Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
18 Mar, 2020 - 17:57

Os cuidados que deve ter em casa para combater o novo Coronavírus

Mónica Carvalho

O mundo é hoje um lugar diferente e também devem ser os nossos comportamentos. Saiba quais são os cuidados a ter em casa para combater o novo coronavírus.

coronavirus em casa

A melhor maneira de se proteger a si e a outros membros da família contra a propagação e a disseminação da doença COVID-19 é adotar vários comportamentos de prevenção. Por isso, para evitar a propagação do coronavírus, saiba os cuidados que deve adotar em casa.

Não precisa de começar a viver como um eremita, mas para evitar ao máximo uma possível contaminação todos os cuidados são poucos, principalmente se fizer parte, ou algum membro da sua família, dos chamados grupos de risco.

Quando em casa, muitas vezes acabamos por baixar a guarda em termos de higiene pessoal e cuidados e isso, pode, de facto, ser um risco. A maioria das pessoas está ciente do que deve fazer no exterior: manter distância social; tossir e espirrar para o cotovelo ou para um lenço descartável que deve ser, de imediato, deitado ao lixo; lavar ou desinfetar as mãos com frequência; e evitar ao máximo tocar no rosto.

Mas e quando está em casa, será que estes cuidados se devem manter? A resposta é sim! Não existe ainda grande fundamentação científica para determinadas suposições relativas à doença COVID-19 devido à novidade do tema, todavia, o comportamento das autoridades de saúde têm sido o mesmo: ser o mais cauteloso possível.

cuidados a ter em casa para eliminar uma possível contaminação

produtos de limpeza de casa

Ao chegar a casa, também o seu comportamento deve ser outro. Afinal, se o vírus ficou lá fora, é lá que o quer manter, verdade? Saiba como.

Tirar roupa e calçado

É aconselhável a criação de uma chamada “zona vermelha” logo na entrada de casa, onde devem ser colocados todos os objetos passíveis de estarem contaminados pelo novo coronovírus, ainda que não exista comprovação científica neste sentido.

Essa zona pode ser o hall de entrada, onde deve deixar o calçado, casaco, mochilas e carteiras. Além disso, após retirar todas estas peças, deve desinfetar chaves e smartphone.

Lavar as mãos

Em seguida, deve lavar vigorosamente as mãos com água e sabão, durante, pelo menos, 40 segundos, de acordo com as normas da DGS. Só depois de tudo isto estará mais seguro para ficar confortavelmente em casa.

Cuidados com a lavagem da roupa

Não há problema em misturar a sua roupa suja com a roupa dos seus familiares, pois irá tudo para lavar, de acordo com as instruções da etiqueta.

Na norma “Distanciamento Social e Isolamento”, criada pela Direção-Geral da Saúde, é possível ver as recomendações sobre este tema: “a roupa, roupa de cama e toalhas devem ser lavadas à máquina, na maior temperatura possível (acima de 60º), utilizado detergente de máquina.”

Além disso, durante o processo de secagem da roupa, deve ser privilegiado o uso de máquina, se tiver e se for possível; sendo ainda aconselhável passar a roupa a ferro também na maior temperatura permitida.

Cuidados de limpeza

Um ambiente limpo contribui para a prevenção de inúmeras doenças e a Covid-19 não é exceção, visto que o vírus pode sobreviver alguns dias em determinadas superfícies.

Nesse sentido, em casa, deve adotar uma limpeza profunda uma vez por semana, sendo que as casas de banho devem ser limpas diariamente, preferencialmente com lixívia e água.

Já as limpezas ditas “normais” podem ser realizadas com os produtos comuns e que usa habitualmente.

As partes de maior contacto da casa, como maçanetas, corrimãos, teclados, torneiras devem ser limpas com desinfetante.

Garanta ainda que, aproveitando o sol que se tem feito sentir, todas as divisões são devidamente arejadas. Por isso, abra as janelas e portas possíveis durante o dia.

Se tem dúvidas sobre os produtos a utilizar, veja o que diz a DGS na norma “Limpeza e desinfeção de superfícies em estabelecimentos de atendimento ao público ou similares”:

  • Pode utilizar detergentes comuns ou de uso doméstico;
  • Pode utilizar lixívia com pelo menos 5% de cloro livre na forma original;
  • Pode utilizar álcool a 70%;
  • Pode utilizar toalhetes individuais desinfetantes, descartando-os imediatamente após a utilização;
  • Pode utilizar pastilhas de dicloroisocianurato de sódio, que apresentam um efeito bastante semelhante ao uso da lixívia, mas tem uma preparação mais rápida.

Dado que estamos a falar de produtos químicos que podem ser agressivos para o organismo, use sempre luvas no seu manuseamento e abra as janelas após a limpeza, para arejar o ar e ajudar a que tudo seque o mais rapidamente, sempre que possível.

Não receber visitas

Este é mais um dos principais cuidados a ter em casa perante a ameaça atual. Neste momento, os contactos sociais devem ser mesmo evitados e feitos apenas online. Por muito que custe, por muitas saudades que sinta de algumas pessoas, esqueça durante umas semanas as festas e jantaradas. Haverá tempo para tudo isso mais tarde!

Precisa mesmo de sair de casa? O que deve fazer para evitar ser contaminado

Mesmo estando em quarentena voluntária, pode continuar a sair à rua, para ir trabalhar, para passear o cão, fazer passeios higiénicos, ir ao supermercado ou farmácia. Contudo, sempre que tiver de realizar alguma destas tarefas e sair, assim, de casa, deve redobrar os cuidados.

Não usar as mãos

Ao pressionar os botões do elevador, carregar em interruptores, abrir portas ou usar o multibanco evite tocar com as mãos, antes deve fazê-lo com outra parte do corpo, ou usar um lenço ou luva descartável, que deve ser colocado no lixo, em seguida, ou até usar a manga da camisola ou casaco.

Se o fizer, desinfete de imediato as mãos ou lave-as assim que for possível.

Desinfetar o telemóvel

Andamos imensas vezes com o telemóvel nas mãos, o que significa que o pousamos em várias e diferentes superfícies também. Assim sendo, tal como deve lavar as mãos com frequência, também deve desinfetar o telemóvel o maior número de vezes possível.

Evitar pagamentos em dinheiro

Duas das medidas decretadas pelo Governo são o fim da taxa de comissão de utilização do multibanco aplicada aos comerciantes e o aumento de limite de pagamentos com cartão contactless de 20 para 30 euros. Tudo isto visa algo muito simples: evitar os pagamentos em numerário, seguindo recomendações da Organização Mundial de Saúde.

Vive num prédio? Saiba os cuidados que deve ter

Sendo os prédios locais de circulação frequente de pessoas, há também várias ações preventivas que recomendamos no sentido de evitar a disseminação da doença. Atente:

  • Disponibilizar cartazes de comunicação, com orientações de boas práticas para cada cidadão;
  • Colocar desinfetante ou álcool em áreas estratégicas, como junto dos elevadores, porta de entrada e áreas de uso coletivo;
  • Suspensão das assembleias de condomínio e reuniões presenciais;
  • Se houver espaços coletivos, como piscina ou ginásio, encerrá-las por tempo indeterminado;
  • Desinfetar diariamente, e se possível mais do que uma vez por dia, locais como botões de elevador, maçanetas, corrimões e interruptores de luz;
  • Orientar os funcionários de limpeza para o uso de equipamento de proteção individual;
  • Evitar elevadores lotados;
  • Evitar enchente no acesso à garagem;
  • Se houver habitantes idosos ou outras pessoas que pertençam a grupos de risco, providenciar o apoio necessário, nomeadamente no acesso a bens de primeira necessidade e artigos de farmácia.

Cuidados importantes que podem ser fundamentais para evitar a contaminação por Covid-19. Lembre-se que ao proteger-se a si está também a proteger os outros.

Se tiver outras dúvidas relacionadas com a doença, consulte o site da Direção Geral de Saúde.

Fontes:

Veja também

Para descomplicar a informação

As informações sobre os temas que envolvem o impacto social do novo Coronavírus são dinâmicas e constantemente atualizadas. Por isso, os conteúdos publicados nesta secção não devem substituir a consulta com profissionais e especialistas, tanto da saúde como do direito e temas afins.