Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
23 Jun, 2020 - 09:55

Saiba quais os cuidados a ter com a roupa durante a pandemia

Mónica Carvalho

Há comportamentos que já estão sistematizados, mas devemos também conhecer cuidados a ter com a roupa durante a pandemia. Saiba quais.

cuidados a ter com a roupa durante a pandemia

Atualmente, temos à disposição vários tipos de produtos e equipamentos que nos facilitam a vida, permitindo realizar determinadas tarefas de forma mais simples e eficiente. Ora, há certos cuidados a ter com a roupa durante a pandemia que são facilitados pela existência destes mesmos produtos e equipamentos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta a permanência do novo coronavírus até 72 horas em superfícies de plástico e metal, menos de quatro horas em cobre e menos de 24 horas em papel ou cartão. Por isso, materiais fibrosos como roupa acabam por deixar algumas dúvidas sobre se serão uma fonte de eventual propagação de vírus e bactérias. Ainda assim, o conselho é sempre pela precaução.

Como tal, impõem-se alguns cuidados a ter com a roupa durante a pandemia, entre os quais se inclui a lavagem mais frequente, bem como repensar no tipo de produtos e materiais que utiliza nesse processo.

Detergente e eletrodomésticos: como garantir a lavagem eficaz da roupa?

colocar roupa na máquina

Detergentes antibacterianos

Calgon Hygiene + é um detergente anticalcário que “elimina até 99,9% de bactérias”. Este produto não substitui o detergente tradicional e deve ser usado com complemento, para preservar o bom estado da sua máquina.

Afinal, uma máquina suja não cumpre com a sua funcionalidade de lavar a roupa.

Também a marca Sanytol contém detergentes antibacterianos eficazes para garantir a lavagem correta da roupa. Este produto, em específico, possui uma “tripla ação, elimina a qualquer temperatura bactérias, fungos e vírus que continuem na roupa mesmo depois de lavada.”

Pode ser usado em “todas as peças de roupa branca e de cor”, mesmo “têxteis em contacto com pessoas doentes, têxteis delicados que não suportam a lavagem a altas temperaturas e têxteis em contacto com animais.”

Máquina de lavar roupa

A maioria dos vírus não sobrevive a temperaturas acima de 60°C, pelo que deve optar por fazer lavagens com esta temperatura ou mais. Se não for possível, devido às características do tecido, então, impõem-se outros cuidados posteriores, como recorrer à maquina de secar roupa e passar a ferro, com a garantia de que as altas temperaturas de funcionamento destes eletrodomésticos poderão ser suficientes para eliminar qualquer vírus, tendo em conta a informação que se sabe até ao momento sobre o tema.

Para a eficácia de uma lavagem de roupa na máquina, é extremamente importante que esta esteja limpa. Por isso, não lhe recomendamos qual o aparelho a comprar, até porque sobre esse tema já muito se sabe. Antes indicamos o que deve fazer para garantir que este eletrodoméstico está a cumprir com a sua função da melhor forma possível. Atente:

  • Remova os compartimentos de detergente e limpe-os com a lixívia;
  • Limpe o filtro de descarga;
  • Limpe o tubo de drenagem de água;
  • Limpe o vedante do tambor e da porta;
  • Faça um ciclo de lavagem com a máquina vazia.

Depois disto, a máquina está mesmo como nova e pronta para cumprir com a sua função.

Máquina de secar roupa

Ter uma máquina de secar roupa para o seu lar é mais uma garantia de uma limpeza da roupa eficaz, que possibilita a eliminação de vírus e bactérias, pelo facto de providenciar a secagem a elevadas temperaturas. Precisamente por este motivo abordamos estas máquinas quando falamos de cuidados a ter com a roupa em tempos de pandemia.

Por isso, se está a ponderar em adquirir este tipo de equipamento, há várias questões a ter em conta.

Tipo de secagem

Isto depende do tipo de ventilação que a máquina terá de ter: exaustão, bomba de calor e condensação.

Nas máquinas de secar de exaustão, a saída do vapor para o exterior é feita através de um tubo de exaustão, pelo que a máquina deve ser colocada junto de uma porta ou janela, para colocação do tubo.

Por sua vez, as máquinas de secar com bomba de calor são muito eficientes do ponto de vista energético, utilizam baixas temperaturas e menos energia.

Por último, temos as máquinas de secar roupa de condensação que não obrigam à existência de um tubo de exaustão e, por isso, podem ser colocadas em qualquer local, desde que bem ventilado.  

Capacidade

Tudo depende da necessidade da sua família. Mas o que deve ter em conta é que a roupa, quando lavada, é mais pesada do que seca, pelo que a capacidade da máquina de secar que escolher deve ser superior à de lavar ou, então, não poderá colocar todas as peças para secagem.

Restantes características

Uma máquina de secar roupa poderá ser extremamente útil de outras formas, isto é, se possuir, por exemplo, função antirrugas conseguirá uma secagem menos agressiva e com menos vincos na roupa.

Existe ainda a aproveitação do vapor no processo de secagem, para criar um efeito de alisamento nos tecidos.

Ferro que elimina vírus

Sim, existe um ferro permite eliminar o coronavírus. A SDA Factory, fabricante da marca Ufesa marca, por exemplo, já colocou à venda em Portugal um ferro de engomar que permite “erradicar a COVID-19 dos tecidos com uma eficácia superior a 99,9999999%”.

Com esta solução, a marca admite não ser necessário a lavagem de roupa a temperaturas elevadas, sem prejuízo da qualidade dos tecidos.

Isto acontece graças a um sistema, sustentado em duas patentes e em estudos realizados no Laboratório da Universidade de Navarra, que confirmam que “é possível engomar qualquer tecido, na vertical ou na horizontal, a uma temperatura superior e que esta exclusiva tecnologia que permite uma injeção de vapor a uma velocidade de transferência superior para os tecidos a uma temperatura mais alta, não danifica a roupa e elimina o SARS-CoV-2”.

Os dois modelos fabricados e que incorporam esta tecnologia são da marca Di4: Di4 Jet Pressing Healthy 8b e Vapore Stiro Healthy 3200.

Entre os benefícios contam-se ainda a possibilidade de engomar a uma temperatura mais elevada do que qualquer outro ferro, independentemente do tecido; bem como a existência de uma tecnologia de injeção de vapor a pulso, que permite uma maior velocidade de transferência de temperatura para os tecidos, de forma homogénea.

Todas estas dicas são úteis especialmente se pensarmos nos cuidados a ter com a roupa durante a pandemia, como a que vivemos atualmente a nível mundial. Todavia, os cuidados a ter com a roupa e a sua lavagem e tratamento mais eficientes é algo que deve implementar ao longo da vida.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].