Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
18 Jun, 2020 - 17:11

Limpar ecrãs sem enganos? Dicas para qualquer equipamento tecnológico

Teresa Campos

Antes de limpar ecrãs, aprenda como fazê-lo caso a caso, para evitar piorar o problema em vez de o solucionar.

mulher na tarefa de limpar ecrãs: limpeza do ecrã da tv

Já tentou de tudo e só conseguiu aumentar a sujidade e ainda fazer um ou outro risco? Não desespere. Temos conselhos super úteis para que saiba como limpar ecrãs e eliminar toda e qualquer mancha, até a mais resistente.

Delicadeza é a palavra de ordem, por isso nunca esfregue qualquer marca, pois isso só vai piorar a situação. Aprenda o que fazer em cada superfície e diga adeus de uma vez por todas aquela sujidade que já perturba a boa visualização dos conteúdos no seu equipamento.

Aprenda a limpar ecrãs de TV, tablet e portátil

pessoa a limpar ecrã do computador

Limpar ecrã de TV

Para uma limpeza mais superficial, o indicado é utilizar simplesmente um pano seco e suave, semelhante aos que utiliza para limpar as lentes dos seus óculos, por exemplo. Isso previne que o próprio pano risque o ecrã.

Caso haja sujidade que não desapareça com o pano seco, borrife o pano com um produto próprio. Nunca deve borrifar diretamente o ecrã, pois o líquido pode escorrer e infiltrar-se no aparelho danificando-o ou podendo mesmo causar choque, curto-circuito ou incêndio.

Não é aconselhado usar toalhetes com produto limpa vidros, pelo menos nos ecrãs de HDTV. Eles podem danificar o ecrã, pois contêm componentes como álcool ou amoníaco, os quais são demasiado abrasivos. Em alternativa, opte por uma solução de água tépida e um nadinha de sabão. Evite ao máximo usar detergentes.

Qualquer que seja a solução que utilize, deve sempre proceder à limpeza com muita delicadeza. Faça movimentos circulares e pequenos e fique atento a qualquer sensação de arrastar sobre o ecrã de forma a poder parar imediatamente sem correr o perigo de fazer um risco a todo o comprimento.

Limpar ecrã de LCD

Humedeça um pano bem macio em produtos próprios para limpeza de ecrãs ou em água destilada. Torça bem e, com o equipamento desligado, passe o pano por toda a superfície, sempre em movimentos circulares, sem fazer força, nem pressionar. 

Pegue noutro pano, também macio, e passe-o no ecrã para secar e remover o excesso do produto. Tenha em atenção para não usar panos que larguem pêlos. Ligue o equipamento quando tiver a certeza que ele está 100% seco.

Limpar ecrã de LED

Desligue o equipamento e deixe que ele arrefeça. Use um espanador macio para remover a camada mais grossa de pó. Humedeça um pincel bem macio ou um pouco de algodão com um produto próprio para limpeza de LED ou com água destilada e aplique nas manchas mais visíveis.

Agora, pegue num pano macio e humedeça-o igualmente com um produto de limpeza de LED ou com água destilada e passe cuidadosamente em toda o ecrã. Finalize, com um pano limpo, seco, bem macio e que não liberte pêlos.

Limpar ecrãs de tablet ou smartphone

Estes ecrãs estão mais sujeitos a ficarem manchados e sujos, devido às permanentes dedadas a que estão sujeitos. São, por isso, objetos ricos em pó e gordura.

Antes de limpar, há que desligar o aparelho. A limpeza deve ser cuidadosa e regular. Misture um pouquinho de sabão ou desinfetante de óculos com água. Aplique num cotonete e limpe as áreas de menor dimensão, como as entradas dos auscultadores e do carregador, além da própria lente da câmara.

Para remover pó, utilize fita cola. O pó vai aderir a ela e, por isso, este é um método simples e muito eficaz. Conclua a limpeza com um pano microfibras ou um pano para lentes, passe-o a todo o comprimento do ecrã et voilà! Estará como novo!

Limpar ecrã de portátil

Para limpar o pó e a sujidade entre as teclas, nada como utilizar o método clássico da fita-cola. Já para remover o pó do ecrã, sugerimos o habitual pano de microfibras. Caso haja manchas mais resistentes, humedeça o pano em água tépida ou borrife um produto de limpeza no pano.

Tenha em atenção que o pano que utiliza, não foi usado noutras superfícies, nem possui outros detergentes ou produtos abrasivos. Um conselho geral é que comece sempre por uma limpeza mais simples, antes de complicar e utilizar outros produtos.

Hoje em dia, vivemos rodeados de tecnologia e, logo, de muitos ecrãs. A chegada dos ecrãs táteis veio tornar ainda mais evidente a necessidade de saber limpar ecrãs, de forma a nos vermos livres de dedadas e outras manchas que além de inestéticas, nos impedem de usufruir a 100% dos nossos equipamento. Por isso, ponha já em prática os nossos conselhos e recupere o aspeto limpo dos seus ecrãs.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].