apresentadas pelo fabricante, incluindo o tempo de espera necessário. Conheça alguns produtos.

Destop Express Gel Elimina Odores

Poderá encontrar este produto nos supermercados. A sua fórmula rica em lixívia garante uma desinfeção em profundidade, podendo resolver o entupimento em 30 minutos. Para o utilizar deverá remover a tampa cuidadosamente e verter metade da garrafa para o cano. Deixe atuar 30 minutos e depois passe abundantemente por água.

Mr. Muscle

O tão conhecido Mr. Muscle poderá ser encontrado também nos supermercados e custa menos de 5 euros. Este produto contém hidróxido e hipoclorito de sódio, por isso não deverá juntá-lo com outros produtos. Deverá despejar 1/4 a 1/3 do conteúdo e deixar atuar 30 minutos. Depois deixe correr água quente no cano. Se o seu cano estiver totalmente entupido deixe o produto atuar toda a noite. Deverá evitar o contacto com superfícies de alumínio.

Mistolin Desentupidor de Canos

O desentupidor de canos da Mistolin é mais acessível. Com uma fórmula à base de lixívia este desentupidos de canos funciona com resíduos orgânicos e não orgânicos, apoiando na eliminação dos maus odores.

Poderá experimentar qualquer uma das dicas apresentadas, no entanto o nosso principal conselho é que faça uma limpeza frequente da pia de forma a evitar mau cheiro na banca da cozinha. E quando dizemos uma limpeza não falamos só por fora, mas também por dentro: canalização e sifão. Deverá limpar periodicamente o seu sifão evitando assim o acumular de resíduos e consequente mau cheiro na banca da cozinha.

Em último caso, e se a situação for realmente grave, poderá sempre contratar um profissional para o ajudar a resolver o problema. Eles têm outro tipo de instrumentos e técnicas que garantidamente o ajudarão a eliminar o mau cheiro da banca da cozinha.

Veja também