Júlia de Sousa
Júlia de Sousa
08 Jul, 2021 - 11:10

7 coisas que provavelmente se está a esquecer de limpar

Júlia de Sousa

Por mais cuidadoso que seja nas limpezas, há (quase de certeza) algumas coisas que se está a esquecer de limpar. Descubra quais.

pessoa a limpar

Se lhe dissermos que nas habituais limpezas de casa há coisas que se está a esquecer de limpar, provavelmente, vai abanar a cabeça em desacordo.

Contudo, a verdade é que por mais meticuloso que possa ser nas limpezas de casa, há pontos (uns mais escondidos, outros nem por isso) que vão acabar por lhe escapar.

Não é falta de cuidado, mas sim de rotina. Não acredita? Então, percorra a lista que lhe deixamos de seguida e confira se está ou não a deixar algo por limpar.

As coisas que se está a esquecer de limpar em casa

limpar a casa
1

Puxadores das portas e interruptores

Aqui estão duas das coisas que, possivelmente, se está a esquecer de limpar. Ainda que possa não lhe ocorrer quando está a limpar a casa, a verdade é que tanto os puxadores das portas (ou maçanetas, se preferir) como os interruptores são coisas que acumulam mais sujidade.

Afinal de contas, são incontáveis as vezes em que toca em cada um deles, bem como todos os habitantes da casa e ainda as visitas.

Germes e bactérias não lhes faltam, mas possivelmente não limpos tantas vezes quanto desejável.

2

O interior do sofá

Por fora pode parecer imaculado, mas será que por baixo das almofadas o seu sofá está assim tão limpo como pensa? O mais certo é que não esteja. É certo também que esta seja mais uma das coisas que se está a esquecer de limpar.

Com o passar do tempo, migalhas (daquelas bolachinhas que comeu a ver um filme ou série) e outras sujidades vão acumular-se no interior do seu sofá, por isso, o melhor é limpá-lo como deve ser.

produtos de limpeza e sofá em segundo plano
Veja também Como limpar o sofá? Tudo o que deve saber
3

Comandos da TV e telefone

Será que, de todas as vezes que dá uma limpeza geral à casa, limpa o comando da televisão ou o telefone? Possivelmente, não. Mas não será o único.

Tal como os puxadores e interruptores, os comandos da TV e os telefones são outras das coisas que não limpamos com tanta regularidade, por esquecimento.

O problema é que, para além das sujidades mais comuns (como o pó), estes vão também acumular uma imensidão de bactérias e germes.

4

O interior dos caixotes do lixo

Tira o lixo todos os dias, mas será que limpa o caixote com a frequência necessária para eliminar sujidades, germes e bactérias? Possivelmente não, mas devia.

É muito simples, só precisa de água quente e um desinfetante (como lixívia, por exemplo).

5

Debaixo dos móveis e eletrodomésticos da cozinha

É provável que arraste móveis (aqueles que é possível) e eletrodomésticos de vez em quando para fazer uma limpeza mais profunda, mas será que é suficiente ou que se lembra disso tanto quanto necessário?

É aconselhável uma limpeza profunda pelo menos uma vez por mês, se for possível, uma vez que móveis e eletrodomésticos da cozinha (como o frigorífico ou o fogão) são verdadeiros acumuladores de sujidades.

6

Máquinas de lavar roupa e louça

Sim, estas são duas das coisas que se está a esquecer de limpar. Pelo menos com tanta assiduidade como devia. E é mais simples do que possa pensar.

Na máquina de lavar louça, pode esfregar o interior com uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio e depois correr um programa de lavagem para deixar a sua máquina limpa e brilhante.

No caso a máquina de lavar roupa, basta colocar cerca de 1/4 de chávena de bicarbonato de sódio na gaveta do detergente e 2 chávenas de vinagre no tambor, correr um programa de lavagem e já está.

7

Suporte de escovas de dentes

Se falamos em coisas que se está a esquecer de limpar esta é, provavelmente, uma delas. Até porque muitos são fechados e é difícil ver a sujidade que se vai acumulando no interior, mas pelo menos uma vez por semana deve limpar em profundidade.

Aliás, não só o suporte, mas também as escovas de dentes. Isto porque a casa de banho tem as condições ideais para a proliferação de bactérias que se vão acumular tanto no suporte como nas escovas.

Por isso, a partir de agora, trate de os limpar com frequência. Água quente ou elixir bocal são boas apostas para eliminar germes e bactérias.

Veja também