Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
12 Nov, 2019 - 15:51

10 dicas para se livrar de vez do mau cheiro na banca da cozinha

Helena Peixoto

Estamos a falar de um local onde se acumulam mais sujidade e bactérias. É por isso muito importante saber como livrar-se do mau cheiro na banca da cozinha.

banca de cozinha moderna

Tem maus cheiros na sua cozinha? Deixamos-lhe duas mãos cheias de sugestões para que saiba como livrar-se do mau cheiro na banca da cozinha e fazer desta divisão da casa um espaço bem mais agradável.

A banca da cozinha é um local onde se acumula muita sujidade e pode ser uma das coisas que está a limpar mal nessa divisão. E não vale a pena lavar só a parte visível, porque os maus cheiros que se acumulam nos canos acabam por afetar todo o espaço.

Muitas vezes, entramos na cozinha e sentimos um cheiro desagradável que não conseguimos identificar a 100% de onde vem. Procurando um pouco mais, percebemos então que esse cheiro vem precisamente da pia!

Mas então, por que será que isto acontece? Afinal, até faz uma limpeza diária do local após lavar a loiça. Pois bem, o problema é que muitas vezes uma limpeza normal não é suficiente. Passam pela banca da nossa cozinha variadíssimos restos de alimentos que, mesmo depois de colocados no lixo, deixam sempre alguns restos, ainda que muito pequenos para serem vistos a olho nu.

Além do acumular destes resíduos que infectam a banca e podem provocar mau cheiro, também a canalização vai acumulando sujidade e bolor que pode ser responsável pelos odores menos agradáveis.

A acrescentar a estes dois motivos, há ainda a questão de por vezes se deixar esponjas e panos húmidos e por espremer em contacto com a pia. Isto só vai aumentar o número de bactérias no pano e na esponja e também provocar mau cheiro na banca e, em último grau, em todo o espaço da cozinha.

3 TRUQUES PARA ELIMINAR MAU CHEIRO NA BANCA DAS COZINHAS COM TRITURADOR DE LIXO

produtos para limpar bancada de cozinha

Apesar de não ser o mais comum em Portugal, ainda existem algumas casas que possuem triturador de lixo integrado na banca. E estes casos exigem alguns cuidados adicionais. Confira os principais truques para eliminar os cheiros menos agradáveis.

Água quente e detergente da loiça

Encha a banca com água quente e junte-lhe detergente da loiça. Ligue o triturador de lixo e despeje a mistura pelo triturador, de forma a deixá-lo limpo.

Cubos de gelo, sal grosso e casca de limão

Se depois de experimentar o primeiro truque, a sua banca continua com mau cheiro, está na hora de limpar a fundo as lâminas, pois a gordura e sujidade também se acumulam nesta parte do triturador.

Coloque cubos de gelo, cascas de limão e sal grosso no triturador, com este ligado. Vai notar a diferença rapidamente.

Cubos de vinagre e limão congelados

Se quer uma solução mais eficaz logo à primeira tentativa, então, congele pedaços de limão mergulhados em vinagre. Quando precisar de limpar o triturador de lixo, use um ou dois com o triturador, naturalmente, a trabalhar.

5 TRUQUES PARA COMBATER O MAU CHEIRO NA BANCA DA COZINHA SEM TRITURADOR DE LIXO

Passamos agora para as dicas que o ajudam a eliminar o mau cheiro na banca da cozinha que não possua triturador de lixo.

Água a ferver

Nunca subestime as capacidades da água a ferver. Se ferveu água para fazer chá ou para cozer massa, por exemplo, não deixe que a água que sobrou fique a arrefecer. Despeje a água a ferver pelo cano da banca e veja os maus cheiros menos intensos desaparecer.

Bicarbonato de sódio, vinagre e água a ferver

Um dos truques mais comuns para quem quer saber como livrar-se do mau cheiro na banca da cozinha. Deite um copo de bicarbonato de sódio, seguido de dois copos de vinagre. Aguarde alguns minutos e termine com água a ferver. Este trio faz maravilhas!

limpar bancada de cozinha

Bicarbonato de sódio, sal grosso, vinagre e água a ferver

Se a mistura anterior é boa, esta é vencedora. Acrescente sal grosso à mistura de bicarbonato de sódio, vinagre e água a ferver. Vai notar a diferença no final.

Bicarbonato de sódio, sumo de limão e água a ferver

Tal como o vinagre, também o sumo de limão em contacto com o bicarbonato de sódio faz com que a mistura comece a borbulhar e fica a cheirar melhor do que a solução com o vinagre. Limpeza garantida.

Bicarbonato de sódio, óleos essenciais e água a ferver

E uma vez que estamos a falar de mau cheiros, nada como acrescentar umas gotas do seu óleo essencial favorito, junto com o bicarbonato de sódio e termine com água a ferver. Vai deixar um aroma bastante agradável na sua cozinha.

COMBATER O MAU CHEIRO NA BANCA DA COZINHA COM DOIS INGREDIENTES MUITO PODEROSOS

São naturais, fáceis de encontrar em qualquer lado e garantem um cheirinho agradável a pairar pela sua cozinha. Pode utilizá-los também na sua banca de cozinha e vai ver como imediatamente o cheirinho se espalha por toda a divisão!

Canela

Nem só de propriedades diuréticas e aromáticas na confeção vive a canela! É um ingrediente natural excelente para acabar com maus cheiros nas canalizações. E como o conseguir? Fácil: basta ferver uma panela de água com uns paus de canela dentro. O bónus? Vai ficar com a cozinha a cheirar a Natal!

Café

Quem gosta daquele cheirinho de café acabado de fazer ponha o dedo no ar. Afinal, vem logo à memória casa dos nossos avós, certo? Vamos aproveitar então este ingrediente natural para eliminar o mau cheiro na banca da cozinha! Basta simplesmente simplesmente deitar as borras do café pelo ralo abaixo.

Aqui encontra uma solução simples, ecológica e gratuita! Pode repetir este processo apenas uma vez por semana e uma quantidade do tamanho de uma noz é suficiente (não abuse muito na quantidade pois pode acabar por entupir os canos).

Veja também